Portugueses consumiram mais gasóleo em 2017

No caso do GPL Auto, o consumo diminuiu 5,2% no quarto trimestre de 2017, em comparação com o período homólogo, de acordo com um relatório da Apetro.

O consumo de gasolinas em 2017 caiu em relação ao ano anterior, enquanto o de gasóleo aumentou, de acordo com dados publicados esta terça-feira, 13 de março, pela Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro). No caso da gasolina, houve uma ligeira aceleração do consumo no final do ano, mas, ainda assim, o acumulado do ano ficou abaixo do anterior.

“Ao compararmos o consumo do quarto trimestre de 2017 com o do trimestre homólogo, verifica-se uma ligeira subida de 3,8 milhares de toneladas, correspondendo a 1,5%”, explica o relatório da Apetro. “Em relação ao trimestre anterior, verificou-se uma descida de 32,2 milhares de toneladas, correspondente a menos 11,3%”, aponta.

 Fonte: Apetro

A análise aponta ainda que, em sentido contrário, o consumo acumulado de gasóleo rodoviário em 2017 está em crescimento, comparativamente com 2016.

“Ao compararmos o consumo do quarto trimestre de 2017 com o do trimestre homólogo, verifica-se uma subida de 28,0 milhares de toneladas, correspondendo a um crescimento de 2,6%”, refere. “Em relação ao trimestre anterior, verificou-se uma diminuição de 74,7 milhares de toneladas, correspondente a menos 6,3%”, acrescenta.

No caso do GPL Auto, o consumo diminuiu 0,5 milhares de toneladas quando comparado com o período homólogo, ou seja, menos 5,2%. Em relação ao trimestre anterior, verificou-se uma diminuição de 0,2 milhares de toneladas, ou seja, menos 2,7%.

 Fonte: Apetro






Mais notícias
PUB
PUB
PUB