Portugal reconhece papel dos cientistas com Mariano Gago no coração

O primeiro Dia Nacional dos Cientistas é comemorado esta terça-feira, 16 de maio, com a conferência Caminhos do Conhecimento – o legado de José Mariano Gago, no Teatro Rivoli, no Porto.

O Dia Nacional dos Cientistas foi consagrado através de uma Resolução da Assembleia da República com o objetivo de celebrar e reconhecer o papel dos cientistas.

A Conferência que assinala o primeiro Dia Nacional dos Cientistas é organizada pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e começa às 9h30 no Teatro Rivoli, na Invicta.

Esta conferência integra um ciclo anual subordinado ao tema “Caminhos do Conhecimento”, que evoca o legado de Mariano Gago, cientista, professor, antigo ministro e grande impulsionador da Ciência em Portugal e apela à mobilização da comunidade académica e cientifica para a construção de um futuro com mais conhecimento.

A iniciativa tem como objetivo responder à questão: Portugal, um País de ciência, cultura e conhecimento – como reforçar este desígnio? e inclui o lançamento do livro “Caminhos do Conhecimento, 2016” referente à primeira edição deste ciclo de conferências realizada no ano passado.

Nela participam os mais altos dignitários da Nação: o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha.

 



Mais notícias