Governo estuda metro ligeiro na Ponte Vasco da Gama para ligar ao aeroporto do Montijo

O Governo pondera avançar com uma linha ferroviária ligeira na Ponte Vasco da Gama para fazer a ligação do novo aeroporto no Montijo à capital.

Nuno Miguel Silva
Nuno Miguel Silva

Uma linha ferroviária semelhante à do sul do Tejo ou à área metropolitana do Porto é aquilo que o Governo português pretende para fazer a ligação entre as duas margens do rio, na Ponte Vasco da Gama, de acordo com o jornal “Público” desta quarta-feira.

O Executivo pretende que o financiamento desse metro ligeiro – não é possível construir uma linha ferroviária convencional na Ponte Vasco da Gama – seja alcançado através das taxas aeroportuárias pagas pelas companhias de aviação ou pelos passageiros que nelas viajam, em último caso, refere o diário.

A renegociação da parceria público privada com a Lusoponte foi adiada, na medida em que a localização escolhida para o novo aeroporto poderia colocar o Governo numa posição negocial mais favorável devido ao futuro aumento de tráfego na ponte.

Esta quarta-feira, o Governo e ANA assinam um acordo para estudar extensão no Montijo. De acordo com a autoridade dos aeroportos, “o acordo de entendimento é assinado depois do aeroporto de Lisboa ter ultrapassado os 22 milhões de passageiros em 2016, um ano de recordes de tráfego em todos os aeroportos portugueses”.

A assinatura do documento para estudar a possibilidade da extensão do aeroporto de Lisboa vai contar com a presença de António Costa, do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, do presidente da Confederação do Turismo Português, Francisco Calheiros, do presidente da VINCI Airports, Nicolas Notebaert, e do presidente da ANA Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão.

A decisão definitiva sobre a localização do futuro aeroporto no Montijo ainda está condicionada à conclusão de um relatório sobre o impacto da migração de aves naquela zona, nomeadamente para a segurança migratória, como afirmou na semana passada o primeiro-ministro.

  • Pedro

    Vamos la enterrar mais dinheiro em Lisboa! O actual aeroporto de Lisboa esta mal organisado e gerido por imcompetentes. Stansted tem 27 milhoes de passageiros com uma pista.

    • NMF

      Não que interesse muito mas o maximo que Stansted teve foi 23 Milhões e foi em 2006 e 2007

      • Pedro

        24 milhoes so ate setembro 2016! Faltavam 3 meses para of fim do ano. Extensao prevista para 35 milhoes

    • disqus_o4QL0BH9oG

      ….quando cair um aviáo entre a zona de Almada e 2´ circular,
      muda-se logo de ideias….

      • justo

        O Pedro quis dizer é ficava este e se via como alternativa Monte Real a zona centro também faz parte de Portugal!

        • Born in 1960

          Existe uma base aérea mais perto de Lisboa, que se encontra desativada do serviço militar desde 1993, com ligação ferroviária e auto estrada e sem qualquer conflito com a Força Aérea.

          • justo

            Mas porquê outro aeroporto na capital! E zona centro. Não faz a minima ideia de quantas pessoas de todo o mundo visitam Fátima? claro que não!

          • Born in 1960

            E esta base fica mais perto de Fátima que Monte Real.

          • justo

            Pode ser tudo bem! menos Montijo!

          • Pirocas and so on

            Fatima que se f.da. vão a pé ou de joelhos ou de cócoras ou de carrinho de mão.

          • justo

            Só um parasita é que fala assim!

          • Pirocas and so on

            Parasita? Parasita es tu olha que raio. Mas fatima interessa a alguém, é um antro de corrupção lavagem de dinheiro/ouro e chulice.. e chamas me parasita a mim… lol.. andas tudo f.dido da moleta, vai la rezar as tuas ave marias e os pais nossos e cala te, burro

          • Farpa Tugalina

            não devias ter fugido da sala de operações com a cabeça aberta e a escorrer-te pela fronha esse liquido amarelo viscoso que deveria ser cinzento… agora também já é tarde !!!!

          • Pirocas and so on

            Estás claramente embriagado e sob efeito de estupefacientes. Es padre?

          • justo

            Nunca vi tal maluco. deve ter fugido do Júlio de matos!

          • Pirocas and so on

            Realmente o gajo é muita maluco. Acho que saiu do quarto da tua mulher..

          • justo

            Como mostra a figura. Coitado de ti e dos teus. não passas de um troglodita!

          • Pirocas and so on

            Esqueceste xenófobo racista machista narcisista ..e por fim
            Cagguei de alto para ti

          • justo

            Cuidado não abras o buraco pode entrar aquilo que gostas!!!!!

          • Pirocas and so on

            Abre tu a boca , que vai cheio de vitaminas e proteínas

          • JR

            Nem mais.

          • Pirocas and so on

            Mas esse eu não quero. Tem de ser do outro lado. Alem do mais fica mais perto da comporta…

          • cmbv79

            Tancos? É uma unidade operacional com o comando e Estado-Maior da BrigRR, tem a Companhia de Transmissões e o Agrupamento Sanitário do Exército.

          • Born in 1960

            Mesmo assim. Não tem aeronaves militares a operar como tem o Montijo ou Monte Real. E essas unidades, podem bem ser transferidas para outras instalações, que se encontram sub aproveitadas em Tancos.

          • cmbv79

            Eu fui voluntário numa das unidades do Polígono Militar de Tancos. sei bem o que é fazer os mais de 130 km de carro até Lisboa. Também sei que para o aeroporto ir para ali, teria de transferir pelo menos duas das três unidades que lá estão. Um delas existe à pelo menos 60 anos e é como se fosse a sua casa para quase 50.000 portugueses. Coisa pouca…

          • Born in 1960

            Não conhece aquilo melhor do que eu.
            Quanto à unidades militares, há lá muitas instalações sub aproveitadas, que podem muito bem acomodar essas tais unidades, e não é por elas serem ou não antigas que não poderão ser deslocadas, dentro do polígno. Atualmente tem a autoestrada A23 a 200 metros e uma linha ferroviária, que fica a menos de 1 Km.

          • cmbv79

            Onde é que iria colocar o Regimento de Paraquedistas? Sim porque uma unidade daquelas precisa de uma pista para os meios aéreos e um espaço aéreo livre para os saltos. Teria de arranjar uma nova localização para o Regimento de Paraquedistas (tanto para o BF como para o BOAT), para o Estado Maior da Brigada e Companhia de Transmissões. Só aí estão uns bons milhões, tudo para uma pista que está a mais de 130 km de Lisboa.

          • Born in 1960

            Ora ora. Faziam como fazem em Figo Maduro. Só utilizam a pista meia dúzia de vezes por ano. E o que lá não falta é instalações e espaço sub aproveitado do lado contrário à Base. Quer dizer que Monte Real fica mais perto de Lisboa, para ser solução?

          • cmbv79

            E o espaço aéreo? É impossível realizar saltos num aeroporto com dezenas de voos por dia. Ou seja, O Regimento de Paraquedistas teria de sair dali para fora e a antiga BA3 também teria de ser transferida dali para fora já que as duas coisas não poderiam funcionar juntas. E porque é que tem que ser feita numa Base Aérea?! Não diga-me que não há terrenos livres perto de AE e IC , mais perto de Lisboa.

          • Born in 1960

            Meia dúzia de saltos por anos estorvam menos que a passarada que existe no Samouco. E pelo que me apercebo você fala numa realidade, que já não existe há muito naquela base. No seu tempo era uma coisa, agora é apenas uma amostra de força paraquedista.

          • cmbv79

            Os saltos de manutenção são quase todos feitos ali, apesar das unidades estarem espalhadas por todo o país. Se percebe-se como funciona uma ZL, saberia que nunca poderia funcionar ao pé de um aeroporto. Para além disso o que não faltam são exercícios no âmbito da OTAN realizados ali ou usando aquelas infraestruturas.

          • Born in 1960

            A maioria, ou quase todos os exercicios são realizados no Campo Militar de Santa Margarida.

          • cmbv79

            Eles acabam sempre por fazer SAA no Arrepiado e SAM em Tancos (antiga BA3).

          • Born in 1960

            Pior são os F16 em Monte Real e as aeronaves de busca e salvamento no Montijo. O mal de Tancos é um mal menor. E isto já não é a tropa de há 30 anos, que incorporavam milhares de jovens obrigados.

          • cmbv79

            No Regimento de Paraquedistas nunca houve “jovens obrigados”. Mas continuo a questionar-me porque é que raio é que o futuro aeroporto de Lisboa 2 tem que ser numa Base Aérea…

          • Born in 1960

            Boa questão. E se é só para começar a operar para daqui a 5 anos. Quando começar já está ultrapassado. E andamos nisto há quase 50 anos.

          • jose mario Ferreira

            E?

          • jose mario Ferreira

            Tancos era a resposta a “E colocaria os F16 onde? Em Belém?” ao Born in 1960

          • jose mario Ferreira

            Ok. Mas Portugal não é só a capital. Monte Real daria um impulso enorme a toda a região Oeste tanto no litoral como novas oportunidades a todo o nível a algumas zonas do interior

          • Born in 1960

            E colocaria os F16 onde? Em Belém?. Essa base tem um grau de segurança mais elevado que qualquer outra, o que torna impraticável a partilha com aviação civil. Perto da região oeste existe uma base aérea, com boas ligações rodoviárias, por autoestrada, que se encontra desativada desde 1993. Já foi feito um estudo e por pouco mais de 20 milhões de euros adapta-se à aviação civil. A não ser que o loby militar o impeça.

          • jose mario Ferreira

            Na Base Aérea de Tancos! Mais uma infraestrutura que podia ser reactivada e dinamizar a região…

          • Born in 1960

            Mas os deputados da região não querem saber. Por exemplo o deputado Duarte Marques do PSD é do Mação, que fica a cerca de 30 Km’s de Tancos, nunca se lhe ouviu uma palavra para desenvolver a região, apenas sabe lavar roupa suja.

      • Pedro

        E sera certamente da TAP com os avioes velhos que eles usam… Todos os aeroportos tem habitacoes ha volta. Alguns com trafego maior

        • disqus_o4QL0BH9oG

          ….Escreva um exemplo onde esteja ubicado um aeroporto sobre uma Capital.

          • Pedro

            Londres tem tres localizados dentro de zona habitacionais e com aproximacoes sobre casas.
            Luton, City e Heathrow. Quer mais?

          • Born in 1960

            Luton fica a 30 Km’s de Londres. Não tem casas à sua volta, como os outros aeroportos situados dentro de Londres.

          • Pedro

            Disso eu discordo. A aproximacao a Luton tem mais que habitacoes. E menos visivel pois o aeroporto fica numa colina/planalto. Mas acredita que estao por baixo de ti.

          • Born in 1960

            É diferente dos outros aeroportos dentro de Londres ou até do de Lisboa.

          • Lusitano

            Mas o de Heathrow tem, apesar de um dos lados ser algo pantanoso chaio de lagos, quer aeroporto mais movimentado do que esse?

          • disqus_o4QL0BH9oG

            …com aproximação á pista dentro da cidade?

          • Pedro

            Sim! Vai a Londres ver os avioes! Se aterrares no Porto desde Sul tambem atravessas toda a cidade (ate podes ver os treinos do BFC).

          • Pirocas and so on

            Isso é a musica dos azeitonas..

          • disqus_o4QL0BH9oG

            Já talvez tenha palmilhado mais léguas na minha vida que tu alguma vez imaginárias para ti e para os teus antecessores diretos.

          • disqus_o4QL0BH9oG

            ….comparar a o tráfego dos aeroportos de Lisboa e Porto a as densidades populacionais na aproximacão á pista…

          • Pedro

            Agora ai e’ que estas enganado. A aproximacao sul do aeroporto do Porto passa por uma maior densidade populacional que a aproximacao sul de Lisboa. Passa por VNG (Centro) e atravessa o Porto transversalmente (incluindo o maior shopping do norte em Matosinhos) ate aterrar na Maia. Em Lisboa a aproximacao Sul e’ feita pelo mar e depois rio Tejo ate atravessar transversalmente Lisboa.
            Tenta abrir os olhos de uma vez.

          • disqus_o4QL0BH9oG

            Será que estou enganado?, já fizeste um aterragem a sobrevoar a baixa de Lisboa momentos antes de aterrar onde se vêem as sardinhas a assar nas terraços desde o Marquês de Pombal até aos edifícios de Roma Areeiro e olivais?

          • pasteldenata

            Luton e City não são aeroportos de trafego aéreo comercial. Heathrow e Gatwick são os similares aos de Lisboa e (futuro) Montijo.
            Se fores nas low cost, vais para Gatwick e pagas 20 euros para chegar ao centro de Londres.

          • Pedro

            Nao o que?!! Ah sao aeroportos onde nao aterram avioes…
            Estamos a discutir aproximacao a pista por avioes nao o quer que seja que te estas a referir.
            Quem dera que Lisboa fosse similar a qualquer aeroporto fora de Africa.

          • ToMa

            Está bastante enganado, os sites dos aeroportos desmentem-no.
            London City tem ligações a várias cidades europeias e a Nova York.
            Luton é um aeroporto para as low coast.

        • Rael

          não vás aprender a escrever que não é preciso, não?

      • Carlos Rebelo da Silva

        Tem que se chamar a assentar o cú no mocho todos os 1ºministros e ministros das obras públicas desde o tempo dos estudos do novo aeroporto na Ota. E condená-los a penas de prisão maior

    • Farpa Tugalina

      qualquer aeroporto internacional só tem uma pista principal… não é preciso ir ao aeroporto secundário do Reino Unido que serve as low costs

      • Fred

        Mentira. Dubai tem duas pistas principais. Nem tem que lá ir. Veja no Google.

        • Farpa Tugalina

          não é só no Dubai que os aeroportos têm varias pistas mas PRINCIPAL é sempre uma só…

          • Fred

            São DUAS Pistas IGUAlZINHAS.

    • sou um politico tuga a boiar

      RESTA SABER QUEM VAI ZER A OBRA. e qual o ministro q vai p a empresa ganhadora do concurso…

      • Born in 1960

        Será a Mota-Engil. Está cheia de gente do PS; PSD e CDS.

        • Lord Farquaad

          A mais recente aquisição foi a bixa irrevogável, traidora da pátria, que como sabe tem aptidões e profundos conhecimentos na área…

    • E. L.

      Precisam-se é de politicos com visão de futuro como Salazar com a ponte 25 de Abril!
      VISÃO DO FUTURO:
      Metro de superficie Aeroporto do Montijo – Barreiro
      Ponte Barreiro – Lisboa para carros, ferroviária (ligar sul – porto de Sines com o norte em mercadorias e comboio de alta velocidade) e linha de metro Montijo – Barreiro – Lisboa

  • JR

    As pistas do montijo não têm comprimento para aviões grandes. Só incompetentes. Sabem que está errado mas insistem.

    • disqus_o4QL0BH9oG

      pode~se sempre espalhar maia uns kms de asfalto.

      • Born in 1960

        Pelo rio a dentro. Será que os ambientalistas deixam?

    • justo

      São interesses!!!

    • Born in 1960

      Os decisores é que deveriam lá aterrar os aviões, em vez dos pilotos.

    • disqus_o4QL0BH9oG

      O montijo apenas terá trafego de aeronaves de pequeno e médio porte, uma espécie de Aeroporto Low cost.
      As easyjets e rainairs querem preços mais baratuchos. tal como existem dois aeroportos em Londres.

      • Pirocas and so on

        E drones.

    • LX

      Neste momento não tem, óbvio. Mas a alternativa Alcochete ainda tem menos, simplesmente porque essa não tem nem 1 metro de pista.

      O erro maior foi ter-se feito a Ponte Vasco da Gama sem possibilidade de futura colocação de linha ferroviária. Aqui se vê a falta de visão, pois a Ponte 25 de Abril é bem mais antiga e já considerava isso. Se a Ponte Vasco da Gama tivesse sido construída prevendo a futura instalação de via ferroviária, podia agora (caso o novo aeroporto se situe no Montijo) não só pensar-se em estender o Metro de Lisboa traçando uma nova linha entre a Gare do Oriente, Aeroporto da Portela e Aeroporto do Montijo, como hipoteticamente em termos de longo prazo equacionar uma ligação ferroviária de média-alta velocidade que desde a Gare do Oriente utilizasse a mesma travessia sobre o Tejo nas ligações a Faro e a Espanha pelo eixo de Évora e Elvas.

      • pasteldenata

        A ideia sempre foi fazer uma ferroviaria paralela à Vasco da Gama (ou um túnel submarino… só que os preços eram demasiado caros). Mesmo assim, a Vasco da Gama ficou com 2 faixas a mais para permitir uma futura instalação de uma dupla linha ferroviária. Neste momento estão a ser usadas para o trafego rodoviário, se as coverterem para ferrovia, até permite fazer a ligação à Portela.

        • Born in 1960

          A Ponte Vasco da Gama não foi projetada para albergar linha ferrea.

    • pasteldenata

      Montijo não precisa de pistas maiores. A pista que está pensada para ser usada, até fica com 800 metros a mais do que o necessário para as aeronaves que lá devem aterrar.
      Em Alcochete é que estavam planeadas duas pistas com o dobro das dimensões mas, era para aterrarem lá os A380 que fossem para o continente Americano. Com essa ideia a Portela ficaria com a pista para os aviões da Low cost, sendo os internacionais transferidos para Alcochete.
      Esta decisão mantêm os internacionais em Lisboa e o low cost é que se mudam para o Montijo.

  • Genesis

    Lá voltamos ao regabofe xuxalista.

    Gastar aquilo que não temos e alguém há-de pagar……..

    • Armando

      Pagas tu minha laranjinha. Ou já estás tão podre que já não rendes?

    • Born in 1960

      Salazar e Marcelo, também mandaram fazer obras, que acabaram de ser pagas na década de 90 do sec. XX.

    • pasteldenata

      Então mas o CDS e PSD querem que se invistam 600000 milhões de euros até 2030 em que? A patrocinar empresas privadas? A dar benefícios fiscais à EDP para eles cá colocarem 10000 milhões de euros por ano de importações da China… para venderem na Europa a preços mais baixos? Para permitir que a AutoEuropa possa exportar mais a partir de Sines, sem pagar qualquer taxa?
      São esses os investimentos que os partidos de direita dizem ser prioritários?

    • Lord Farquaad

      QUEM MANDOU CONSTRUIR ESTA BELÍSSIMA PONTE FOI O CAVACÃO!!! E O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS DE ENTÃO É O ATUAL PRESIDENTE DA LUSOPONTE!!! VIVA O ppd!!!

  • Vasco

    Convém que seja ligeiro no peso e rápido no movimento!

  • felisteus matos

    Esses estudos devem ser feitos quando as obras são projetadas.
    Depois é só para fazer porcaria e gastar dinheiro mal gasto.

  • da

    socrates, a malta está contigo.

  • O ginja garafal

    Cá está o “Socretismo” despesista de novo, depois admiram-se que falte dinheiro para o ensino e para a saúde, o betão está na massa do sangue dos chuchas.

    • Lord Farquaad

      Esta grandiosa e belíssima ponte Vasco da Gama (sem ironia nenhuma, é verdadeiramene um motivo de orgulho esta ponte)é obra do cavacão. Sabe o ministro das obras públicas de então??? é o presidente da lusoponte!!! olhe, o ppd acaba de juntar mais um autarca à sua extensa lista de criminosos oportunistas, ninguém os bate!! isaltino, valentim loureiro, luis filipe menezes, seara, macário correia!!! GOSTOU DO BAILE!?!?! OLHE QUE TEM MAIS DE ONDE VEIO!!!

      • O ginja garafal

        Sabe que isto resulta de uma coisa em que o senhores são apologistas, os ladrões (eleitos na sua linguagem) junto do seu povo e com autonomia e sem controlo, já esqueceste a lei do teu partido para despenalizar os “autascas” vê lá o que vai dar. És mesmo um “toto” no raciocino e no resto. Quanto a ponte, ela está lá, mal dimensionada, mas isso é culpa dos engenheiros que agora são mais políticos do que engenheiros, pelo menos o Cavaco fez uma ponte o teu grande ídolo o Marocas fez roscas e chupa os teus imposto numa fundação que só tem lixo. É lixado ter que pagar uma fundação só com lixo, pois os bens que recebeu, no exercício do cargo e que têm valor, são para os filhos e netos, aprende esquerdolas, que foste tu que pagaste e cantas de alegria é com tristeza que vejo a tua alegria.

  • Rui Vieira

    Muito bem, o ambiente e os portugueses agradecem mas … a ser essa a opção do Governo lá vamos levar com o Barbosa do ACP /SCP /PSD e os seus jornalistas avençados !!!

    • pasteldenata

      O Barbosa agora anda caladinho… depois do brutal investimento que o PSD e o CDS fizeram nele para a Câmara de Lisboa e o desastre que foram as “brutais manifestações contra as obras”, em que apareciam mais jornalistas e membros das jotas do que manifestantes.

  • Born in 1960

    Nunca a Ponte Vasco da Gama deveria ter sido construida. Mas o cheiro a dinheiro, pelos governantes de então. A ponte rodo-ferroviária ainda hoje faz mais falta que a Vasco da Gama. Só que a sua construção tem de envolver o dono das outras duas pontes, a Lusoponte, que por acaso até é participada pela dona da ANA, a VINCI.

    • disqus_o4QL0BH9oG

      Curioso…alguem pensou o mesmo quando o Marques de Pombal mandou erguer verdadeiras auto-estradas na Baixa, enfim …local onde apenas passavam carroças.

      • Born in 1960

        Construir um Ponte para uma zona de reserva natural e para campos agricolas, só mesmo em Portugal.

        • disqus_o4QL0BH9oG

          pois … dizemos o mesmo de barragens, construcöes de edifícios, queima de combustíveis…o Homem é uma praga na terra. Uma coisa é certa, Os Dinossauros, não serão os primeiros nem os últimos a serem extintos na terra.

          • Born in 1960

            A única espécie animal que se autodestroi na terra é o homem.

    • Pedro

      Toda a razao!! Na altura diziam que era para servir a regiao norte (fazer um bypass a Lisboa). Tangas como sempre…
      A A13 serve muito melhor de bypass a Lisboa (sabe-se pouco de geografia em Portugal)

      • Born in 1960

        A ligação a norte continua a ser toda feita pela A1. Pois a A13 está às moscas, sendo uma das autoestradas com as portagens mais caras do país.

        • Pedro

          Nao discuto isso. Mas foi como a Vasco da Gama foi vendida (oque era uma mentira). Certamente ninguem a caminho do Sul vindo do Norte usa a Vasco da Gama!

          • Born in 1960

            Isso é uma realidade.

  • Miguel Jose

    Mais obras para dar a ganhar dinheiro aos proxenetas do costume!

  • Born in 1960

    A verdade é que um país sem infraestruturas, será sempre um país atrasado. Mas há opções lógicas de devem ser tomadas.

    • Cebadola

      É só ir dizer isso à Irlanda, que tem a pior rede de auto-estradas da Europa ocidental, e bate-nos aos pontos em desenvolvimento económico. Esse argumento é a laracha do costume que se diz ao povo. O que eles querem é encher os bolsos das sociedades de advogados e escritórios de auditoria.

      • Born in 1960

        E bate em esquemas fiscais para as empresas estrangeiras lá pagarem um minimo de impostos, tal como acontece na Holanda e aconteceu no Luxemburgo.

        • Pedro

          se calhar deviamos fazer o mesmo…

          • Born in 1960

            Pois. Deviamos aproveitar enquanto a UE fecha os olhos as estes esquemas.

          • pasteldenata

            Se Portugal se atrevesse a isso, levávamos multas que éramos expulsos da Europa. Já viste o que aconteceu à Irlanda não já?
            No Luxemburgo e na Holanda ninguém se importou com eles e continua tudo igual.

  • justo

    Estão com vontade gastar o dinheiro dos portugueses! Não ficava mais barato deixar ficar este e anexar um na base aerea de Monte Real?

    • Shendren

      Monte Real nao fica um pouco afastado de mais de Lisboa para ser aeroporto complementear?
      Sao mais de 150km.

    • Lord Farquaad

      Não te preocupes, nada é feito com o dinheiro dos vagabundos, phodidos e mal pagos dos portugueses, é tudo pago pela CEE/UE, se não fossem eles nem a A1 estava completa!! vai reclamar pró karalho!!!

  • João Matos

    Ainda há poucos dias tinha lido numa notícia que fazer um aeroporto no Montijo era má ideia pois nunca passaria de uma solução temporária/remendo implicando construir outro aeroporto no futuro e que portanto a longo prazo seria um mau investimento sendo muito mais lógico construir algo a sério numa localização que fizesse sentido a longo prazo…
    Dado os aeroportos que este país tem às moscas (tal qual as estradas de luxo por onde quase ninguém passa) nada me admira… Este PS já mais que provou que é mais do mesmo….

    • justo

      São pior, porque no fim o país fica outra vez na bancarrota!

    • Pedro

      Isso nao interessa! O importante e “investir” na regiao de Lisboa!

      • justo

        Mas Portugal não é só Lisboa e Porto!

        • Pedro

          Pois nao e! E’ so Lisboa!

    • pasteldenata

      O novo aeroporto era só por causa dos aviões de grande porte. Os intercontinentais de grande porte, não podem usar a Portela (nem o Montijo). Era para isso que seria necessário um novo aeroporto. Só que o mercado actual, está muito baseado em low cost. Em vez de montarem um novo, para a aterragem de aviões com 700 passageiros cada um, estão a apostar em 3 ou 4 aviões com 800 passageiros. Parece ser mais rentável… é que uma das razões para o de Alcochete não ter ido para a frente, nem foi a parte financeira. Foram as queixas de Madrid, pois as grandes companhias aéreas europeias, queriam mudar-se para Alcochete, pois poupavam dezenas de milhões de euros para as viagens para o continente americano.

  • Joka

    E vão reduzir ás faixas de rodagem ? ou conseguir outra forma ? é que com um aeroporto no Montijo o transito rodoviário tb vai aumentar ou deve aumentar.

    • pasteldenata

      A Vasco da Gama ficou com 6 faixas (efectivamente são 10 mas, há 2 para emergências e outras 2 que não são usadas no meio), porque foi pensada para poder ter um comboio no meio do tabuleiro. Entretanto, com a aprovação de Alcochete, a Lusoponte aproveitou para remover os outros separadores e esticaram a faixa da esquerda. Se isto avançar, essa faixa voltará ao normal, sendo que o comboio fica com as 2 faixas ao centro e os carros ficam com as outras 2.

  • José F Ribeiro

    Apoiado. Fazer um light rail ligando Lisboa ao Montijo é condição necessária!

  • BG

    Toca a enterrar mais massa, tal como no de Beja, mais um que não vai servir pra nada…….enquanto isso o povo vai passando fome….

    • Born in 1960

      Não serve porque não estão feitas as ligações previstas.

  • gene perfeito

    Monte Real, sem dúvida a melhor solução por menos dispendiosa com acessos por auto-estrada sem ser necessário fazer mais pontes, localizado no centro do país.

    • Born in 1960

      Existe outra base aérea melhor que Monte Real, mais perto de Lisboa, com ligações ferroviárias e rodoviárias (autoestrada), e melhor, está desativada, desde 1993, do serviço militar, ou seja não há interferências com a Força Aérea.

      • justo

        Não faz ideia de quantas pessoas de todo o mundo visitam Fátima? Claro que não senão não falava assim!

        • Born in 1960

          Esta base fica mais perto de Fátima do que de Monte Real e já tem ligação rodoviária feita.

      • pasteldenata

        Essa tem outros problemas. Está situada numa zona que é considerada de segurança. Não sei se seria possível reabilitá-la e se seria economicamente viável.

        • Born in 1960

          E a do Montijo e Monte Real não estarão em zonas de segurança mais elevada. A reabilitação é a mesma da das outras Bases, pois nenhuma está preparada para receber aviação civil.

    • pasteldenata

      Autoestrada… levar com 6000 autocarros por dia, será que você não seria o primeiro a protestar que a autoestrada passava a demorar mais de 7 horas a ir do Porto a Lisboa, porque eram tantos autocarros e camiões, que os carros ficavam presos no trânsito?
      Para além que requalificar Monte Real ficaria muitíssimo mais caro, pois transferir toda a estrutura da força aérea que lá está localizada, iria custar balúrdios. (E gerar problemas técnicos…)

      • gene perfeito

        Ora vamos lá a esclarecer a situação, está-se a referir à A1? Mas Monte Real tem ligação à A8 e não à A1. Daí haver alívio no trânsito e muito na A1. Se fôr para o Montijo demora mais tempo com certeza a chegar ao destino porque aí sim a quantidade de trânsito é insuportável.

  • Samuel Ferreira

    Siga a rusga…!!!! É tudo à grande!!!!!

  • zeca

    se tivessem feito a ponte no sitio certo, barreiro, esta palhaçada já não acontecia!

    • Born in 1960

      A sua utilidade será sempre a mesma no futuro, mas os interesses económicos, corrupção mandam mais.

      • Pirocas and so on

        Aeroporto do alentejo esse sim e muito bom… trafego constante.. milhões fala se em milhões… de formigas…

        • Born in 1960

          Falta fazerem as ligações necessárias para passar a ser utilizado.

          • Pirocas and so on

            O jaquim sempre pode levar o seu rebanho a pastar no norte la isso é verdade.. mas quem é que em plenas capacidades motoras e psicologicas quereria desembarcar no alentejo? Aquela terra cheia de nada… onde o tempo literalmente pára 10 segundos em cada minuto…

  • Jose Pastrana

    Portugal é um País tão pequeno tão pequeno, que nem um aeroporto moderno e funcional consegue “acomodar”. §od@-se o país !

    • Pirocas and so on

      Tens o sa carneiro..

      • disqus_o4QL0BH9oG

        .carneiro….marrou….(humor negro)

        • Pirocas and so on

          Preto burro

    • Lord Farquaad

      phoda-se você bem longe do meu belo país, não admito a nenhum traidor que ofenda esta nação dessa maneira, ponha-se no karalho!!!

  • justo

    Agora pergunto: Porque não na zona de cá do rio? Para evitar pontes e mais pontes!

    • Born in 1960

      E como é que se dá mais dinheiro à dona dos Aeroportos portugueses? Ela também é dona da Lusoponte.

  • Pirocas and so on

    Isso é que é uma rica ideia… agora ja posso visitar a minha tia esdrumbalina mais vezes coitadinha esta tao doente quase a morrer e agora ja tenho meio de transporte para la ir buscar o graveto no fim de ela bater as botas

  • JR

    Para quem lá mora não fazem metro para as andar a xular em ponte e combustível. Para a m€r d@ que cá chega todos os dias já fazem. PQOP.

  • Farpa Tugalina

    mas esta gente fala como se o aeroporto estivesse a ser construído o que quer dizer que discutem para nada…. ai aeroporto, ai metro na ponte V.G.. ai nome do trafulha gordofunto no tal aeroporto de palavras….isto só mesmo em Portugal

  • Iluminado

    Tendo em consideração o grande obstáculo natural que é o Rio Tejo, se fosse responsável político esgotaria até ao fim a procura de um solução na margem norte. Estão a apresentar Montijo como facto consumado e ninguém está entender o racional da decisão.
    A ser Montijo, um túnel ferroviário sob o rio parece ser uma hipótese bem mais razoável que um metro ligeiro que vai percorrer uma distância enorme apenas para chegar a um extremo da cidade e obrigar as pessoas a mudanças de transporte.

    • pasteldenata

      Do lado norte, iria dar ao mesmo. Alverca está rodeada de Autoestradas… construir lá uma linha férrea iria obrigar a usar centenas de milhões de euros a alterar trajectos. Sintra… precisava de 300 milhões de euro para reconverter a base. Restava Monte Real, que permitia uma ligação a um ferrovia próxima… só que iria obrigar a tirar de lá toda a FAP, já que é a base central para operações de fiscalização e combate.
      O Túnel foi pensado quando se fez o plano de Alcochete… o preço ficaria no triplo do que custaria uma nova ponte ferroviária.

      • Born in 1960

        Existe outra base aérea melhor que Monte Real, mais perto de Lisboa, com ligações ferroviárias e rodoviárias (autoestrada), e melhor, está desativada, desde 1993, do serviço militar, ou seja não há interferências com a Força Aérea…

  • Vítor Mendes

    Andam a nadar em dinheiro…

  • lightningspirit

    Metro ligeiro para 20km de distância… Ah!

    • pasteldenata

      O MST é desse género. Neste momento só tem 55km de extensão mas, porque o governo CDS-PSD proibiu que se esticasse até a Sesimbra, porque daria cabo dos negócio das 4 empresas de limousines que operam em Sesimbra e transportam os VIP.

  • disqus_o4QL0BH9oG

    Epá, …mandem os Aviões para Espanha que aqui já temos paletes deles, só trazem é pragas, melgas, taxistas….

  • António Pereira

    Mais um Elefante Branco para enterrar dinheiro na Capital da Estrumeira…
    Depois do aeroporto da OTÁrios vem o do Montijo..:(

    • pasteldenata

      Sempre rende mais do que ter 50 voos do Porto com 320 passageiros… dentro dos 50 aviões.

      • António Pereira

        Vê -se bem que nunca tiveste oportunidade de sair de Marrocos, para escreveres besteiradas como estas…deves ser mais um que paga à TAP para financiar voos mais baratos de Vigo. Palhaço; Já agora identifica-te ó cobardola de pastel de nata…!!

    • Lord Farquaad

      filho da phuta ordinário vnão ofendes esta minha bela nação, traidor reles, po~e-te no karalho e renuncia à nacionalidade!!!

      • António Pereira

        Ó badalhoco também tens terrenos no montijo ou recebes luvas dos construtores. filho dum cabrãooo…e duma vaca leiteira…que também era uma grande phuta..!!!

      • António Pereira

        Filho da phuta és Tu e atua Avô também já era…

  • Jorge Kiko

    mais um negocio que vai encher os bolsos dos curruptos e parasitas e quem vai pagar vão ser os mesmos.

  • Miguel Godinho

    Isto é tudo lindo e maravilhoso!
    Mais um aeroporto, mais uma linha de metro numa ponte com 12km e tal.
    Sinceramente, espero que não passem de ideias num futuro de médio prazo.
    Obras desta magnitude se avançam, mandam o país para mais uma banca rota antes de terminarem.
    Toda a gente sabe como funcionam as contas destas obras em Portugal.

  • Ted

    Tantas ideias aqui a correrem tantos idiotas a pensarem. Façam um Metro de superfície na Ponte Vasco da Gama,façam uma ligação ao comboio da Margem Sul e Autocarros em condições assim como uma ligação marítima ao Terreiro do Paço e tudo fica bem…já agora uns camelos para o alentejo.

  • The Keyser Soze

    Mais uma renegociação com lucros leoninos para a Lusoponte!!

  • jose mario Ferreira

    Um verdadeiro disparate quando temos já infraestruturas criadas em Monte Real, a pouco mais que 1 hora da capital com acessos fáceis à A8/A17/A1 e sem o problema da questão de zona habitacional. Mas há que encher os bolsos a mais uns, certo?

    • Born in 1960

      Existe outra base aérea melhor que Monte Real, mais perto de Lisboa, com ligações ferroviárias e rodoviárias (autoestrada), e melhor, está desativada, desde 1993, do serviço militar, ou seja não há interferências com a Força Aérea.

  • Pesquisem por: “Manual Católico, formação, confirmação e convite a verdadeira conversão.” Esse livro lhes mostrará a verdade, o que é a verdadeira e tradicionalista Igreja e Fé Católica. Oque aconteceu, está acontecendo e irá acontecer em um futuro próximo. O livro é gratuito e saibam oque fazer para salvar suas almas e as almas de muitos. E dessa forma se preparem pelo oque está por vir. Não se enganem, o fim está próximo. Satanás reina na terra. O Anticristo vem ai e pouco tempo depois a volta do Senhor Jesus. Aquele que divulgar será abençoado e aquele que zombar fará penitência.

    • LUSITANO

      Então e a Biblia??Arrumaste-a??? Agora o que vale é um Compèndio? Quem o escreveu? Foi Cristo? Náo me recordo de nas Sagras Escrituras ter lido que Cristo mandou escrever um compêndio sobre o catolicismo. Alias porqueé muito mais que a Igreja Católica. Cristo é todos os cristáos. Sejam católicos, protestantes, anglicanos calvinistas, luteranos, ortodoxos, coptas, etc.. Estamos conversados???

      • Negativo, Cristo fundou sua Igreja sobre os Apóstolos e deu a liderança visível da São Pedro que é pedra, o primeiro Papa.
        A verdade não está apenas na bíblia e sim da mesma forma na Tradição da Igreja.
        Sagrada Tradição, Sagrado Magistério e Sagradas Escrituras.

        • LUSITANO

          Deixa-te de tretas e fala-me.. .Entáo e as Sagradas Escrituras??? A verdade está no Evangelho náo nas tradições Rapzinho, toma mais tino porque a tradiçáo da Igreja que defendes fez os maiores crimes da História. Acredita que Cristo nunca, mas nunca quis que se queimassem pessoas vivas só porque não eram católicas, tal como os papas tradicionalistas incitaram a fazer.

          • A bíblia que tem 73 livros, bíblia compilada pela Igreja Católica. Bíblia guardada e defendida através dos séculos pela Igreja Católica.
            A questão herege é que não existe a separação da Tradição da Igreja com a Bíblia.

          • LUSITANO

            ò rapaz, mas quem es tu para me chamares de hérege???Sabes lá o que é isso? Pode ser que no dia do Juizo Final, quando a tua alma aterrar no Inferno te lembres de mim. Quanto ao resto, é verdade que não deveria haver a separação entre a tradição e as Sagradas Escrituras. Mas lamentavelmente, os homens conseguiram ao longo dos séculos separar O Evangelho daqueilo que eles quiseram fazer a Tradiçáo. Rapazinho lè a Biblia em vez de papagueares uma doutrina que de cristã não tem nada. e vquando leres a Biblia como olhos de ver e náo com os olhos do cego de Betsaida. vm entáo falar comigo. Pede ao Senhor Jesus que, à semelhançado cego de Betsaide te abra os olhos

          • Só enrolou. Não se separa Sagrada Tradição das Sagradas Escrituras.

          • LUSITANO

            Quem está a enrolar és tu. Achas mesmo que Cristo quis que os servidores do Povo de Deus vivessem como principes como fazem os cardeais ditos tradicionalistas??? JCompara o luxo em que vivem esses cavalheiros com o modo comoviviam os primeiros cristáos. E vens tu falar que tradição, hoje, está unida às Sagradas Escrituras? Toma tino nessa cabeça.

          • A Igreja usou nos primeiros 4 séculos a Sagrada Tradição, já que não havia a bíblia como a conhecemos hoje. E foi a Igreja Católica quem compilou a bíblia por volta do século 4.
            Se você tivesse nascido antes do século 4 seguiria a Tradição da Igreja apenas já que não existe a bíblia(novo testamento) ou seria um pagão?

  • arrebimbaomalho

    Mas esta malta xuxa tem alguma fixação em carris? Ele era o tgv do 44, agora é o metro

  • Arroz

    Mais uns milhões para estudos e outros tantos para indemnizar a obra que não se realizou. Mania das grandezas .

  • mirodri

    É para isso que os xuxas servem, para roubar o povo de forma encapotada ao mesmo tempo que usam a sua maquina malefica de propaganda para esconder

  • Antonio Carlos

    amigos jornaleiros e comentadores de ocasião, metro ligeiro ou ligação ferroviária ligeira?, mas que raio de transportes são esses?,existe metro, ou ferróvia vulgo comboio, uma coisa outra simples.

  • Born in 1960

    Abertura da base aerea, desativada desde 1993, à aviação civil.

    http://www.mediotejo.net/arquitetos-do-medio-tejo-pensam-projeto-para-aeroporto-de-tancos/

  • Luis Lopes

    mas o que é o mario soares fez pelo pais?

    • Born in 1960

      Enfrentou os comunistas politicamente e em praça pública, coisa que outros não tiveram coragem de fazer.

  • O ginja garafal

    Como as obras públicas após a revolução dos “cravas”, foram pensadas para o dia anterior e por engenheiros políticos, com toda a certeza vai ser preciso muito esforço e supressão de circulação, para lá colocar o tal metro, tipo do Porto (o metro de superfície). No tempo do António, em que os engenheiros não eram políticos, deixaram uma ponte construída que permitiu o alargamento da faixas de rodagem e a ferrovia, é a diferença de quem sabe para quem rouba. Chamam a isto democracia.

  • FERNANDO CERQUEIRA

    Não havendo obras, não há meio para meter a mão

  • Filipe T

    Está tudo parvo!! Não chega um shuttle bus Lisboa – Montijo??
    Mais uma prova da incompetência deste governo, não aprendem com os erros!!!

  • Rael

    está toda a gente a dizer que não vai ser no Montijo, mas o governo já pensa na linha férrea para ligação… até já deve ter encomendado estudos aos seus boys, como é normal… este desgoverno adora anunciar obra para os pacóvios se deleitarem em opiniões e estudos bem pagos… como sempre antes de lançarem a 1ª pedra, já investiram metade do valor da obra, claro, nos bolsos deles e dos amigalhaços… típico dos xuxalistas!!!

  • ZéGato

    E lá vamos nós para a especulação imobiliària tão querida por autarcas, governantes, bancos e todo o tipo de agiotas.

  • maria gloriosa

    lá vai aumentar a portagem da ponte Vasco da gama e 25 Abril….

    • Born in 1960

      E a dona da ANA, que também é dona da Lusoponte, a mamar mais aos portugueses.

  • Por morrer uma andorinha.

    Lisboa sempre à frente !

  • Genesis

    Vamos lá voltar às obras faraónicas que o quarto resgate há-de pagar.

    Nunca vamos aprender…..

  • Fernando Costa

    Colocar o metro ligeiro na Vasco da Gama implica sacrificar duas faixas rodoviárias, uma em cada sentido. Actualmente não faria grande “mossa” em termos de redução da capacidade de escoamento do tráfego, mas com o aeroporto do Montijo em pleno funcionamento mais toda a envolvente de hotéis, expansão de serviços, etc,, já não sei se a Vasco da Gama não entraria em saturação… .Porque não fazer um ramal ferroviário desde o aeroporto até à linha utilizada pela Fertagus na travessia do Tejo?

  • Born in 1960

    E será que a ponte está preparada para albergar linha férrea? É que a 25 de abril, já contemplava linha férrea no seu projeto de construção.