PS sobe para 44% nas intenções de voto

A sondagem da Aximage para o “Jornal de Negócios” e “Correio da Manhã” revela um aumento de 0,3% este mês.

© Jornal Económico/Cristina Bernardo

O Partido Socialista (PS) subiu para 44% nas intenções de voto, depois de aumento de aumento de 0,3% este mês. A conclusão é da sondagem da Aximage para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, divulgada este sábado, 15 de julho.

Um dos destaques do estudo é a queda significativa do Partido Social Democrata (PSD) de 1,7 pontos percentuais, registando atualmente 22,% das intenções de voto. A análise deu ainda conta de que a maioria dos respondentes (50,4%) considera que, globalmente, o Governo fez “melhor do que esperava”.

Caso as eleições legislativas acontecessem agora, o Bloco de Esquerda (BE) conquistaria 10,1% dos votos, notando-se uma subida, a Coligação Democrática Unitária (CDU) continuaria estável com 7,8% e o Centro Democrático Social – Partido Popular (CDS-PP) apresentaria 5,3% dos votos, depois de um acréscimo ligeiro. Quanto à abstenção, a sondagem da Aximage refere que subiria cerca de 0,5% para 34,2%.

Os portugueses que participaram no inquérito dizem ainda que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atuou correctamente aquando dos incêndios que deflagraram em Pedrógão Grande e dão-lhe a classificação de 17,1. O primeiro-ministro, António Costa, consegue 11,4 e a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa 10,8. A negativa vai para a Assunção Cristas (7,6) e a Pedro Passos Coelho (5,2).





Mais notícias