Cavaco Silva: “Passos Coelho era pontual. José Sócrates nem tanto”

A menos de um mês de completar um ano desde que abandonou a presidência da República, Cavaco Silva lança o livro “Quinta-feira e Outros Dias”. A obra, com cerca de 500 páginas, conta episódios das reuniões de quinta-feira no Palácio de Belém e pormenores sobre conversas com os antigos primeiros-ministros.

cavaco silva

Cavaco Silva havia confessado, dez meses antes de terminar o segundo mandato enquanto Presidente da República, que só escreveria as suas memórias após o dia 9 de março de 2016, quando abandonou efetivamente o cargo. Assim foi.

A menos de um mês de completar um ano desde que abandonou a presidência da República, o ex-chefe de Estado lança, na próxima semana, o livro “Quinta-feira e Outros Dias”. A obra, com cerca de 500 páginas, conta episódios das reuniões de quinta-feira no Palácio de Belém e pormenores sobre conversas com os antigos primeiros-ministros.

“Tendo mantido até agora reservada parte importante da minha ação como Presidente da República, convicto de que essa era a melhor forma de defender o superior interesse nacional – e nunca tendo ocorrido fugas de informação para a comunicação social sobre o que se passou nos meus encontros com o Primeiro-Ministro e outros membros do Governo –, entendo que é altura de completar a prestação de contas aos Portugueses dando público testemunho de componentes relevantes da minha magistratura que são, em larga medida, desconhecidos dos cidadãos.”, pode ler-se na apresentação do livro.

Este sábado, o “Expresso” apresenta uma pré-publicação da obra de Cavaco Silva, onde os leitores mais curiosos podem aguçar o apetite com algumas das passagens. Na segunda parte do primeiro capítulo, por exemplo, o antigo chefe de Estado português faz referência a telefonemas que teve com José Sócrates, os quais diz ter que feito “questão de, na hora, após cada encontro, registar pormenorizadamente”.

Cavaco Silva adianta, citado pelo semanário, que o leitor passará a ter conhecimento, com rigor e detalhe, “o que de mais importante o primeiro-ministro disse ao Presidente da República, assim como as posições por mim assumidas, em relação a vários temas”.

A propósito das reuniões, o autor adianta que o líder social-democrata “era pontual” e que José Sócrates “nem tanto”, mas que se mostrava sempre preparado para as reuniões semanais. “Ao bater das 17 horas, eu era avisado pelo ajudante de campo da sua chegada [Pedro Passos Coelho]. José Sócrates nem tanto. Uma vez abusou do atraso sem ter avisado previamente a Presidência da República e pedi que o informassem de que já não o receberia”, escreve.

  • fesecapt

    Pedro, o Bom em contraponto com José, O Atrasado!! onde é que já vi isto?

    • TRAFIC

      Esta besta engoliu aqueles sapos todos para nomear António Costa. Foi o melhor momento como “presidente pequenino”

      • fesecapt

        e os batráquios engolidos ficaram de tal forma atravessados que faz de conta que só teve dois primeiros-ministro…

  • OdeioCoelho.

    O que interessará aos portugueses a mexeriquice tabloide deste triste presidente que nem sequer saiu de mãos limpas e que tem espirito vingativo e mesquinho’?

  • Jose Antonio Pamplona

    Era altura de este homem desaparecer do contacto publico. Que goze a sua choruda reforma com a sua maria e deixe-se de comentários de avaliação, porque já sabemos a sua inclinação partidária. As suas opiniões já não servem para nada. As múmias deveriam e devem estar caladas.

    • Indigente_

      Será que vêm no livro as macacadas do BPN ???

      • TRAFIC

        Se viessem ……e não deviam estar todos presos “OS AMIGOS DO BPN” ??????

      • Julio Sampaio Torga

        Veem, Mas possivelmente será apagado a marcador Preto (Típica Moda de Censura) á moda antiga no tempo da famosa PIDE

    • Carlos Costa

      Como tu?????

    • TekMan

      Bem sei que, para algumas pessoas, democracia é só poder falar quem tem a sua “inclinação partidária”.
      Cavaco Silva tem tanto direito a exprimir-se como você.
      Não gosta, não leia.

    • Cruzado

      Não serve pa si!

  • antonio

    Olha..Olha…A múmia fala.Mostra é os teus rendimentos.

  • carlos

    Toda essa corja politiqueira que desgraça portugal e os portugueses é “pontual” mas é na corrupção, tacho, enriquecimento pouco transparente ou mesmo ilícito!

    • Cruzado

      Todos os outros que além de roubarem oferecem-nos bancarrotas, chegam atrasados, lixam isto tudo, são aos seus olhos uns santinhos, não têm culpa nenhuma na por arua que deixam! Parabéns.

  • Manuel Correia

    tenho boa impressão, pessoa séria, patriota,responsável e com recato. Exactamente o oposto dos palhaços, vigaristas e aldrabões.

  • Jp310

    Foi um dos presidentes mais partidários de sempre, e agora por este livro se ve como é mesquinho “Uma vez abusou do atraso sem ter avisado previamente a Presidência da República e pedi que o informassem de que já não o receberia”, sem nenhum interesse pelo país. Bem diziam os americanos que este era um presidente vingativo e amorfo.

    • TRAFIC

      Não sei se foi partidário……..(se o foi provavelmente foi de outro regime que não o democrático) .mas sei que como ser humano “É UM RELES SER HUMANO” e como “presidente” foi mesmo assim com letra minúscula .

      • Cruzado

        Você consegue ser pior! Nem a reles chega.

    • Jose Estevao

      Só em Portugal isso pode ser visto como mesquinhez. Por esta é por outras temos uma das taxas de produtividade mais baixas da Europa.

    • Cruzado

      Você deve com esse ódio gratuito ser melhor!

  • Revoltado

    Vamos ter mais uma escritor…o Sócrates nem o podia ver …como é que podia ser pontual? ele tinha ódio ao tipo…querem o quê? eu no lugar dele aqui faria a mesma coisa…ate ficava de baixa só para não o ir ver…chiça-….ao que chegámos…e depois querem que eu acredite que foi um uma revolução….se fosse esta gente nunca teriam sido as figuras que foram…em revoluções a sério….vão mentir pra outro lado..

  • Julio Sampaio Torga

    A Pontualidade certa ou errada em gente que não é de confiança para o povo é um mal menor! Prefiro falta de pontualidade do que gente falsa e oportunista! Infelizmente estes politicos tem todas as más qualidades possiveis!!!! Uma amostra de Mussoline em ponto pequeno no Portugal dos Pequeninos!

  • João Gil

    A boçalidade e falta de inteligência dos comentários contra Cavaco Silva só qualifica da mesma maneira os autores dos referidos comentários. Gente básica e boçal.

    • Rui Nunes

      Ainda assim, gente básica melhor que V. Exª. que, ao que parece, está muito próxima da múmia e suas ligaduras.

    • Revoltado

      Se ao menos fosse contra o Trumph….ainda vá, ao menos seriam paus mandados das seitas que organizam essas manifestações….quando há interesses…é um ver se te havias…quando não há…é o manda abaixo…

    • fesecapt

      ilumine-nos, então, com os seus belos comentários rutilantes de inteligência e de fineza literária!!

    • Cruzado

      Deixe para lá que os boçais já o atacaram com a “subtileza” e educação que os caracteriza!

  • PROF

    O papa açorda saiu do buraco .

  • NDM

    Múmia dixit

  • zecao

    Nunca gostei deste manjerico, mas como estamos numa democracia `por enquanto` se o tunante pode escrever livros porque é que a múmia não pode??

  • Jota C.

    Esta criatura disse um dia ke os 10000€ ke recebia (eu acho ke era mais) não lhe chegavam para as despesas. Pelos vistos kontinuam a não chegar uma vez ke tem de editar um livro e po-lo a vender/render. Não conto comprar nenhum, nem dele nem do José Rodrigues dos Santos (Orelhas)!

    • Revoltado

      Já somos 2…é uma tristeza este meu País…que boa vida a de alguns..nada produzem, para nada nos servem…mas é isto….

  • Manuel Antunes

    QUNDO MARIO SOARES MORREU VINHA ASSIM NOS JORNAIS,O EX PRESIDENTE M.SOARES DEIXOU UMA FORTUNA INCALCULAVEL AOS FILHOS.ONDE A ARRANJOU?A TRABALHAR É QUE NAO FOI.

    • mocho4

      se tivesse lido percebia.A tal fortuna eram essencialmente livros e património herdado. Mas vem parvinho …mandar bocas. descanse que não tinha obras na Coelha

      • Manuel Antunes

        CHANFRADO

  • Paulo

    A revista Maria ainda existe? Gostava de colocar uma questão cruzei-me com uma rapariga gira e trocámos um olhar fulminante e penetrante será que ela ficou grávida?

    • Paulo

      Esse comentário parvo não dignifica o nick que usa.

      • Paulo

        Como dizemos na minha terra vamos albardar o burro á vontade do dono!
        Deseja que faça um comentário que lhe agrade e assim dá-me um like ou prefere qualquer outra coisa que o contrarie uma espécie de n’importe quoi ou fait divers e ficamos aqui a discutir o sexo dos anjos?
        Ainda assim julgo o meu comentário tão relevante como o tema tratado pela noticia em que relevo o titulo revelador!

        Está bem! Não gosto do Cavaco, do Passos e da Maria Luis o seu contributo para o país foi extremamente negativo para as pessoas/povo (coisa fundamental de um país)a terra, as arvores e as pedras vão andando….

        As seus governos foram imensamente mais prejudiciais para o país (povo/pessoas) que o governo de Socrates ou o que possa ter ganho/gasto com o eventual crime que possa ter cometido!

        • fesecapt

          depois da sua belíssima resposta, aposto que o rapazinho preferirá discutir o sexo dos anjos e das anjas!!

  • DJ Trump

    @ such a fluffy book written by such err…. fluffy nerd. Ok!

  • Vasco Morgado

    A quem é que interessará aquilo que esta múmia possa escrever? Que assuntos tão interessantes terá para descrever uma pessoa que, entre estados mumificados e de tabus, nada disse ou fez? Será apenas para dizer que Sócrates normalmente chegava atrasado às reuniões e Passos era mais pontual? Enfim, deve sentir saudades de ser importante, de aparecer na imprensa uma vez que agora ninguém lhe liga

    • Anonimo

      o pa isso sao os titulos da noticia, nao a substancia do livro, o jornalista que os destacou e porque satisfazem algum criterio que lhe serve, a ele jornalista.

    • Lusitano

      Interessa aos que estudam a História, aos que querem conhecer os pontos de vista de todos os lados e não a escumalha que gosta de ter ideias feitas à medida e conforme as suas conveniências!

  • Resistente

    Vamos ter um novo premio Nobel da Literatura com o livro “Quinta feira e outros dias”

  • Horácio Pires Santos

    Ele quer é mostrar-se para dizer que está vivo! IUm Ex presidente inculto, crispado, parcial e inábel.

    • Anonimo

      sim senhor, inabel

  • Mariocesarcostaalves Alves

    Professor Aníbal Cavaco Silva o melhor Presidente da República depois de Ramalho Eanes
    Só falam mal os da geringonça

    • Julio Sampaio Torga

      Caro (Mariocesarcostaalves Alves) Es uma grande Tristeza! Os meus Pêsames pelo teu Cérebro ter falecido! Pelos visto foste defecar e vieste de lá sem cérebro! Para tua informação o partidário! Existe pessoas neste Pais que não gostam de políticos sejam eles da esquerda ate a porrrra da direita! Pois o povo esta farto de falsos profetas! Agora se tu és um lambe solas! e tens mamadoo com a corja! é normal que venhas para aqui te exibires e protegeres o rabinho reall de quem nao conheces! E se conheces! Meus pêsames! pois já devias ter desfalecido em cérebro! Depois do que este Anti-Portugues fez ao seu povo! Devias ter o mínimo de vergonha nessa cara em aina proteger quem afundou este País de falsos Viriatos!

      • Mariocesarcostaalves Alves

        Vá provocar a P que o P

    • aniovira

      é isso. e o reflexo de tanto comentário vil e ignóbil vem precisamente dos que não lhes chegam aos calcanhares e que pura e simplesmente nada sabem, apenas populam por ai. Metade do povo nem faz ideia da quantidade de leis e vetos que foram realizados pelo cavaco silva. a diferença é que não andava pela rua a pregoar o que fazia ou deixava de fazer. talvez o devesse ter feito, mas essa não é uma das suas caracteristicas.

  • Rui Nunes

    Cavaco, Passos e Cª. eis a firma que já só serve para que o país não os esqueça pelo seu desastrado contributo para que vá levar muitos anos a sair desses desastres.

  • Pedro Baço

    Impressionante a importância que dão a este Cro-Magnon, sobre um assunto que tem tanta importância como o “sorriso das vacas”…

    • TekMan

      A publicação de um livro de um ex-presidente seria sempre notíciada em qualquer democracia.
      Mas eu percebo, é mais outro democrata a quem incomoda a liberdade de imprensa.

    • Cruzado

      É um ex-Presidente, democraticamente eleito! E para pitecantropos você não escreve mal!

  • A verdade

    Não vou comentar esta figura macabra que passou pelo poder.
    Foi o pior político que Portugal teve em democracia.
    Aliás esta criatura teria tido grande sucesso no tempo da ditadura ao qual se candidatou.
    Mais esta criatura foi dos que utilizou a guerra para passar férias em Moçambique acompanhado da sua maria.

    • Paulo

      O Sócrates ainda fez mais estragos. Mas concordo se disser que ambos são os coveiros da situação económica de Portugal, sem esquecer Guterres, com o seu enorme contributo.

      • A verdade

        Concordo consigo, mas o tema é o cavaquismo.

        • Paulo

          Diz que foi o pior, claro que tenho pouco mais idade que a democracia e não consigo avaliar todos. Mas Sócrates foi o pior, até pelos motivos que se conhecem.

          • Jcesar

            Factos, Sócrates de 2005 a 2007 conseguiu resultados melhores que as previsões, isto antes da grande crise económica de 2008, e pode ser comprovado por qualquer um, basta procurar informação,

            De 2007 a 2010 as dívidas públicas dos Países da UE subiram todas em flecha, e em alguns Países subiu bem mais que em Portugal. por exemplo em Luxemburgo passou de menos de 8% do PIB, para mais de 20% do PIB, subiu uns 170%.
            Em Portugal subiu pouco mais de 30%.
            Até na Alemanha subiu 28%, e em Inglaterra subiu 80%.

          • Mr. Pin

            Curiosamente, mesmo levando em conta os problemas levantados pela crise mundial iniciada no final da década passada, Sócrates consegue ainda um melhor desempenho da dívida (crescimento médio de 7,78% por ano) do que o Bloco Central (8,83% por ano) e do que a AD de Sá Carneiro e Pinto Balsemão (os verdadeiros campeões da dívida, que cresceu, em média, 14,53% por ano).
            Passos Coelho bateu todos os records, com 78.000M€ no bolso, recebeu uma divida de 97% em 2011, quando tomou posse e em 2014 já estava em 135%, mais 38% em apenas três anos.

          • Paulo

            A avença deve ser boa. Não vale a pena insistir comigo porque é uma perda de tempo. Sou demasiado bem informado para saber o que representam os 78.000 milhões e para saber que Sócrates subiu a divida pública portuguesa de 70% do PIB para 124% do PIB.

      • Revoltado

        O livro que irá sair só terá interesse para ver o que fala ele do BPN o que aconteceu, quem são os beneficiários desse golpe…já que o BPN foi dos politicos e o BES dos corruptos..se eram os mesmos não sei..mas que foram 2 bancos os causadores da desgraça do povo trabalhador, disso não temos dúvidas..

        • Paulo

          Faça as contas e concluirá que há desgraças infinitamente maiores causadoras dos elevados impostos que os portugueses tem de pagar para suportar os juros que os agiotas metem ao bolso.

          • Revoltado

            Sim as contas tenho feitas, dai a resposta ser tão rápida!, pois foram 50 anos de ditadura, depois mais 42 de ladroagem e corrupção e agora vão ser precisos mais 50 para pagarmos estes roubos e estes esquemas…disto não escapamos….e é preciso que não apareçam mais casos destes…senão nem daqui por 100 anos o povo Portugues estará a salvo….

          • Luis Santos

            Mais 50 anos para pagar? Ainda bem que já cá não estou porque nessa altura vai ser uma festa de arrombo que ficam outra vez endividados! Quando é que vão pagar a divida? Não me faça rir que se me estrela os beços!

          • Jcesar

            Não conheço nenhum Pais da UE que não tenha dívida pública, até a Alemanha em 2010 atingiu uma divida pública de 82% do PIB.

            Mas é bom não a deixarem ultrapassar os 60% do PIB como recomendam, mas são poucos que cumprem essa meta na UE.

          • mvmvmv2

            A sorte desses países é não terem tido um Sócrates que os levasse até quase à bancarrota, que até teve de chamar a troika! Podem ter dívidas altas, mas estavam controladas e não precisaram de ajuda, como a de países governados por irresponsáveis.

          • pasteldenata

            Se você for ver, Cavaco Silva recebia 132% do orçamento português em investimento a fundo perdido por parte da UE, durante 8 anos, mesmo assim, precisou de 83000 milhões de euros (ainda em escudos na altura…) em empréstimos a 15-22 anos, para ter dinheiro para o resto das coisas. Tudo bem que multiplicámos por 12 o tamanho de auto estradas, por 197 vezes o número de estradas alcatroadas e um aumento de 1673% no número de automóveis vendidos em Portugal. (Eram precisos 6 anos somados para igualar o valor de automóveis vendidos entre 1992-1993).
            Mas, a outra parte que os actuais não se lembram, é que em 1997 a forma de pagar os empréstimos mudou… até aí, devido aos juros serem acima de 20% anuais, as pessoas pagavam os juros e nos últimos 2 (ou 3) anos é que pagavam o valor que tinham recebido inicialmente. Entre 2008 e 2010 foram pagos 74000 milhões de empréstimos relativos aos governos de Cavaco Silva. Só por curiosidade, o valor foi muito próximo do valor que a Troika nos emprestou, se se subtrairem os 12000 milhões para os bancos, o governo ainda se endividou mais para pagar aqueles empréstimos antigos.

          • Luis Santos

            Ai que mentira! Quer que o CDS lhe ponha um processo? Veja lá o que diz! Toda a gente sabe que o homem nunca ganhou para as despesas!

          • Paulo

            Vá aldrabar outro. O problema de Cavaco foi ser criador do monstro que é a administração pública. Consulte a dívida pública quando Guterres iniciou funções como primeiro ministro.

          • Jcesar

            !995 divida pública 60% do PIB, 2001 pós 6 anos de Governo de Guterres 54% do PIB, dados retirados do Eurostat.

          • Jose Estevao

            Não foi o Guterres que inaugurou as PPPs criadas para fazer governos futuros pagarem a conta?

        • Luis vz

          E também vai falar como teve razão quando aconselhou os investidores a colocar o dinheiro no BES ,afirmando que era sólido e seguro, quando sabia que estava falido!

          • Pirocas and so on

            Ele queria era recuperar o dele se tu ias perder o teu para esse efeito eram apenas danos colaterais…

      • Jcesar

        Fossem todos os PM`s como Guterres-
        Resultados dos 6 anos de Governo de Guterres, que podem ser confirmados:

        Dívida pública passou de 60% em 1995, para 53.8% em 2001.

        Crescimento da económico 1995 = 2,04%, 1996 = 3,38%, 1997 = 4,04%, 1998 =4,65%, 1999 = 3,64%, 2000 = 3,38%, 2001 = 1,30%.

        Défice nos Governos de Guterres

        1995 =5,0%, 1996=4,5%, 1997=3,4%, 1998=3,5%, 1999=3,0%, 2000=3,2%, 2001=4,8%

        Guterres baixou a despesa do Estado de 37,1% do PIB para 35,1%, aquela despesa primária que o atual Governo quer baixar para os 40% do PIB.

        Nesses 6 anos de governo de Guterres, a taxa de desemprego passou dos 7,1% deixados por Cavaco Silva, para uns historicamente baixos 4%, nunca mais repetidos.

        • Paulo

          Não me lembro muito bem desses tempos do Guterres. Mas recordo-me do pântano. Guterres é bom homem e merece o cargo de secretário geral da ONU.

        • mvmvmv2

          O senhor gosta de parecer incoerente ou é mesmo? Desculpa Costa com o contexto, e elogia Guterres em termos absolutos? Compare o crescimento de Portugal com os da Europa durante Cavaco e Guterres. Pelo facto do senhor amar o Pinóquio, não tem de ser como ele! Seja honesto!!!

      • Lord Farquaad

        O Guterres quase se constipou com o seu comentário infundado, mas acho que ele está imune a tudo do alto do seu cargo… Pois Antónro Guterres é SECRETÁRIO-GERAL DA ONU!

      • Mr. Pin

        PS DE GUTERRES, ÚNICO A DESCER A DIVIDA
        “Resultados dos 6 anos de Governo de Guterres:
        Dívida pública passou de 60.9% em 1995, para 53.8% em 2001.
        Crescimento da economia… 1995 = 2,04% … 1996 = 3,38 … 1997 = 4,04 … 1998 =4,65 … 1999 = 3,64 … 2000 = 3,38 … 2001 = 1,30.”

    • Miguel Fernandes

      não vais comentar e comentas? ????

    • Claríssimo

      VEJAMOS :
      1 – Cavaco implementou no país o Serviço Nacional de Saúde, construiu hospitais, Centros de Saúde em todos os concelhos (e extensões de saúde em centenas de freguesias). Sem pagamento de taxas moderadoras.

      2 – Concedeu o 14º mês a todos os reformados.
      3 – Aumentou anualmente o salário mínimo.
      4 – Concedeu o subsídio de desemprego a contratados a 6 meses.
      5- Aumentou o tempo de licença de parto.
      6 – Concedeu isenção de impostos/IRS a deficientes com 60% de deficiência.
      7 – Isentou os jovens de pagamento de contribuição predial por 10 anos para compra de casa.
      8 – Concedeu juros bonificados aos mais jovens para compra de casa.
      9 – Aumentou o abono de família.

      Governos socialistas:

      1 – Pagamento de taxas moderadoras em consultas e urgências hospitalares.
      2 – Pagamento de taxas moderadoras nos internamentos hospitalares.
      3 – Corte de 4,5% por cada ano nas pré-reformas. (1999)
      4 – Direito a subsídio de desemprego com 12meses de contrato.
      5 – Fim do abono de família a quem tivesse 600 euros de rendimento mensal.
      6 – Aumento para 6% ao ano no corte ao pré-reformados.
      7 – Alteração à fórmula de cálculo das pensões SS em 2016 (redução das pensões)
      8 – Corte de 13,88%, definitivo (fator de sustentabilidade) nas pré-reformas já penalizadas em 6% ao ano.
      Leia e depois comente.

      • Lord Farquaad

        O chefe do gangue bpn/sln teve mais fundos comunitário que NINGUÉM, o seu governo coincidiu com a entrada de Portugal na CEE. Esse verme pariu o sistema deficitário e desequilibrado que conduziu Portugal à insustentabilidade antecipada em 2011 pelo resgate, mas que com ou sem crise internacional teria chegado eventualmente.

      • Martin Vaz

        Quando se comenta um tema, deve ao menos, saber do que se fala!
        Tentar manipular um debate com inverdades, revela ignorância ou falta de carácter.

        “Cavaco implementou no país o Serviço Nacional de Saúde” A SÉRIO

        Vou-lhe refrescar a memoria!

        V – Governo Constitucional 1979-1980
        Primeiro-Ministro
        Maria de Lurdes Pintasilgo

        “Em 1979 com a publicação da Lei n.º 56/79, de 15 de setembro, a criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) veio marcar o “nascimento” do sistema nacional de saúde português, assegurando o acesso universal, compreensivo e gratuito a cuidados de saúde. Até lá, a assistência médica competia às famílias, instituições privadas e aos serviços médico-sociais da Previdência. Ao Estado competia a assistência aos pobres. Desde este ano que o sistema de cuidados de saúde português tem sido então baseado na estrutura de um Serviço Nacional de Saúde (SNS), com seguro público, cobertura universal, acesso quase livre no ponto de utilização de serviços e de financiamento através de impostos.”

        Ensina.rtp
        http://ensina.rtp.pt/artigo/da-democracia-nasceu-o-servico-nacional-de-saude/

        • Claríssimo

          Cavaco implementeu “de facto” o SNS . Anteriormente havia apenas a lei. Informe-se .

          • Lusitano

            O que se há-de fazer com esses tipos? São ignorantes e têm vaidade nisso!

      • Jcesar

        Isto demonstra a incompetência como exerceu o cargo de PR, é o primeiro PR que sente a necessidade de justificar as decisões que tomou enquanto PR.

        E de mais uma vez tentar aldrabar os Portugueses como o fez em toda a sua carreira política, que conseguiu aldrabar muita gente durante tempo demais.
        Só no 2º mandato como PR perceberam a farsa que o homem sempre foi como político, 10 anos como PM , com 2 maioria absolutas, condições únicas em relação aos anteriores, que não aguentavam mais de 2 anos como PM`s. mais 10 anos como PR, basta reparar que foi o PR que terminou essa função com a menor popularidade de todos os PR`s anteriores.

      • emanuel

        Vigarista e aldrabão. O SNS….BURRRRRO.
        Há toda uma “famiglia” da qual Cavaco é padrinho, desde Loureiro, Oliveira e Costa, passando por Torres Couto e UGT (fundo social europeu), as carradas de dinheiro que recebeu da Europa, nem teve a coragem de por em andamento a construção da barragem do Alqueva, teve que ser Guterres a avançar com ou sem UE. Cavaco e “famiglia” deram cabo da indústria, pescas e agricultura e AGORA o seu herdeiro queria dar cabo do resto da Nação dando a chineses e espanhóis, tudo o que é rentável, desde REN,EDP,ANA.CTT,PORTOS etc etc. Agora que lance o livro e compre os exemplares a exemplo do outro.

        • Claríssimo

          Burro, vigarista e aldrabão é V.Exa. Cavaco Inaugurou o início das obras do Alqueva. Guterres posteriormente deu-lhe continuidade. Quanto à indústria, pesca e agricultura, deixe que lhe lembre que era PM o Dr. Mário Soares, que sem fechar os dossiers e ainda em fase de negociação com a então CEE, optou pela entrada juntamente com a Espanha para que Portugal não ficasse de fora. Era preciso, dizia Soares, entrar. Cavaco recém eleito líder do PSD chegou a pôr em causa a assinatura da adesão. Portugal entrou para a CEE com grandes custos e tivemos
          que aceitar o que a CEE entendeu. Está tudo publicado. Leia. Quanto às privatizações leia o PEC 4 de Sócrates e lá verá o que estava para privatizar, era mais. Com a troika devido ao bom governo PS Portugal teve de gramar tudo, ou não se lembra das constantes visitas a Portugal ? Leia, leia….

    • Cruzado

      Macabro é haver gente com tanto ódio sem sentido, que arrogantemente se auto-intitula “verdade” mas vive da mentira e do maldizer! Triste criatura!

  • Mexia

    Desculpem mas vou à retrete. Já agorapodiam-me emprestar o livro?

    • Cruzado

      Use as mãos como sempre o fez!

      • Lusitano

        LOL

  • Jose Estevao

    O ódio irracional que têm a Cavaco é fácil de explicar. Esmagou a esquerda com 4 vitórias eleitorais com mais de 50%. Pouco tempo depois de abandonar o poder começamos a divergir da Europa ano após ano. A bancarrota de Sócrates chegou 15 anos depois de Cavaco ter saído e por isso não lhe deve ser imputada qualquer responsabilidade ou querem também responsabilizar o Afonso Henriques? Como presidente cumpriu o seu papel de fazer cumprir a constituição mesmo quando deu posse à geringonca.
    A única pergunta que precisa responder neste livro é a seguinte: porque não demitiu o Sócrates quando era óbvio que estava a transformar-se num primeiro ministro autoritário com a ambição de controlar todos os meios de comunicação social?

    • Revoltado

      Para mim isso provou que nem deviam ter feito a revolução….afinal de contas o povo gosta dos personagens do antigamente…logo aqui tem a prova que o povo lhes deu conta a revolução….e se o Salazar fosse vivo acredito que o povo votaria nele….e esta hein!…

      • Jose Estevao

        Que espertinho saloio. Cavaco fez mais pela modernização da economia no pós 25 de Abril do que todos os outros primeiros ministros combinados. E sem levar o país à falência.

        • pasteldenata

          ROTFLLLLLLLL
          Sabe porque é que não levou o país à falência? Porque a UE lhe dava 132% do orçamento português… todos os anos. Mesmo assim ainda pediu emprestado um valor (a valores actuais) semelhante ao que a Troika nos emprestou… valores esses que foram pagos já depois de 2000, sendo o último pago em Março de 2010, no valor de 2650 milhões de euros.

          • Jose Estevao

            A EU continuou a financiar o orçamento do estado depois de 1995 ano em que Cavaco abandonou o poder e quando o fez a dívida como percentagem do PIB estava sobre controlo. Mais ainda o governo de António Guterres beneficiou de uma baixa de juros enorme quando entramos no euro e mesmo assim acabamos no pântano em 5 anos de Guterres. Vcs na dita esquerda estão em estado de negação. Não querem nem ouvir falar do corrupto Sócrates.

      • Paulo

        Pois é a revolução deu-lhes a liberdade mas não a cidadania!

      • Asas da Luz

        Neste povo temos gente a mais que abusa da liberdade e da democracia, por isso é melhor não haver tanta liberdade, para mais que a justiça não funciona neste país. O Salazar não fez tudo bem, mas estes são muito piores.

    • pasteldenata

      Esmagou porque controlava toda a estrutura económica. TODOS os dirigentes bancários eram membros do PSD. TODOS os grandes empresários eram do PSD. E a UE enviava contentores carregados de Francos e Marcos para Portugal. Bastou ver que entre 1990 e 1993, foram adquiridos 433000 jipes à Alemanha. Esse valor eram só 104 vezes o número de jipes que existiam em Portugal no final de 1989.

      • Miguel Fernandes

        No tempo em que Cavaco Silva foi primeiro ministro entrava por dia muito dinheiro vindo da CEE.
        No tempo do Guterres do pantano entrava ja a um ritmo do dobro do montante que entrou no tempo do Cavaco Silva…..no tempo do Pinocrates “so” entrava o triplo por dia do que entrou no tempo do Cavaco. No entanto os esquerdalhos ficaram cristalizados no passado e criaram este mito urbano, cretino e ignorante de que no tempo do Cavaco em que ENTRAVA dinheiro que nunca mais acabava….enfim, que corja!

      • Jose Estevao

        Ainda bem que o senhor não quer que os políticos controlem todas as alavancas do poder. Eu também não. Por isso defendo a privatizacao da CGD e da RTP. Uma perguntinha, onde estava quando o Sócrates tentava tomar o controlo dos media?

    • Miguel Fernandes

      Nem mais Caro Estevao.

    • Cruzado

      Nem mais!

  • Calma malta…

    é nos pormenores que se veem o respeito pelas pessoas e pelas instituições!

  • Julio Sampaio Torga

    Caro (Mariocesarcostaalves Alves) Es uma grande Tristeza! Os meus Pêsames pelo teu Cérebro ter falecido! Pelos visto foste defecar e vieste de lá sem cérebro! Para tua informação o partidário! Existe pessoas neste Pais que não gostam de políticos sejam eles da esquerda ate a porrrra da direita! Pois o povo esta farto de falsos profetas! Agora se tu és um lambe solas! e tens mamadoo com a corja! é normal que venhas para aqui te exibires e protegeres o rabinho reall de quem nao conheces! E se conheces! Meus pêsames! pois já devias ter desfalecido em cérebro! Depois do que este Anti-Portugues fez ao seu povo! Devias ter o mínimo de vergonha nessa cara em aina proteger quem afundou este País de falsos Viriatos!

  • Calma malta…

    Cavaco Silva devia ter demitido Sócrates como fez Sampaio de forma leviana com santana lopes… ou ate quando se recusou aceitar alguns ministros… belo exemplo!

    • Catarino

      Por muito menos a Esquerda e até o Mário Soares insinuou ameaça de morte ao Juiz que se atreveu a acusar o Socrates, porque a Esquerda só aceita a Democracia e a Constituição quando lhe interessa, continuam arruaceiros apologistas da desordem Publica tal como na 1ª Republica que levou o País á falência e á instauração do regime antidemocrático. Salazar dizia que o Povo Português não estava preparado para viver em liberdade… Ainda hoje vemos que o povo não vê que as Dividas provocadas pela Corrupção, matam a Democracia

    • Luis Santos

      Então se ele tivesse demitido o Sócrates quem é que chamava depois a troika? Estás a ver? Ou não?

  • PALAVRA DEMOCRATA

    O PADRINHO está de volta, agora em livro!

    • Paulo

      Parece que vem aí o novo Scarface!

    • Cruzado

      O socrates gatuno vai editar outro?

      • PALAVRA DEMOCRATA

        Com o dinheiro roubado através do BPN, dá para editar uma biblioteca!

  • Henrique

    NÃO HÁ um nome sequer ,nos ultimos 40 e tal anos de política,que faça-me comprar um livro ….a não ser que eu queira comprar umas ações de banco que recomende…

    • Paulo

      Não se meta nisso!

      • Henrique

        Apanhastes bem a ironia…

        • Paulo

          Vade retro satanás!

    • Paulo

      Quando são das boas eles não dizem nada a ninguém!

  • PALAVRA DEMOCRATA

    O PADRINHO está de volta, agora em livro!
    O homem que era “professor de economia”, “ex-primeiro ministro” e ” presidente da República”, mas que no seu 2.º mandato de PR deixou o país mergulhar numa Bancarrota!!
    É caso para dizer, que NUNCA esteve à altura de exercer o cargo de Presidente!!!!

  • Miguel Fernandes

    Um bem haja ao ex-presidente Cavaco Silva pelo enorme sentido de Estado e grande respeito revelado pelo Povo portugues ao colocar em memoria a sua presidencia prestando desse modo contas aos portugueses.
    Os esquerdalhos, incluindo aqui os xuxas-bancarrota e os esquerdalho-fascistas odeiam que as verdades sobre a corja que enterrou Portugal recentemente venham a tona.

    Sinal de que Cavaco toca na ferida dos esquerdalhos avencados, pagos simplesmente para denegrir os verdadeiros portugueses.

    • george

      Os pafiosos queriam outra múmia na presidência…na república não houve nada tão mau…

    • fesecapt

      não te esqueças de comprar o livro e pedir autógrafo!!

      • Cruzado

        Eu vou comprar e pedir dedicatória! ;)

        • fesecapt

          faz V. Excia muito bem!! afinal, o homem agradece toda a ajuda para pagar a água da piscina da casa na Coelha. é que as reformas dele e da Maria juntas não dão para mandar cantar um cego!!

    • fesecapt

      e sinal que és mais um dos contratados estabelecidos fora de Portugal para andarem a fazer propaganda em tudo o que é internet!!

  • pasteldenata

    Normal… o gabinete de Passos Coelho tinha 437 pessoas, mais 7 escritórios de advogados e 21 empresas de consultadoria a trabalhar com ele. O Sócrates tinha 118 pessoas, 2 escritórios de advogados e 1 consultora.
    É normal que o Passos pudesse deixar outros a tratar dos assuntos que o Sócrates não podia.

  • Almocreve

    A falar de Sócrates e de Passos Coelho?
    Essas figuras, tal como o autor do livro pertencem já, definitivamente, ao passado…!

  • Goias

    Mas este man esta morto e enterrado não pode falar…isto é pesadelo

  • Santos

    Os esquerdalhos continuam por aqui a vomitar ódio ao Cavaco e tudo o que não é da seita deles.
    Que nojo de gente! Se não fosse ter havido homens como Cavaco ou Passos Coelho, andávamos agora a comer pedras.
    Tenham vergonha, já é altura de começarem a ser honestos e reconhecer as verdades.
    A esquerda é a desgraça deste país!

    • Miguel Fernandes

      100% razao.
      Sao uma corja!
      O unico talento que esta corja revela e de enterrar e falir Portugal. Nisso sao recordistas mundiais.

      • Cipião Numantino da Boina,

        José Miguel Fernandes explica cá à gente a (estória) das escutas em Belém, e já agora a do arrastão da praia de Carcavelos.
        Conta. Conta.

  • Andrioleta Emengarda Mannetta

    Grande múmia “artística” que me saíste ó Sr. Silva.
    E demoraste 5 longos anos a perceberes isso e a apeares-o ou foi a pensar na tua reeleição que o aguentas-te.
    Palhaço… Só mesmo em Portugal para depois de 10 anos de “Cavaquismo” como Primeiro Ministro, seres eleito para Presidente da Republica em dois mandatos.
    Já sei que as reformas chorudas que tens não te chegam por isso decidiste editar esse pasquim para deleite dos fieis seguidores e dos fanáticos apologistas das múmias.

  • Goias

    Tambem tenho vontade de vomitar só de ler comentarios PAFs reacionarios, bandidos fascistas

    • Claríssimo

      Comentas virado para o espelho e o resultado é esse.

    • mvmvmv2

      Prefere os dos social-fascistas? Quem gosta de ser enganado, geralmente prefere…

    • Lusitano

      E a mim nojo ao ver tanta gente como o senhor neste país! O mais atrasado da Europa é também o que tem mais gentinha do seu tipo! É caso para estudo.

    • mvmvmv2

      A azia é assim tão forte que provoca vómitos? Será porque Cavaco foi o único PM a concorrer a eleições e teve maioria absoluta na AR? Aliás, que teve duas maiorias absolutas nessa condição de PM. Ou, mais ainda, que mais de 50% dos votos nessas duas vezes? È assim tão grande a azia?

  • Goias

    Ó mumia vái la para a vivenda SLN que não foi ganha, foi oferecida..o Socrates tambem tem amigos desses e pelo menos não apareces que estas morto ..isto já nem é bruxedo só póde ser assombração

    • Miguel Fernandes

      Incomodam as verdades.
      Eu percebo.

      • Lusitano

        E de maneira, até tremem!

  • Claríssimo

    Pois é, foi Cavaco quem implementou o Serviço Nacional de Saúde no terreno, construindo novos hospitais e Centros de Saúde espalhados pelo país, sem qualquer pagamento de taxas moderadoras. Foi Cavaco que concedeu o 14º mês aos reformados. O PS através de Ferro Rodrigues, Ministro do Trabalho e Solidariedade, no governo de António Guterres, efectuou o corte de 4,5% por cada ano, nas pré-reformas, Dec.-lei, nº09/99 de 08 de Janeiro. O PS introduziu as taxas moderadoras no acesso às urgências,consultas e mais tarde, Correia de Campos, Ministro da Saúde de José Sócrates, no internamento hospitalar. Lembram-se ? Leiam e depois falem !

    • Claríssimo

      Acrescento ainda, quando Cavaco foi PM o salário mínimo foi aumentado anualmente, os desempregados que tivessem tido um contrato de trabalho de 6 meses tinham direito a subsídio de desemprego. Se não estou enganado foi no tempo de Cavaco PM que a CGTP fez o único acordo de concertação social.

      • fesecapt

        inventa, inventa!! ainda ganhas o Nobel com tantas invenções! o Nobel da Estupidez, claro!!

        • Cruzado

          Inventa!!! Tenha vergonha na cara!

          • fesecapt

            tenha você vergonha de se vir meter na conversa, assumindo as dores alheias!!!
            a si nem tento pedir que prove seja lá o que for, afinal já é mais do que conhecido por não saber o que diz…

        • Claríssimo

          Inventa ? Pois é, custa a verdade ! Actualmente o governo PS aplica aos pré-reformados, a invenção do ministro Vieira da Silva, no governo de Sócrates, o corte de 6% por cada ano e depois às contas feitas aplica o corte final de 13,88%(factor de sustentabilidade). Com a nova fórmula de cálculo de pensões da SS, do mesmo ministro, que entrou em vigor, os novos reformados e particularmente pré-reformados ficam na miséria. Sabia ??? Leia, leia !

      • Maria de Fátima Silva Oliveira

        Abriu a televisão ao setor privado, etc….

        • Cipião Numantino da Boina,

          Sabe qual foi a comissão paga?

  • joao pedro

    Cavaco o v#erme que destruiu o país ao longo de 30 anos e que se amanhou como quase todos os políticos do psd!

    • Miguel Fernandes

      E sobre o teu amigo Pinocrates, nada?

    • Lusitano

      Caramba os seus amigos é que são bons! deveria ter vergonha em mentir com tanto descaramento.

  • Redondinha

    A hora do beija-mão é sagrada…

    • Asas da Luz

      E do chásinho com pastel de nata, e logo a seguir uma sonecasinha.

  • Luis vz

    A Múmia também já tem em andamento o lançamento de um segundo livro a explicar como ELE, o seu criado de estimação jornaleiro Lima, Jose Manuel Fernandes do Observador, etc. escreverão o guião da telenovela chamada “Escutas a Belém!”

  • Luis Santos

    Olha a novidade! Que o Passos Coelho era pontual já a gente sabia! Então não sabíamos que mal chegavam as ordens de Bruxelas, eram logo de imediato cortadas as pensões, os ordenados, os feriados, os subsídios, os aumentos de taxas moderadoras, os cortes nas escolas, o desmembramento de grandes empresas como a TAP, a RTP (que só não foram porque não deixaram) os Transportes, os Estaleiros, e outras coisas mais que já não tiveram tempo, não foi porque não fossem pontuais. Agora o Sócrates? Meu DEUS! Primeiro que fizesse o que lhe mandavam era um caso sério! O que valeu foi que não lhe mandaram fazer grande coisa porque ele com a troika devia ser bonito. E agora com o Costa é um pouco melhor mas não é nada pontual como era o Passos Coelho! Nem pensar!

  • Catarino

    A Esquerda e até o Mário Soares insinuou ameaça de morte
    ao Juiz que se atreveu a acusar o Sócrates, porque a Esquerda só aceita
    a Democracia e a Constituição quando lhe interessa, continuam
    arruaceiros apologistas da desordem Publica, tal como na 1ª Republica
    que levou o País á falência e á instauração do regime antidemocrático.
    Salazar dizia que o Povo Português não estava preparado para viver em
    liberdade… Ainda hoje vemos que o povo não vê que as Dividas
    provocadas pela Corrupção, matam a Democracia

  • Anton Chigurh

    Afinal a múmia de Boliqueime tinha a memória reduzida a escrito em rolos e rolos de papiro.

    • fesecapt

      não será antes em rolos e rolos…de papel higiénico? é que o papiro é caro e as parcas reformas dele e da maria mal dão para pagar a água da piscina da casa da Coelha!!

  • Luis vz

    Passos Coelho pontual e obediente como mandam as regras da Madraça do sr silva!

  • Asas da Luz

    Um dos piores erros, para mim o pior, foi ele não ter demitido o sócrates a tempo, por cobardia.

  • Rola

    …Vou relembrar a quem eventualmente sofra de amnésia, que ainda estamos a pagar a fatura do desgoverno que foi Cavaco Silva – «O POLITICO DE MÁ MEMÓRIA» – quiçá o português que mais ajudou a enterrar o País. Com contentores de dinheiro a entrarem em Portugal no tempo da CEE/EU, qualquer marreta politico faria maravilhas. Cavaco limitou-se a estagiar a profissão de coveiro. O BPN, Sociedade Lusa de Negócios & Fins, fazem parte do seu currículo vitae – Dias Loureiro, Duarte Lima e tantos outros, são os seus amigos de estimação – que depois de tanto roubarem o país, mostraram – lhe agradecimento, financiando-lhe as campanhas presidenciais que resultariam na grande fatalidade que seria a sua ascensão à presidência da República. Cavaco é o sujeito sem valor reflexo, pelos motivos atras referidos…

  • Marco do Correio.

    A múmia é mentirosa.

    • Cruzado

      Então não minta.

  • fesecapt

    Sócrates não era pontual? que grande coisa, afinal o gajo é português!!

  • Cipião Numantino da Boina,

    E qual deles é que levava cuecas lavadas?

    • mvmvmv2

      Não precisavam, porque levavam uma (um?) rolha. É que há rolhas que sempre estiveram perto da porcaria.

  • Kusturika

    queremos é saber:
    – o que te passava pela cabeça quando hasteavas à bandeira da nação ao contrário, numa cerimónia pública, impávido e sereno.
    – há quantos anos não pagas o IMI que é devido das tuas muitas propriedades.

    O resto é conversa.

    • Cruzado

      O episódio da bandeira foi uma cilada ceita por um bandalho de esquerda, não foi o Presidente a colocar a bandeira naquela posição! Para gentalha vale tudo, agora a caminho de nova bancarrota é tudo uma maravilha! Os canalhas estão felizes porque são os únicos a comer do tacho!

      • fesecapt

        o que mais te chateia é não poderes continuar a receber a avençazinha como bufo…

  • fesecapt

    perspectiva-se uma batalha literária para felicidade dos editores, livreiros, jornalistas e comentadores avulso deste País: Sócrates escreveu (ou diz que escreveu) um livro, Cavaco responde com outro, já sem a ajuda do Fernando Lima, que entretanto também escreveu um livro a cascar no Sócrates e no Cavaco. irá o Zé das Socas responder? irá Lima escrever a desmentir o filho do Senhor Teodósio das Bombas de Gasolina de Boliqueime? será desta que Santana Lopes deixa de andar por aí e escreve as suas memórias? Durão Barroso, já terá autorização da Goldman Sachs para aparecer em público e escrever sobre a sua vida? e Ricardo Salgado já terá luz verde do juiz Carlos Alexandre para por em letra de forma a gloriosa saga do BES???
    esperam-se com ansiedade as cenas dos próximos capítulos.

  • Mário Silva

    Salazar era um anjo a beira desse ex PR e do PPC !

  • Antonio

    Não se compreende como é que Cavaco sendo um especialista em Economia permitiu que Sócrates endividasse o país a níveis incomportáveis

    • Jose Estevao

      Talvez por respeito à constituição. Quem elegeu o Sócrates foi o povo é não o presidente. Portanto somos todos responsáveis pelo endividamento até porque na altura queria ainda mais endividamento e quem fosse contra, tipo Cavaco, era acusado de uma coisa sinistra, chamada economicismo. Saudade e economicismo são palavras que só existem em português.

      • Antonio

        Mas o PR também é um órgão de soberania eleito pelo povo. Sampaio demitiu Santana por bem menos. Já ouvi outra versão e essa com contornos maquiavélicos. Acho que Cavaco teve medo de agitar as águas e deixou que Sócrates se afogasse juntamente com o país no excessivo endividamento externo com a consequente pré bancarrota, servindo-se desse fato como uma razão natural para o descrédito politico de Sócrates. Limitava-se a ir dizendo “cuidado com crescimento do monstro”. Sócrates passou das marcas em muitos aspectos da governação e você até cita aqui alguns, e Cavaco tendo poderes para o travar, não o fez, e acho que isso que vai ficar para a história. Anteriormente, Cavaco não hesitou em apoiar indiretamente a decisão de Sampaio contra Santana, referindo-se a este último como “a má moeda”. Há momentos da vida de um país, em que se justifica que ” morra homem mas que fique fama”. O medo não faz heróis e dos fracos não reza a história. Votei nele em todos os atos eleitorais.

  • violas

    Este foi o homem que teve como companheiros de estrada, o mata-velhas, o queijeiro, o oliveirinha, o minion, o coimbra.

    Este foi o homem que se esqueceu de pagar os impostos da sua maison

    Mas este homem sabe que para serem mais honestos que ele têm de nascer duas vezes.

  • JP

    Mais um livro para se auto-justificar…
    O Impoluto, o grande politico, o extraordinário economista, escreve um livro para se justificar e tratar os outros como inferiores…
    Enfim, não foi o 1º a fazê-lo, infelizmente…
    Dá para perceber a existência dum padrão? Ou estará relacionado com a necessidade que os homens pequenos têm de se sentirem grandes, pelo menos nas suas narrativas?

  • Cipião Numantino da Boina,

    ” No prefácio, explica que o que faz no livro é prestar “contas aos portugueses” ” Até que enfim vamos ficar a saber do negócio da quinta da Coelha e das acções do BPN.

  • Born in 1960

    Cavaco Silva, enquanto Primeiro-ministro e Tavares Moreira enquanto governador do Banco de Portugal, são os RESPONSÁVEIS pelo DESAPARECIMENTO de 17 toneladas de ouro do Banco de Portugal, que em 1990, entregou ao Drexel Burnham Lambert, um dos principais bancos comerciais na época, e este foi à falência envolvida no escândalo dos junk bonds de Michael Milken, homem da grande Finança acusado de extorsão e fraude. Será que Portugal recuperou esse ouro? Será que Cavaco fala neste caso no seu livro?

  • Arroz

    Há políticos que tardam em desaparecer do mapa.

  • Pirocas and so on

    A razão desta nulidade ainda não estar a comer terra como o bochechas e coisa que me ultrapassa…

  • Alberto Martins

    Tricas e mexericos…em suma…

    Socrates que tudo aponta no sentido de ser um escroque que se aproveitou do poder para chafurdar na corrupção, tinha como grande defeito chegar atrasado.

    Já passos coelho, um mentiroso, vigarista, aldrabão, fugitivo ao pagamento de impostos e contribuições para a segurança social apesar de como deputado ter aprovado o regime da segurança social.

    Passos coelho que pediu subsidio de exclusividade por inteiro como deputado e não tinha direito porque trabalhava para a tecnoforma e outras, tinha uma grande virtude que era chegar a horas e comportar-se como o bom aluno que também era com a merkel e o alemão da cadeira de rodas…cócoras e calças em baixo.