InícioNotícia escrita porMaria Teixeira Alves

mtalves@jornaleconomico.pt

Ministro das Finanças tinha negado qualquer intervenção legislativa sobre a Associação Mutualista e apontado que o único processo em curso é transformação da Caixa Económica Montepio Geral em sociedade anónima

A venda é feita através de seis operações individuais, de 250 milhões de euros do défice tarifário de 2015, e de 324 milhões de euros do défice tarifário de 2017, relativo a sobrecustos com a produção em regime especial.

Resultados foram sustentados no aumento de 31% das comissões líquidas, a compensar a queda da margem financeira em 12%.

A agência de rating diz que esta decisão do Governo, que tem o aval de Bruxelas, retira de cima dos bancos o impacto de uma menos-valia provável na venda do Novo Banco.

Marques Mendes "apurou" que é intenção do Governo reunir, em conjunto com o Banco de Portugal, com os partidos com assento parlamentar na próxima semana para os informar da evolução e resultado das negociações.

A Inapa registou um resultado líquido negativo de 2,2 milhões de euros em 2016, muito acima do prejuízo de 400 mil euros apresentado em 2015.

A Oi aprovou mudanças no plano de recuperação publicado em setembro de 2016, prevendo pagamentos aos bancos num máximo de 16 anos e a entrega a detentores de títulos de até 38% das ações da companhia, após três anos.

Mário Centeno falou dos dois temas em curso no sistema financeiro que trazem algum risco ao sistema: venda do Novo Banco e supervisão dos produtos financeiros da Associação Mutualista Montepio Geral.