Número de alunos inscritos em universidades privadas aumenta pelo quarto ano consecutivo

O maior crescimento verificou-se na Universidade Lusófona do Porto, onde entraram mais 38% novos alunos em comparação com o ano anterior. Os cursos de Gestão são os mais procurados pelos estudantes, seguidos pelos cursos no setor da Saúde e Direito.

O número de novos alunos inscritos nas universidades privadas voltou a aumentar pelo quarto ano consecutivo acompanhando a tendência do ensino público, avança o jornal ‘Público’. Ao todo deram entrada cerca de 20.600 novos alunos, o que representa um aumento na ordem dos 8,5% face ao número de entradas contabilizadas no ano passado (18.992).

Dados recolhidos pelo jornal mostram que o maior crescimento verificou-se na Universidade Lusófona do Porto, onde entraram mais 38% novos alunos em comparação com o ano anterior. Também na Universidade Lusófona de Lisboa registou-se um crescimento acima da média, tendo-se fixado nos 24%. O administrador da Lusófona, Manuel José Damásio, dá conta de que este é “um fenómeno sistémico” e “o eixo litoral tem mais procura do que o interior”.

Manuel José Damásio sublinha que este crescimento está em linha com o aumento verificado no acesso ao ensino superior público, onde este ano entraram 44.923 estudantes na 1.ª fase do concurso nacional de acesso, mais 4,5% do que no ano passado. O administrador da Lusófona acredita que este aumento generalizado se deve a uma diminuição do abandono no ensino secundário e ao alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos.

Os cursos de Gestão são os mais procurados pelos estudantes, seguidos pelos cursos no setor da Saúde e Direito. Se as estatísticas estiverem certas, este será o período mais prolongado de aumento do número de alunos que entram no 1º ano da universidade nas últimas duas décadas. Ao longo da última década assistiu-se a uma diminuição de mais de 40% no número de diplomados no ensino privado, tendo a tendência de queda invertido a partir do ano letivo de 2013/2014, quando mais 4,2% de novo alunos deram entrada na universidade.



Mais notícias
PUB
PUB
PUB