InícioNotícia escrita porEconómico Madeira

madeira@jornaleconomico.pt

A Madeira foi escolhida, pela Casa da Moeda, para representar Portugal na série Ibero-Americana “Maravilhas da Natureza”, no Plano das Moedas Comemorativas 2017. Na moeda que representa Portugal surge uma flor endémica da Madeira, o Gerânio, que se associa à beleza natural de outros oito países: Argentina, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, Nicarágua, Paraguai e Peru.

O Centro Internacional de Negócios da Madeira deverá ter gerado o ano passado 190 milhões de euros de receita fiscal efetiva para a Região Autónoma da Madeira, segundo dados validados pela Autoridade Tributária, pese embora os números possam não estar ainda totalmente apurados.

A TAP acaba de incluir a Madeira no programa “Portugal Stopover” que lançou no verão passado. A ideia passa por incentivar os passageiros de longo curso que viajam na companhia, com trânsito em Lisboa ou Porto, a aproveitarem a passagem por estas cidades para permanecer até três dias, sem custos adicionais às suas tarifas.

Aumento da receita fiscal, subida do emprego direto no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) e crescimento exponencial do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) foram três consequências positivas que a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM) constatou na análise à evolução do centro internacional em 2016.

O plenário do Governo Regional da Madeira decidiu conceder tolerância de ponto em todos os serviços, institutos e empresas públicas sob a tutela do executivo, na terça-feira de Carnaval e na manhã de quarta-feira seguinte.

O Grupo Parlamentar do PCP-Madeira apresentou um projeto de resolução, já entregue no parlamento regional, propondo a abertura dos Museus da Região aos domingos e feriados, a exemplo do que já acontece no Continente.

A Instância Central da Comarca da Madeira condenou hoje no Funchal, a uma pena de três anos de prisão, o cidadão Rui Freitas, 51 anos, autor confesso de um incêndio florestal na Camacha a 15 de Agosto do ano passado.

O grupo parlamentar do PCP-Madeira já formalizou a entrega na Assembleia Legislativa do requerimento para a realização de um debate parlamentar sobre a precariedade laboral.