Transportares preocupados com a situação política na Europa

“O futuro começa hoje” é este o mote do congresso da ANTRAM, associação das empresas lusas de transporte de mercadorias. Durante dois dias serão debatidos temas como o mercado livre, a evolução dos camiões e o futuro do setor em Portugal.

O Brexit, as questões relacionadas com a emigração e a presidência de Donald Trump serão alguns dos temas em análise na 17.ª edição do Congresso Nacional da Associação Nacional de Transportes Públicos Rodóviarios (ANTRAM), que decorre entre 20 e 21 de outubro, no Algarve.

Durante estes dois dias, o congresso pretende debater, sob o mote “O futuro começa hoje”, os desafios que se apresentam nesta área à Europa, entre outras matérias. Esta será a temática do primeiro painel, que destaca as barreiras que a desagregação da União Europeia levanta ao livre mercado único.

O segundo dia do congresso focar-se-á no futuro do transporte de mercadorias em Portugal, uma atividade que a própria ANTRAM considera “fundamental para a economia nacional e para as exportações”. Em debate estarão a falta de regulação da atividade, a escassez da mão-de-obra qualificada e, ainda, as condições necessárias para a construção de uma política estratégica para a dinamização do setor.

À tarde, o debate vai centrar-se na próxima evolução do setor – o camião autónomo –, que aparecerá na sequência do aumento da demanda por serviços especializados e cada vez mais tecnológicos.






Mais notícias
PUB
PUB
PUB