Zealandia: Afinal, há outro continente na Terra

A possibilidade de um novo continente ser reconhecido está cada vez mais próxima e parece não ser novidade. A proposta remonta a 1995.

Zealandia - continente

De acordo com Dave Mosher, do portal Business Insider, 11 geólogos apresentaram recentemente um estudo onde afirmam que existe mais um continente, de seu nome Zealandia.

O trabalho foi publicado na revista da Sociedade Americana de Geologia, GSA Today. Segundo os especialistas, esta massa de terra, situada no sudoeste do Pacífico, possui dois terços do tamanho da Austrália e está 94% debaixo de água.

No centro da massa encontra-se a Nova Zelândia, mas a área abrange também a Nova Caledónia, a Ilha Norfolk, a Ilha de Lord Howe e os recifes de Elizabeth e Middleton. O trabalho  indica que o território fazia parte do supercontinente do sul, Gondwana, um do qual fazia parte a Antártida, a América do Sul, África, Madagáscar, Seicheles, Índia, Austrália, Nova Guiné, Nova Zelândia, e Nova Caledónia, que entre 65 a 85 milhões de anos atrás, ter-se-á separado e afundado.

Caso este continente seja reconhecido, tornar-se-á no mais pequeno do mundo.

O estudo atual feito pelos geólogos permitiu-lhes concluir que ao longo de milhões de anos, as placas tectónicas da região têm feito o “continente” Zealandia submergir ficando apenas vísivel 5%.

Os geólogos também determinaram que o continente se encontra separado da Austrália e que está dividido em dois segmentos-  o norte e  sul, pela Placa Australiana e a Placa do Pacífico.

O nome Zealandia já havia surgido em 1995, e foi criado por um geofísico da Universidade da Califórnia chamado Bruce Luyendyk.

 

  • inguias

    Atenção que se a Zealãndia tem 2/3 da Austrália não pode ter uma área de cinco mil quilómetros quadrados mas cinco milhões.
    É a 1ª vez que oiço falar neste novo continente e por isso não me pronuncio mais.

    • acorbenfiquista

      É a confusão dos milhares, dos milhões e dos mil milhões. Esses jornalistas estão a precisar de voltar à escola primária de antigamente(não ao 1º ciclo) para aprenderem a ler/escrever números.

      • F Soares

        Não fazem reciclagem da primária ( se é que alguma vez aprenderam…) e depois dá nisto….

        • acorbenfiquista

          Mas infelizmente eles não têm culpa. A culpa é dos responsáveis pelas candidaturas de admissão a professores do 1º ciclo, que na sua maioria são alunos de letras que deixaram de matemática no 9º ano e com nota negativa. O que é que esses tipos ensinam…oque não sabem, ou melhor o que nunca souberam?

      • Hélia Galvana

        E a fotografia também foi muito bem escolhida pela S.ra Jornalista Cátia Marques porque se vê perfeitamente a Nova Zelândia que é a maior área emersa (~93%) deste continente.

        • Ricardo

          Realmente a foto, da maneira que está apresentada, dá a entender que se está a falar da zona demarcada pelas linhas, um pouco acima da Austrália. De facto, as linhas da foto são os limites das placas tectónicas; o suposto novo continente não aparece bem representado. Ele situa-se do lado direito da Austrália, precisamente onde fica a Nova Zelândia.

        • inguias

          Atenção que a Nova Zelãndia não fica a norte da Austrália mas mas a sudeste. Estive lá há menos de 2 anos.

    • Migui Mau

      5000 km2 é quase a área do algarve …

  • PROF

    Então mas se o nivel do mar está a subir … este continente está a esticar ??

    • acorbenfiquista

      O nível do mar só sobe para os ambientalistas extremistas. Para esses era bom que ainda vivessemos na idade da pedra ou do fogo. De qualquer das formas o continente pode estar a emergir independentemente da subida ou não das águas, basta perceber um pouco de geologia para aceitar essa possibilidade. Atenção que em geologia estudam-se rochas e não pedras, estas são o que muitos que por aí andam têm na cabeça…!!!

  • Atento II

    Há, e há ilhas e penínsulas…tudo submerso…

  • joaquim

    já sei para onde deveríamos mandar alguns politicos…