Lava Jato: Portugal vai ajudar Brasil a investigar corrupção

Procuradoria-Geral da República assinou esta sexta-feira a Declaração de Brasília sobre a Cooperação Jurídica Internacional Contra a Corrupção.

justica

Portugal vai integrar a equipa de procuradores-gerais e fiscais-gerais de 11 países para investigar os alegados crimes cometidos pela construtora brasileira Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato, noticia o Globo.

A Procuradoria-Geral da República assinou esta sexta-feira a Declaração de Brasília Sobre a Cooperação Jurídica Internacional Contra a Corrupção, a par com representantes do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela.

“Desmantelar a corrupção transnacional fortalece a institucionalidade, propicia um ambiente económico favorável”, pode ler-se na Declaração.

O objetivo passa pela definição de equipas com representantes dos onze países, bilaterais ou multilaterais.

Desde 2014 que o Ministério Publico brasileiro investiga o caso Lava Jato. Em dezembro do ano passado, a construtora Odebrecht admitiu que “participou de práticas impróprias”.

  • Domingos Malheiro

    ahaha Portugal; País de corruptos vai ajudar o Brasil no Combate á corrupção….

    • Henrique

      …há “nomes comuns”, dos dois lados do Atlântico….

    • jone

      Pensei o mesmo.

  • Revoltado

    Quem sabe lá somos melhores do que aqui…lá deve haver culpados….aqui não há, logo torna-se mais dificil investigar e estamos quase no ponto de saber porque nos obrigam a pagar milhões se ninguém roubou nada…não há culpados…logo porque nos roubam com a conversa que temos que pagar? afinal o que se passa? alguém tem que me explicar isso…

  • Henrique

    Quando D.João VI fugiu de Napoleão(1808), não faz muito tempo…..levou consigo a semente da planta das cunhas e im-plantou-a definitivamente, a cultura dos compadrios, em terra brasilis encontrou terra fértil…….
    A pergunta : ” Quem conheces na corte?”…liderava iniciativas de privilégios..
    Estive recentemente entre o Brasil e a Venezuela, cenário sul-americano de refugiados do comunismo bolivariano, que aliás, quase vigorou nos dois lados da fronteira…a corrupção ,que não conhece ideologias, antes alia-se a opostos,para autoalimentar-se, está presente em TODOS os países, alguns com mais sofisticação, mas domina governos de todas as cores…esta energia consumida pela corrupção mantém o conveniente subdesenvolvimento mundial, que ainda acredita no comércio dos votos de eleitores como ferramenta para a solução dos problemas.
    Uma nova democracia deve ser elaborada…a que aí está, a serviço dos corruptos, morreu.

    • jone

      Concordo com tudo o que disse, exceto numa coisa: a democracia que temos não morreu. Ela está viva e de boa saúde. A corrupção vai continuar, mesmo que sejam presos os atuais protagonistas, outros virão, com o voto do povo, que lhes tomarão o lugar.
      O povo gosta disto…

      • Henrique

        …perdoe o pessimismo de um velho…sempre acreditei em democracia, mas depois de muito avaliar os resultados,mundo a fora,tornei-me um descrente…seja a esquerda seja a direita , os meios democráticos visam o bem dos intermediários,chamados falsamente de “representantes do povo”…um voto conquistado por propaganda enganosa e “palavras de ordem” histéricamente adoptadas por multidões criam a necessidade de uma nova democracia….se esta que aí está não morreu…ou está moribunda ou mumificada pelos mesmos de sempre…

  • QuartaClasse

    A sério?
    Com sorte, terão resultados daqui a uma década ou duas.

  • Torga

    Tenham dó! Há que desmistificar, como fez Gil Vicente com o Clero e a Nobreza na época da escolástica! Os magistrados, em regra, são sujeitos medíocres, incompetentes, sectários apoiantes dos tribunais plenários que lhes simplificava os processos e lhes garantia privilégios que ainda hoje mantêm, com sindicatos que afrontam a democracia e a dignidade das funções de soberania……vão mesmo ajudar quem?

  • Dias

    Hilariante.

  • Antonio

    Temos por cá muitos “mestres”, desejados e invejados pela máfia e pela camorra

  • MM

    LOL corruptos a ajudarem corruptos em casos de corrupção isto até é anedótico…. Mas esta gente é mesmo descarada já não há vergonha. É como a história do paralítico que ajudava o moleta a descer as escadas, obviamente que acabaram por rolar escadas abaixo.

  • matos

    Portugal para ajudar a investigar corrupção?! Esta é para rir. Chamem o Sócrates!

  • Iohan Ul Ul

    pra rir…

  • Iohan Ul Ul

    não lembro de um outro estado nação “democrático” ter prendido um top n

  • Iohan Ul Ul

    por via das dúvidas não lembro de um outro estado nação “democrático” ter prendido um top nº 1 chefe de governo exceto portus “in casu socrates” ??? mas aceito ajuda…

  • Cebadola

    “Portugal vai ajudar Brasil a investigar corrupção” é o melhor título de sempre… Só rir…