Portos dos PALOP reúnem-se em Lisboa em setembro

É a segunda vez que a Gare Marítima de Alcântara vai receber o congresso dos portos dos países de expressão oficial portuguesa.

A 11 e 12 de setembro próximo, a Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), promove o seu X Congresso, o qual irá decorrer em Lisboa, na Gare Marítima de Alcântara.

O evento vai abrir com as intervenções de Casemiro Tércio de Carvalho (presidente da APLOP), de Fernando Medina (presidente da Câmara Municipal de Lisboa), e de Ana Paula Vitorino (ministra portuguesa do Mar).

Segundo os responsáveis desta organização, esta reunião integra quatro painéis, uma mesa redonda e uma visita ao Porto de Lisboa.

Já em 2012, a Gare Marítima de Alcântara tinha albergado um outro congresso da APLOP.

Porto, Fortaleza, Rio de Janeiro, Mindelo, Luanda, São Tomé, Lobito, Maputo, Itajaí, foram outras das cidades a acolher congressos e reuniões intercalares desta associação pluricontinental.

A APLOP foi constituída tendo como objectivo primacial reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre os seus membros, estando integrados como associados os países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor).

Marrocos e Macau têm o estatuto de observadores.



Mais notícias
PUB
PUB
PUB