InícioNotícia escrita porJoana Almeida

jalmeida@jornaleconomico.pt

O possível cenário de eleições antecipadas veio trazer um sentimento de descrença generalizada entre os alemães e no país há quem tema a possibilidade de o populismo vir a aumentar e ser eleito um "Trump alemão".

Numa carta enviada ao Governo britânico, a diretora-geral para a educação e cultura da Comissão Europeia, Martine Reicherts, afirma que "após a saída da União Europeia, a participação do Reino Unido em atividades da União Europeia, como a Capital Europeia da Cultura, não será possível".

O relatório anual sobre a cobrança de impostos mostra que, ainda assim, entre os 35 Estados que fazem parte da OCDE, Portugal ocupa o 16.º lugar cimeiro entre os países onde os impostos têm um maior peso.

O índice PMI do setor industrial da zona euro subiu de 58,5 para os 60,0 pontos, com a taxa de emprego a registar a maior subida dos últimos 17 anos e o aumento da inflação a contribuir positivamente para a intenção do Banco Central Europeu (BCE).

Ao todo os seis grandes bancos portugueses faturaram 1,62 mil milhões de euros em comissões líquidas, o que representa uma subida de 5,7% em relação a 2016.

Os investidores da bolsa portuguesa mostram-se reticentes depois de a Comissão Europeia ter apontado à proposta de Orçamento do Estado enviada pelo Governo português "riscos de incumprimento" das metas estabelecidas no Pacto de Estabilidade e Crescimento.

Num encontro entre a Comissão de Trabalhadores, o Conselho Diretivo e o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, 312 dos 321 trabalhadores presentes (97%) disseram não concordar com a mudança (apenas oito disseram que concordam).

Em causa estão as altas taxas de juro do país, que têm fechado as portas a vários projetos que precisam de crédito bancário. O BCP é um dos principais acionistas do Millenium BIM, o principal banco comercial moçambicano que também está a enfrentar "uma fase difícil".