Mulheres em Portugal: vamos a contas?

Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

No dia internacionalmente dedicado à mulher, o Instituto Nacional de Estatística reuniu um conjunto de indicadores e números relevantes, na medida em que permitem descrever a atual posição das mulheres na sociedade portuguesa, nas mais diferentes frentes, permitindo aferir a evolução e peso que hoje representam.

Assim, em 2016, 52,6% da população portuguesa eram mulheres, e neste mesmo ano, 48,6% dos nascimentos foram do sexo feminino.

Na esfera da educação e do trabalho, as mulheres respondiam por 58,7% dos diplomados no nosso país na época escolar 2015/2016, eram mulheres, e por 48,7% da população empregada. No que à vida ativa , saudável e equilibrada diz respeito, destaca-se ainda o facto de 28,6% dos praticantes inscritos em federações desportivas, em 2016, serem mulheres.

Nesta caracterização, o INE aferiu também o peso da população feminina em contextos de maior complexidade, ou seja, em 2016, 80,2% das vítimas de violência doméstica eram mulheres;18,7% das mulheres estavam em risco de pobreza e 6,3% dos reclusos em estabelecimentos prisionais eram do sexo feminino.

 




Mais notícias
PUB
PUB
PUB