OPPO R9s: O telemóvel chinês que enfrenta a Apple

Com um total de 8,9 milhões de unidades, o OPPO R9s foi o terceiro telemóvel mais vendido do mundo no primeiro trimestre de 2017, só perdendo para a Apple. E só é vendido em dois países.

O OPPO R9s foi o terceiro telemóvel mais vendido no mundo no primeiro trimestre de 2017, segundo dados da Strategy Analytics. A marca, pouco conhecida nos mercados ocidentais, registou um total de 8,9 milhões de unidades vendidas neste período de tempo, o que lhe garantiu uma quota de 2,5% no mercado global, sendo batida apenas pela Apple, que colocou no mercado 21,5 milhões de unidades do iPhone 7 (6,1% de quota de mercado) e 17,4 milhões de unidades do iPhone 7 Plus, equivalentes a 4,9% de quota de mercado. O quarto classificado, o Samsung Galaxy J3, registou apenas 6,1 milhões de unidades, uma diferença considerável.

O mais impressionante da história de sucesso da OPPO é que a marca conseguiu estes resultados vendendo o seu telemóvel quase exclusivamente nos mercados chinês e indiano, onde ocupa, respetivamente, o segundo e terceiro lugares entre as mais vendidas. Apostando maioritariamente no comércio tradicional (a OPPO é líder nas zonas menos desenvolvidas da China, onde habitam cerca de mil milhões de pessoas), o investimento em publicidade e um bom serviço de apoio pós-venda contribuem para este sucesso, tal como a aposta num reduzido leque de produtos, concentrando as vendas.

Então, o que tem o R9s para agradar a tantos consumidores? O principal argumento da marca é a imagem. Apelidando os seus terminais de “peritos em sefies”, oferece uma câmara frontal de 16 megapíxeis com uma objetiva bastante luminosa (f 2.0), que permite a gravação de GIF. A câmara principal tem um sensor ainda mais luminoso (f 1.7) com idêntica resolução de 16 megapíxeis, pecando apenas pela falta de um estabilizador ótico mecânico para melhorar as imagens captadas em condições de luz fraca.

De resto, o OPPO R9s possui um processador octacore Qualcomm Snapdragon 625, a 2 GHz, bem como 4GB de RAM. O armazenamento atinge os 64 GB. Funcionando com sistema operativo Android, as imagens conseguidas são apresentadas num ecrã de 5,5” com resolução Full HD e Gorilla Glass 5 para maior proteção. Nota de destaque merece também o sistema de carga rápida da OPPO, apelidado VOOC, que promete carregar mais de 60% dos 3.010 mAh da bateria em apenas 30 minutos.

Mais notícias
PUB
PUB
PUB