BBVA multado em 83 milhões de euros por causa de operação irregular nos EUA

O grupo bancário espanhol contesta o veredicto que considera ser "injusto" e pondera recorrer da decisão do tribunal de Dallas. Em causa está uma operação de venda de crédito datada de 2009.

O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) acaba de perder uma batalha judicial nos Estados Unidos da América (EUA) por causa de uma operação que realizou há cerca de oito anos. A Compass, filial do grupo bancário espanhol, foi condenada por um tribunal de Dallas, Texas, a pagar 83 milhões de euros em multas, devido a uma transação irregular, noticia hoje o jornal espanhol “El Economista”.

Fontes do BBVA garantiram ao “El Economista” que discordam da decisão e estão a ponderar recorrer, classificando o veredicto como “injusto”. A sentença estipula que a BBVA Compass deverá pagar cerca de 38 milhões de dólares ao queixoso, o promotor imobiliário David Bagwell, e mais de 20 milhões de dólares a um conjunto de empresas detidas pelo mesmo Bagwell. Terá ainda que desembolsar outros 40 milhões de euros por “danos punitivos”.






Mais notícias
PUB
PUB
PUB