InícioRadar Económico

Tudo na economia portuguesa parece mostrar que a austeridade são tempos passados e que atingimos a bonança, depois da tempestade. Uma boa altura para vermos alguns factos inconvenientes, até porque continua a não haver milagres em economia.

Há uma narrativa muito popular na história económica americana. Esta narrativa diz que a partir dos anos 80 a Administração Reagan vergou os sindicatos, privatizou serviços, desregulou drasticamente uma parte significativa da actividade económica, cortou impostos e libertou as forças do espartilho do Estado as forças da concorrência e competição que estão na base do crescimento económico.

O Banco de Portugal revelou esta semana que Portugal voltou a registar défices nas contas externas no primeiro semestre do ano. É verdade, mas há uma boa explicação para isso.

A rubrica Radar Económico é escrita por Pedro Romano, analista do Jornal Económico

Licenciado em Jornalismo e Informação pela Universidade do Minho. Fez jornalismo económico no Diário Económico, Semanário Económico e Jornal de Negócios. Foi assessor parlamentar na Assembleia da República e trabalhou na Fundação Francisco Manuel dos Santos. Desde 2017 que se dedica à consultoria em informação e economia. Escreve no blogue Desvio Colossal.

PUB
PUB
Edição Impressa
Primeira Página
últimas notícias
económico madeira

O candidato da Coligação 'Confiança' à Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, referiu que é importante consolidar este projeto no município.

Apesar de os prejuízos do Grupo Time Out continuarem a aumentar, a experiência do 'food market' em Lisboa está a ser um sucesso e poderá ser replicada em Londres e Miami.

Motivo das queixas está relacionado com o pedido de indemnizações e compensação pelos passageiros.

A Associação Empresarial de Portugal pede reflexão “séria” para ultrapassar bloqueios ao financiamento do setor empresarial. Inquérito apura as dificuldades de acesso ao crédito bancário, sentidas com maior intensidade pelas micro e pequenas empresas.

económico madeira

Entre as medidas apresentadas pelo candidato do CDS-PP Madeira à Câmara Municipal do Funchal está a desburocratização dos serviços camarários e uma resposta mais rápida a quem investe na cidade.

António Costa disse, esta segunda-feira, que o PSD "perdeu o sentido de Estado" e de que este "não é o PSD que os portugueses e as portuguesas conheceram".

O serviço de 'streaming' de séries e filmes quer estar presente em mais companhias aéreas já a partir do próximo ano.

económico madeira

O Festival da Natureza vai passar por concelhos da região como o Funchal, Câmara de Lobos, Ponta do Sol, Machico e Calheta. O Governo Regional tem um orçamento de 47 mil euros para o evento.

Os ganhos estão, no entanto, a ser limitados pela escalada de tensão entre os EUA e a Coreia do Norte. Os investidores esperam esta terça-feira pelo discurso de Janet Yellen.