Volkswagen e Tata anunciam aliança estratégica

O Grupo Volkswagen e a Tata Motors assinaram um memorando de entendimento para a criação de uma joint-venture na Índia, com o intuito de desenvolver veículos destinados àquele mercado.

O Grupo Volkswagen e a Tata Motors assinaram um memorando de entendimento para a exploração de uma aliança estratégica no desenvolvimento de novos projetos, afigurando-se uma parceria de longa data no mercado indiano.

Esta parceria pretende agrupar os conhecimentos de ambos os construtores e tem como objetivo o desenvolvimento conjunto de componentes automóveis e também de protótipos de novos veículos.

Para o construtor alemão, este novo memorando de entendimento é mais um passo na estratégia “TOGETHER – Strategy 2025”. O Grupo delega na Skoda a responsabilidade de liderar o novo projeto, que terá como primeira prioridade a aplicação de conhecimento específico deste mercado, bem como o desenvolvimento local de competências, com o objetivo final de expandir a sua oferta nos mercados emergentes.

“O nosso objetivo com a possível aliança estratégica com a Tata Motors é o de lançar as bases para oferecer soluções de mobilidade orientadas para o consumidor nos mercados emergentes. Através desta oferta, queremos alcançar um crescimento sustentado em diferentes partes do globo, é por isso que estamos sistematicamente a insistir na nossa estratégia de crescimento regional”, disse, a propósito do acontecimento, Matthias Müller, CEO da Volkswagen.

Por seu turno, Günter Butschek, CEO da Tata Motors, declarou: “Estamos muito satisfeitos com o anúncio desta possível cooperação com o Grupo Volkswagen e a Skoda. Acreditamos que ambas as empresas, ao trabalharem em conjunto, podem beneficiar das suas forças para criar sinergias e desenvolver soluções inteligentes de mobilidade, tanto para o mercado indiano como para o mercado internacional. Este novo acordo alinha-se com a nossa estratégia de se posicionar como “FutuReady” através das novas tecnologias, da oferta de soluções adequadas às aspirações dos nossos clientes e de uma maior eficiência das plataformas que utilizamos.”

Até que todos os pormenores desta cooperação estejam definidos, o que se espera aconteça durante os próximos meses, ambas as empresas decidiram não revelar mais pormenores sobre esta cooperação.

Mais notícias