Nutella está a ser retirada dos supermercados “porque pode causar cancro”

Em causa está a presença de óleo de palma refinado nos ingredientes do creme de avelã.

O famoso creme de avelã Nutella tem sido alvo de críticas desde que a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar alertou para a presença um ingrediente potencialmente cancerígeno, o óleo de palma refinado. Em Itália, a Nutella está mesmo a ser ostracizada por alguns supermercados que estão a deixar de vender o creme.

Vários retalhistas italianos, incluindo a maior cadeia de supermercados no país – Coop, estão a boicotar a venda de Nutella como forma de prevenção, avança o Independent. Em maio do ano passado, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar avisou que o óleo de palma tem um grande potencial cancerígeno quando refinado a temperaturas acima de 200ºC.

Os efeitos do óleo de palma representam um risco especialmente para as crianças, mesmo que consumido em quantidades moderadas. Qualquer quantidade é considerada perigosa porque não há estudos que definam com exatidão o nível de risco. “Existem provas suficientes de que o glicidol é genotóxico e pode causar cancro”, referiu a presidente da autoridade europeia, Helle Knutsen.

A fabricante da Nutella, a empresa Ferrero, contestou os avisos da autoridade, alegando que é óleo de palma que dá ao creme a consistência que tem. “Fazer Nutella sem óleo de palma poderia produzir um produto inferior, seria um passo atrás”, afirmou o diretor de vendas da Ferrero, Vincenzo Tapella, à agência Reuters.

Para além de alterar a qualidade do produto, substituir o ingrediente significaria um custo de até 20 milhões de euros por ano. A Ferrero lançou ainda uma campanha de publicidade para tentar manter clientes. Outras marcas de chocolates também utilizam o ingrediente, incluindo a Cadbury, a Clover ou a Ben & Jerry’s.

  • Alberto Sousa

    Se tem um ingrediente comprovadamente potencialmente cancerígeno porque é que ainda não está proibida a comercialização? Será que a Ferrero “adoça” por aí muitas mãos?

    • Pedro

      Se fizessem isso, acabase com muito negocio,
      Vejase o uso dos substitutos de açucar em que todos os estudo feitos por entidades não financiadas pela industria chegaram a mesma conclusão, sendo essa que são cancerigenos.
      Lá iam subir os custos de produçao dos refrigerantes.

    • Play3rjt

      Mesma questão que o tabaco, portanto.

      • Alberto Sousa

        Exatamente

  • Francisco Martins

    gordura trans…. todos sabem o qué! Cola-se às artérias e ali fica, entupindo….

  • Jorge Marques de Tocqueville

    Assinale-se a conversão do JE ao jornalismo tablóide. O título da notícia é desmentido pelo conteúdo, mas isso são detalhes…
    E não, não tenho qualquer interesse directo ou indirecto nos destinos do produto.

    • Pedro

      Conde está a contradiçao?
      Nutella tem Oleo de Palma, o Oleo de Palma pode causar cancro, alguns Supermercados incluindo a maior rede Italiana estão a deixar de vender Nutella.

      • Jorge Marques de Tocqueville

        Leu o que escrevi? Não parece. Falei da opção tablóide de titular a retirada de um produto e desenvolver falando em boicote e ostracização de alguns. Se não dá pelo salto…

        • Pedro

          Tirado do artigo
          “Em Itália, a Nutella está mesmo a ser ostracizada por alguns supermercados que estão a deixar de vender o creme.

          Vários retalhistas italianos, incluindo a maior cadeia de supermercados no país – Coop, estão a boicotar a venda de Nutella ”

          Existe exagero no titulo, mas não é mentira.

          • Jorge Marques de Tocqueville

            Não sei se reparou mas disse que existe exagero no título, eu também o disse mas classifiquei esse exagero de jornalismo tablóide…

          • Pedro

            Jorge Marques de Tocqueville • há 4 horas
            Assinale-se a conversão do JE ao jornalismo tablóide. O título da notícia é desmentido pelo conteúdo, mas isso são detalhes…

            Você acusou o jornal de mentir. É diferente de exagerar.

          • Jorge Marques de Tocqueville

            Em rigor já lhe respondi abaixo que não pretendo mais diálogo consigo, mas ainda assim respondo-lhe a este seu comentário que lhe é anterior:
            Não acusei o jornal de mentir, mas isso já o Pedro o sabe porque usou o termo contradizer que é equivalente a desmentir. Mas como a sua esterilidade argumentativa se põe a jeito afirmo agora: o título é mentiroso porque opta por referir a retirada de produto quando ela não acontece, mas como o desenvolvimento da notícia corrige a afirmação mentirosa não posso afirmar que o JE mente a não ser aos leitores que apenas lêem títulos. Adeus!

          • Pedro

            “Não acusei o jornal de mentir”

            Mais uma vez, encontra abaixo o que você disse. Suas palavras.

            Jorge Marques de Tocqueville • há 4 horas
            Assinale-se a conversão do JE ao jornalismo tablóide. O título da notícia é desmentido pelo conteúdo, mas isso são detalhes…

            ” o título é mentiroso porque opta por referir a retirada de produto quando ela não acontece”
            Pensava que não os acusava de mentir, decida-se.

            O titulo não mente, a retirada efectiva, mas não na escala a que dá a entender, dai o exagero. Mas não a mentira.

            Adeus meu caro.

  • Sofia MB

    Finalmente parece que a saúde pública começa a ter alguma importância! Agora têm é de banir também todos os produtos de origem animal (o consumo de produtos animais é uma das grandes causas de doenças e de destruição do ambiente) e todos os outros óleos refinados.

    • Jorge Marques de Tocqueville

      Tem o direito de não comer mas não o direito de banir o uso de outros. Percebeu? Coma o que quiser mas não queira obrigar os outros a incorrer numa cruzada estúpida em que a base da alimentação humana desde sempre seria alterada e a nossa flora intestinal que tem milhões de anos teria o seu funcionamento posto em causa É uma imbecilidade e irresponsabilidade ter estes ideais inconsequentes. A militância tola que personifica é patética.

    • pau

      “Têm” parece-me ser um termo bastante exagerado para algo que nao passa da tua opiniao.

    • TheYes

      Queria ver se toda a gente deixasse de comer animais, onde é que ía parar o ambiente e suas florestas…

    • Hugo
  • csw

    Acho que tambem seria interessante salientar os efeitos devastadores que o uso de oleo de palma tem no meio ambiente, nomeadamente a devastaçao de florestas na Malasia e Indonesia, é um assunto sobejamente conhecido mas continuam todos a assobiar para o lado…

    • Jorge Marques de Tocqueville

      Interessante mesmo era perceber qual a consequência dessa preocupação ou se é, como me parece, inconsequente. Se o cultivo de palma é um problema grave e mais ainda a deflorestação, parece ignorar deliberadamente o valor económico: fala de modo que os milhões de pessoas que conseguem rudimentar sustento através dessa actividade parecem despiciendas…

    • João Rodrigues

      Até que alguém resolva usar o “problema do oleo de palma” como forma de ganhar biliões.

  • Antonio

    Ler o económico também “pode causar o cancro”….

  • Fernando Black Lourenço

    Deixam de vender nutella por haver risco de dar cancro. Mas de tabaco há cada vez mais marcas, e toda as lojas querem vender essa porcaria. Vá-se lá entender.
    Pelo menos a Nutella é boa e não incomoda toda a gente em volta (tirando a inveja de que toda a gente quer chocolate)

  • Nuno Soares
  • Oscar Tini

    Tu quoque Jornal Económico! O jornalismo clickbait no seu pior.

  • Pedro

    Curioso, a Ferrero contestou não os resultados e preocupaçoes das autoridades em relação ao oleo de palma mas sim os custos e inconvenientes que daria a empresa substituir este ingrediente.
    Estão se borrifando para as crianças que consomem o produto deles.

    • Jorge Marques de Tocqueville

      Mentira! O que eles disseram foi que o seu processo de refinação é feito abaixo de 200 graus Celsius e que monitorizam a qualidade não detectando o GE (que é o agente potencialmente cancerígeno e não o óleo em si). Mais disseram que se o substituíssem o produto seria de inferior qualidade. Mais informo que foi a Reuters que efectuou esses cálculos que a empresa não comentou. Se quer argumentar ´seriamente use argumentos verdadeiros…

      • Pedro

        ” O que eles disseram foi que o seu processo de refinação é feito abaixo de 200 graus Celsius e que monitorizam a qualidade não detectando o GE (que é o agente potencialmente cancerígeno e não o óleo em si). ”

        Esta afirmaçao não se encontra no artigo.

        “Se quer argumentar ´seriamente use argumentos verdadeiros…”
        Se quer argumentar seriamente não chame outras pessoas de mentirosas quando comentam o artigo usando a informaçao presente no artigo.

        • Jorge Marques de Tocqueville

          Classifiquei de mentira a sua afirmação e demonstra-se que assim é, se usou uma mentira e isso faz ou não de si um mentiroso é coisa de que não me ocupo. Quanto à sua citação, e mais uma vez, apenas confirma o que afirmei e desmente o que disse. Q.E.D.

          • Pedro

            “Classifiquei de mentira a sua afirmação e demonstra-se que assim é, se usou uma mentira e isso faz ou não de si um mentiroso é coisa de que não me ocupo. Quanto à sua citação, e mais uma vez, apenas confirma o que afirmei e desmente o que disse. Q.E.D.”

            Você gosta de brincar com as palavras.

            A nutela não desmente o estudo, nem que o produto deles apresenta a possibilidade de ser cancerigeno. O que eles dizem é que controlam os niveis, e que estes são mais baixos devido a temperatura a que eles submetem o produto ser inferior a 200.

            Portanto ou você é mentiroso, ou não tem dificuldades de compreensão.

            “Ademais o que atribuí à Reuters foi o valor de aumento de custos e a sua citação atesta-o e, reitero, a empresa fabricante recusou comentar essa questão pelo que a sua afirmação inicial é mentira”

            A empresa não comentou o valor dos calculos, o que significa que tambem não os refutou. Soma-se a isto os valores dos ingredientes serem faceis de obter. Logo os calculos são faceis.

            Estou a ver que matemática e lógica também não é consigo.

            “e isso faz muita diferença na interpretação dos factos. Parece, mais umavez, que ou não lê devidamente o que escrevi ou não o entende…”

            factos não precisam de interpretação. Percebe-se agora a sua fraca compreensão da noticia.
            leia o que a reuters e o que a ferrero dizem, e deixe-se de coisas, comigo não pega.

          • Jorge Marques de Tocqueville

            O Pedro tem falta de atenção (em ambos os sentidos):
            O Pedro afirmou que a produtora alegava os custos de retirada do óleo e ela não o fez como está documentado – a sua afirmação é mentira.
            O Pedro afirma que os factos não precisam de interpretação e isso é uma afirmação estúpida e ignorante, o que não faz necessariamente do Pedro um estúpido e ignorante mas demonstra que preceitua com mais facilidade do que raciocina.
            O Pedro demonstra claramente que está num patamar de inteligência e entendimento que não me assiste e constatando a esterilidade da sua argumentação e o enviesamento que pretende dar à discussão entendo que não tenho qualquer interesse em voltar a retorquir-lhe.

          • Pedro

            “O Pedro afirmou que a produtora alegava os custos de retirada do óleo e ela não o fez como está documentado”

            Tem razão, a produtora simplesmente recusouse a comentar os numeros, obvios. Ou isso passou-lhe ao lado?

            “O Pedro afirma que os factos não precisam de interpretação e isso é uma
            afirmação estúpida e ignorante, o que não faz necessariamente do Pedro
            um estúpido e ignorante mas demonstra que preceitua com mais facilidade
            do que raciocina.”

            Facto. A ferrero usa Oleo de Palma na receita do produto, Nutella. Não precisa de interpretação.

            “O Pedro demonstra claramente que está num patamar de inteligência e entendimento que não me assiste e constatando a esterilidade da sua argumentação e o enviesamento que pretende dar à discussão entendo que não tenho qualquer interesse em voltar a retorquir-lhe.”

            Meu caro, tal numca foi sua obrigação.
            curiosamente, apôs você ter escrito que não tinha interesse em voltar a me retorquir, voltou a retorquir (10 minutos depois de escrever este post, postou outra resposta a um outro post meu). E eu terei a educação de lhe responder a esse seu post. Mal acabe de responder a este.
            Mas, que fique claro, não espero que responda.

          • Loba Maria

            E agora? Será que o jorge se vai ficar? A ver vamos… Entretanto vou comendo as minhas pipocas enquanto leio o resto dos comentários

          • Toni

            Além de usares um nome estúpido, és ainda mais estúpido por responderes a quem escreve coisas estúpidas. Tens muito tempo livre e a tua esperança de que apareça algum caça-talentos que te torne comentador noutros meios, pode não resultar; embora idiotas como tu cresçam como fungos por aí, é bem possível que não tenhas sorte. Ou então, contentas-te a desfilar a tua azia por este meio prestigiante, que é o comentário de notícias.
            És muita liberal…ó visconde

          • Jorge Marques de Tocqueville

            Obrigado pelo seu comentário Toni! No caminho para o conhecimento ajudou-me a perceber que é mais um que deve pertencer ao caixote dos bloqueados. Felicidades!

    • fgarcia

      Isto não tem a ver com crianças ,porque as crianças podem e devem ser controladas, e os maiores consumidores desta treta são adultos !, seja nutella seja de outra marca, sim porque todas têm oleo de palma , por uma razão muito simples , é barato, e ao contrario do que eles dizem pode ser substituido por um produto saudave,l a manteiga de cacau , mas é caro , o produto ia ficar mais caro ou a margem de lucro muito menor , e é ai que está o problema.

      O oleo de palma está presente em montes de coisas que encontramos no supermercado, a razão é muito simples , é barato.

      • Pedro

        “Isto não tem a ver com crianças ,porque as crianças podem e devem ser
        controladas, e os maiores consumidores desta treta são adultos !,”

        Onde foi buscar essa informação que os maiores consumidores de nutella são adultos?
        E o que está a defender? que os adultos deixem de comprar o produto afim de proteger as crianças?

        concordo com tudo o resto que disse.
        É obvio que tudo anda a volta do dinheiro, e pelos vistos isto já não era novidade para a ferrero.

        • fgarcia

          Boas, Cá em Portugal não sei , mas nos Estados Unidos há um estudo que diz que 72% dos consumidores de Nutela são adultos.Um adulto atento deve escolher com cuidado os produtos alimentares todos , Obviamente que era mais facil se as autoridades europeias ou nacionais simplesmente nao autorizassem que produtos comprovadamente perigosos para a saude fossem utilizados na alimentação humana e de animais para consumo humano, mas isso podemos esperar sentados !, não vai acontecer.

          • Pedro

            Não fazia a menor ideia….. posso mesmo dizer que estou estupefacto. 72% é bastante. E eu que de todas as vezes que comi nutella me sentia um miudo, quase envergonhado. hahaha

            É claro que não descarto a responsabilidade dos pais.

            “Obviamente que era mais facil se as autoridades europeias ou nacionais
            simplesmente nao autorizassem que produtos comprovadamente perigosos
            para a saude”

            Ou seja, que fizessem o trabalho deles, que é proteger as populações que representam.
            Mas este é apenas mais um exemplo de como o $$$ está primeiro.

            Faz-me lembrar a discusão sobre o uso de pesticidas. Chegou-se à conclusão, atravês de investigação, que quem decidu que quantidades eram seguras, foi a industria…. pudera que agora os estudos cientificos demonstrem que as quantidades usadas (legalmente) são prejudiciais para a saude.

  • Fátima, a boneca mentira!

    Se fôsse só o óleo de palma que é cancerígeno, e o óleo de colza ou canola que tem um composto letal e está a ser cada vez mais utilizado em tudo o que é bolacha e óleos de fritura.
    Em Espanha o óleo de colza é proíbido e muitos restaurantes usam azeite para fritar.
    O azeite extra virgem é o único óleo comercializado que não é refinado. Todos os outros óleos são refinados e têm compostos perigosos para a saúde devido a esse processo fisíco-químico.

    • fgarcia

      é bom não misturar alhos com bugalhos! não é o processo de refinação em si que é cancerigeino, algumas substancias durante o processo de refinação desenvolvem agentes cancerigeinos, não é o caso do oleo de Amendoim , talvez por isso se for ao supermercado o oleo de amendoim é quase tão caro como o azeite, nenhum oleo de fritar “normal” é de amendoim nem

      • Fátima, a boneca mentira!

        Não percebi o fim do seu comentário, mas posso-lhe afirmar que encontro óleo de amendoim para fritar nos supermercados.
        Aliás, só o azeite ou o óleo de amendoim estão autorizados para a fritura nas escolas quando é necessário guardar o óleo de fritura para mais que uma refeição.

        • fgarcia

          Por acaso leu o que eu escrevi? há oleo de amendoim nos supermercados , mas 98% do oleo comercializado nos supermercados não é de amendoim nem contem amendoim , basta ler a composição, Estava-me apenas a referir que o processo de refinação não tem a ver com o facto de um produto ser cancerigeno ou não, em tem apenas a ver com o produto em si.muitas sementes utilizadas para produzir oleos , nunca deveriam ser utilizadas em processos de produção que envolvam refinação.

          • Fátima, a boneca mentira!

            Existe o fula puro amendoim, nunca consumi, pois em casa os únicos fritos que faço são ovos em azeite e batatas fritas muito raramente em óleo Fula girassol, o qual só uso uma vez e não guardo para outras frituras.

    • Trumputin.

      Uremos ao Senhor !

    • Play3rjt

      Mas também já vieram estudos a público defendendo que não se deve utilizar azeite porque é bastante prejudicial para a saúde quando atinge as temperaturas necessárias para fritar seja o que for. Em quem acreditamos no meio disto tudo?

      • Fátima, a boneca mentira!

        No meio disto tudo, acreditamos na experiência milenar.
        Toda a gente na zona mediterrânica apenas usava azeite para a fritura.
        O meu avô comia batatas fritas com ovos em azeite em 90% do ano e nunca teve problemas. Todos os filhos comeram a mesma coisa e nunca tiveram problemas.
        Há um grande Lobie da parte do Canadá e Estados Unidos para inundarem o mercado com óleo de colza transgénica e as campanhas contra o azeite são mais que muitas.

  • carlos

    Cuidado também com os bilhetes da lotaria! Inaceitavelmente a tal “santa casa da misericordia” anda a enganar para não dizer vigarizar os apostadores porque a lista online oficial de prémios sinistramente não trás todos os bilhetes premiados! As pessoas vão às lojas e descobrem que têm bilhetes premiados que na pesquisa do site da tal “santa casa” NÃO APARECEM! Há que investigar e responsabilizar!

  • MF

    Façam o vosso próprio creme de barrar em casa, com chocolate preto…aconselho o vídeo abaixo para quem consome nutella, ou seja 90% de óleo de palma. https://www.youtube.com/watch?v=h99_vkuRmtc

    Ferrero diz que é para dar consistência. Sim, sim aos lucros no final do ano. Vejam o vídeo e agonizam.

  • JoCa

    No entanto continuam a vender tabaco…

    €€€ :D

  • Filipe Nogueira

    Isto é porque? porque o Glycol também está relacionado com os E-Liquids então até a Nutela tem que levar por tabela porque as tabaqueiras estão sedentas?

  • Silvio Ricardo Oliveira

    O problema não é o óleo de palma (conhecido no Brasil como azeite de dendê), pois ele é extraído a frio. O problema é que para fazer o tal doce esse óleo é hidrogenado e passa por processos químicos muito agressivos. É como as margarinas. Não presta mesmo. Azeite de dendê extraído a frio é um boa gordura, como o óleo de cocô.

    • LeoMac

      Está enganado… o óleo de palma tem um IG (índice glicémico) elevado e nesse aspecto é a mesma coisa que comer açúcar à colherada…
      Se acha isso saudável…

  • Trumputin.

    Mais uma m€rda a retirar de circulação. Boa.

  • Mariana Mocho Cordeiro

    A resposta de empresa Ferrero não foi de todo a mais feliz, ignorou por completo o seio do problema, que é a saúde das pessoas, e pessoalmente acho ofensivo, pois demonstra a inexistencia de preocupação pelo bem estar das pessoas.

  • LeoMac

    Bastava apenas ser mais açúcar que outra coisa para ninguém comer aquilo…

  • Maria Gonzaga

    E banir o tabaco? Já estava na altura, não?..

  • Silvana Baralha

    Acho graça às autoridades tão preocupadas com a saúde das pessoas tentar tomar estas “medidas” tirando ao consumidor a hipótese de escolha . São tão nossos amigos ! Pena que não usem os mesmos critérios quando nos sacam dinheiro nos impostos, quando nos enganam …isso já está tudo muito bem ! Mas isto claro está é tudo para o nosso bem, sempre a defenderem os interesses de nós, os coitadinhos. O que querem no fundo é controlar, taxar e regulamentar TODA a economia, e roubar TUDO o que podem ! Mas continuem assim que aqui os tótós gostam muito ! Ainda acham muito bem ! Deixem lá a nutella e comam pão com cenouras, nabos e pepinos…todos os que ainda sobram dos que já enfiaram !

  • Valdemar André

    E os produtos semelhantes das linhas brancas do Pingo Doce do Grupo Mosqueteiros e do Continente?Estão a salvo disso?Qual a sua composição?

  • Xuniganihe Xablon

    Francamente, vão se fornicar. Tirem a também Coca-Cola, bebidas alcoólicas, cigarros.
    Edit: não gosto de nutella muito, mas pqp né

  • João Rodrigues

    Pode ser que seja da própria noticia (que é o mais provável) mas o fabricante da Nutella diz que não estão a olhar para o problema como deve ser porque para produzir a Nutella com custos baixos e de qualidade os efeitos colaterais são causar cancro. CAUSAR CANCRO É UMA OPÇÃO que vence ao pé de argumentos como o produto espesso e de mais baixo custo. Tudo fixe, a empresa é mais importante, como nos ensinou Passos Coelho, ainda por cima quando estão em causa crianças que ainda não descontam para o IRS. Retirando estas crianças do serviço nacional de saúde é ouro sobre azul. Só uma duvida. Não haverá nutellla mais direccionados para velhos?

  • Revoltado

    Mentira!…há 2 ou 3 dias que vejo uma campanha maciça sobre a Nutella…afinal como ficamos? podemos comprar ou não podemos? porque não combatem o problema no inicio? tipo Migrantes? é tudo igual…combatem no fim da linha….esta gente brincam com as pessoas…será que vão continuar?

  • Martinha Gunaz

    Oleo de palma, ora ai está o inimigo nº1 do mundo
    http://www.elegancex.net (Playmates)

  • Jose Savior

    Pronto, pronto lá estão os lobbies do azeite, margarinas e afins a protegerem a sua quota contra o óleo de palma