As competências no âmbito da inteligência emocional ajudam os executivos a diferenciarem-se. As skills digitais respondem à transformação tecnológica em curso. Ambas são fundamentais e no futuro ainda mais, dizem os recrutadores. As escolas de negócios portuguesas estão bem posicionadas na oferta e nos rankings internacionais.

O setor portuário no Continente continuou a bater recordes de movimentação de carga no primeiro trimestre de 2017. O porto de Sines manteve a liderança com 55% de quota na carga geral movimentada, reforçada nos contentores (61,7%).

A área da criação e da propriedade intelectual está a atravessar um período de mudança. À vista está a entrada em vigor do novo regulamento de proteção de dados pessoais, que obrigará à revisão de processos nas empresas. Na ordem do dia está, também, o sistema de efeito unitário, que vai abrir Portugal a 90 mil patentes europeias e colocar desafios às PME.

O relatório do primeiro trimestre de 2017 revela que dos 25 mil milhões de euros do Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, 57% já estão a concurso. Estão aprovados 14 mil projetos, apresentados por 12 mil empresas. Nos próximos dois meses, estarão abertas candidaturas nas áreas da qualificação, internacionalização, inovação produtiva, e empreendedorismo qualificado e criativo.

Conheça as soluções das seguradoras para a poupança e faça a sua escolha. O que pensam os gestores do setor. Que respostas vão surgir perante as novas necessidades de seguros de vida risco.

Reformular, controlar, proteger, otimizar e crescer: estas são as linhas mestras que a banca global tem de utilizar para redesenhar a sua estratégia de crescimento nos próximos tempos. Pelo caminho, muitos desafios se levanta me neste campo a Geração Millennials tem uma palavra a dizer e muito a transformar.

O novo mundo em que vivemos é, cada vez mais, digital, colocando novos desafios e trazendo novos riscos. Neste Especial, falamos sobre a cibersegurança, questão transversal que respeita a cidadãos, a organizações e aos Estados. Também sobre proteção de dados, quando falta cerca de um ano para a entrada em vigor do novo regulamento. E de como tudo começa em nós, hoje, por exemplo, no dia mundial da password.

Se por um lado a banca online permite realizar comodamente todo o tipo de operações, as plataformas de trading proporcionam uma experiência milimétricamente guiada por entre os meandros dos mercados bolsistas. Em comum, estas ofertas têm os custos e a simplificação de processos.

O mundo comprometeu-se. E desde então todos procuram a melhor das estratégias. O Acordo de Paris ditou um novo ritmo e a energia ganhou um outro papel no crescimento das economias. Em Portugal, as empresas já preparam 2030 e o Estado disponibiliza mais apoios financeiros e incentivos.

Um destes dias serão tantos a disponibilizá-los quantos somos a aceitá-los e a realmente utilizá-los, sempre na ótica da poupança. O incontornável retângulo de plástico veio para ficar e à luz da revolução digital já se discute por onde passará o seu futuro. Sem conhecer barreiras até para as empresas o cartão tornou-se um instrumento crucial na gestão dos benefícios extra salariais.