Volume de negócios nos serviços reforça crescimento em março

De acordo com os dados revelados pelo INE, o volume de negócios nos serviços aumentou 6,3%, reforçando o crescimento registado em fevereiro (5,2%) e em janeiro (3,7%).

O volume de negócios nos serviços cresceu pelo terceiro mês consecutivo em março. Segundo os dados do INE, este índice teve uma variação positiva de 6,3% face ao período homólogo de 2016 e reforça o crescimento do setor, depois de variações homólogas de 5,2% em fevereiro e de 3,7% em janeiro. Já comparativamente ao mês anterior, a variação de -1,6%, tendo em fevereiro o volume de negócios dos serviços registado um aumento de 5,8%.

Contabilizando o primeiro trimestre de 2017, a variação face aos resultados de 2016 é favorável, cifrando-se em 5,1%. Ainda assim, é inferior à variação homóloga do primeiro trimestre de 2016, que foi de 7,1%. As secções que mais contribuíram para a variação deste índice foram a de Comércio por grosso e reparação de veículos automóveis e motociclos, com 6,7% de variação positiva, e a de Transportes e armazenagem, que contribuiu com uma variação de 4,8%.

No que respeita a emprego, o índice regista uma variação homóloga de 4,3% em março, mais 0,7% do que no mês anterior, com a variação mensal a passar dos 0,4% em fevereiro para 1,5% no mês de março. Face aos mesmos meses de 2016, estas variações situaram-se, respetivamente, em 0,2% e 0,9%. As remunerações efetivamente pagas tiveram uma variação positiva de 1,8% em março, mais 0,2% do que o observado pelo INE no mês anterior.

Ainda face a fevereiro, o índice de remunerações nos serviços cresceu 4,6%, ao passo que face a março de 2016 esse crescimento foi de 4,4%. Já quanto às horas trabalhadas, índice medido pelo número de horas trabalhadas ajustado dos efeitos de calendário, registou-se um crescimento homólogo de 4,8%, mais 3 pontos percentuais do que em fevereiro. Quanto à variação mensal do índice de volume de trabalho, em março ela foi de 1,9%, o que contrasta com os -1% registados em igual período de 2016.