Aleksandar Vucic vence presidenciais na Sérvia

No discurso perante os apoiantes na sede do seu partido de direita, o vencedor assegurou ser um dia “muito importante” e que “mostra por que caminho a Sérvia deve seguir”.

Antonio Bronic / Reuters

O primeiro-ministro Aleksandar Vucic venceu este domingo à noite as eleições presidenciais na Sérvia. No discurso perante os apoiantes na sede do seu partido de direita, o vencedor assegurou ser um dia “muito importante”. “Mostra por que caminho a Sérvia deve seguir”, declarou, depois de uma projeção independente lhe dar a vitória à primeira volta com mais de 55 por cento dos votos.

Aleksandar Vucic assinalou que teve mais votos do que os seus dez adversários da oposição juntos e foi saudado com cânticos de vitória pelos seus apoiantes, agora que está afastada a hipótese de uma segunda volta, que se realizaria no próximo domingo.

A sondagem da agência Ipsos dava 55,8% a Vucic e apenas 15% ao segundo classificado, mas os resultados oficiais completos só deverão ser conhecidos na segunda-feira. Aleksandar Vucic, um nacionalista tornado pró-União Europeia, deverá reforçar o seu poder com este resultado, nomeando um sucessor à vontade e reforçando os poderes da Presidência que vai ocupar.

PUB
PUB
PUB