Volatilidade da libra: ‘Traders’ desistem de acompanhar o Brexit

Além da incerteza do Brexit e da inflação, os analistas referem ainda que as expetativas que o Banco de Inglaterra suba as taxa de juros diminuíram no mês passado, enquanto os dados económicos do Reino Unido têm dececionado recentemente.

Jason Alden/Bloomberg

Desde o referendo que ditou o Brexit, há mais de um ano, que a moeda britânica tem sido pressionada pela saída do Reino Unido da União Europeia. No entanto, os mercados parecem ter desistido de tentar acompanhar a libra esterlina, com a moeda entre as menos voláteis de um grupo de 10 incluídas num índice da agência Bloomberg.

A baixa volatilidade da moeda não é necessariamente uma boa notícia, especialmente numa altura em que a terceira ronda de negociações do Brexit parece não estar correr bem. “O sentimento é que as coisas estão a ser empurradas para a frente cada vez mais”, explicou chefe do departamento de trading cambial, do Barcleys Plc., James Hassett, em entrevista à Bloomberg.

“Para que a libra esterlina suba, os mercados terão de ver um acordo comercial definitivo. Isso parece muito longe neste momento e os níveis dos preços refletem essa falta de certeza”, acrescentou, referindo-se à inflação no Reino Unido, que ficou em 2,6% em maio e julho, abaixo das expetativas.

Além da incerteza do Brexit e da inflação, os analistas referem ainda que as expetativas que o Banco de Inglaterra suba as taxas de juros diminuíram no mês passado, enquanto os dados económicos do Reino Unido têm dececionado recentemente.

Estes fatores estão intrinsecamente ligados à forma como o Reino Unido e a UE consideram os termos do divórcio, os mercados estão a encarar as notícias diárias sobre o assunto como ruído de fundo.

“O que é que a [primeira-ministra Theresa] May pode dizer que possa surpreender nesta altura?”, questionou James Hassett, diretor de operações cambiais no Barclays Plc. “A menos que mudem o jogo final, as possibilidades que o mercado está a descontar, é ruído de curto prazo”.

 

 



Mais notícias