UC recebe hoje cosmonauta que esteve um ano no Espaço

O cosmonauta russo Mikhail Kornienko dá esta quinta-feira, 13 de julho, à tarde, uma palestra no departamento de Física da Universidade de Coimbra. A entrada é gratuita.

Mikhail Kornienko é um dos homens que mais tempo seguido esteve no Espaço. A 2 de março de 2016 foi notícia: após 340 dias consecutivos a bordo da Estação Espacial Internacional, regressava à Terra.

A missão conjunta da NASA/Roscosmos que proporcionou ao cosmonauta russo a segunda mais longa estadia de um ser humano no Espaço, visou compreender melhor os efeitos das viagens espaciais no organismo humano, um estudo essencial para a preparação das futuras missões a Marte, que devem durar entre dois e três anos.

A vinda de Mikhail Kornienko envolveu, além do departamento de Física e do Observatório Geofísico e Astronómico, o IPN e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. Contou também com o apoio da Embaixada da Rússia em Portugal e da Agência “Rossotrudnichestvo”, bem como a colaboração do Centro de Estudos Russos da Faculdade de Letras da Universidade.

A palestra, gratuita e aberta ao público, realiza-se pelas 14h30, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra e assinala o fim da Escola de Verão – Como ser Astronauta, destinada aos alunos do ensino secundário com curiosidade em saber como podem ser astronautas e em descobrir como é a vida no Espaço. A palestra insere-se igualmente na Coimbra Space Summer School, que vai receber amanhã, sexta-feira, jovens investigadores, estudantes e empreendedores com vontade de explorar ideias de negócio que tragam tecnologia do Espaço para o dia-a-dia da Terra. Esta iniciativa decorre nas instalações do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra.



Mais notícias