Ford promete acabar com medo do escuro

A Ford lançou uma nova tecnologia de visão noturna que pode travar automaticamente se detetar peões à noite. A estreia será na nova geração do Fiesta.

A preocupação com a pouca visibilidade nocturna e o medo de atropelar alguém – ou alguma coisa –, está no topo de uma nova pesquisa sobre medos durante a condução à noite, encomendada pela Ford. Dos milhares de condutores entrevistados em toda a Europa, 81% admitem que os assusta andar na estrada durante a noite, aumentando para 87% no caso de serem mulheres. Mais de metade diz que a má visão noturna é uma fonte de stresse, e mais de um terço teme poder vir a estar envolvido num acidente. Um em cada cinco condutores questionados destacou o medo de atropelar um peão. Em resposta aos resultados deste estudo, o construtor americano está a lançar uma tecnologia que deteta peões à noite e pode aplicar automaticamente os travões se o condutor não responder aos avisos iniciais. A estreia ocorrerá na nova geração do Fiesta.

“Sabemos que alguns condutores acham uma experiência stressante andar na estrada à noite. Especialmente em meio urbano, os peões – por vezes distraídos ao telemóvel – podem, sem aviso, atravessar a estrada, deixando muito pouco tempo mesmo aos condutores atentos para evitar um acidente”, disse Gregor Allexi, engenheiro de segurança da Ford Europa. “Tanto de dia como à noite, a Deteção de Peões identificará as pessoas que já estão – ou estão prestes a entrar – na estrada.”

Este sistema processa informação obtida a partir de um radar localizado no para-choques e de uma câmara montada no para-brisas. A base de dados de “perfis de peões” permite ao sistema distinguir entre pessoas e objetos, tais como árvores e sinais de trânsito. O vídeo e o amplo ângulo de visão permitem que o sistema detete peões, mesmo em condições de baixa luminosidade, apenas com a luz dos farois. Se o sistema detetar uma colisão iminente com um peão, emite primeiro um aviso sonoro e visual para alertar o condutor. Se o condutor não responder, o sistema aplica automaticamente os travões.

Enquanto esta tecnologia não chega, a Ford deixa algumas recomendações para a condução noturna: Assegure-se que as janelas e retrovisores estão limpos e sem gelo ou condensação; Limpe todas as luzes exteriores e comprove o seu funcionamento. Tenha lâmpadas de reserva no carro; Em estradas não iluminadas, use as luzes de máximos e reduza-as ao detectar veículos à sua frente; Não conduza quando estiver fatigado ou por mais de duas horas sem fazer uma pausa; Efectue revisões à sua visão com regularidade.

Tags
Mais notícias