Temperaturas atingem os 45 graus esta quinta-feira

As temperaturas continuam a subir e podem chegar aos 45 graus, no Alentejo. Para o resto do país, o IPMA prevê que as temperaturas máximas ultrapassem os 30 graus.

Para esta quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê o céu pouco nublado, mas as temperaturas não deixam de subir. No Alentejo poderão atingir os 45 graus, enquanto no resto do país, as temperaturas máximas podem ficar acima dos 30 graus.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 21 e 33 graus celsius, no Porto entre 16 e 28, em Braga entre 16 e 35, em Vila Real entre 18 e 35, em Viseu entre 18 e 35, em Bragança entre 16 e 37, na Guarda entre 18 e 34, em Coimbra entre 15 e 32, em Castelo entre 23 e 42, em Portalegre entre 26 e 41, em Santarém entre 19 e 37, em Évora entre 20 e 45, em Beja entre 21 e 44 e em Faro entre 24 e 36.

Cinco distritos vão estar em ‘alerta laranja’ devido ao tempo quente e doze regiões em risco ‘extremo’ de exposição à radiação ultravioleta.

De acordo com o Instituto os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja vão estar sob ‘aviso laranja’ até às 21 horas de sábado, enquanto as regiões de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Penhas Douradas, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal e Sines estão com risco ‘extremo’ de exposição à radiação ultravioleta.

Para esta quinta-feira, o IPMA prevê, no continente, céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde.

Na Madeira prevê-se um período de céu muito nublado com uma ligeira subida da temperatura mínima e nos Açores períodos de céu nublado com abertas e chuva fraca ou chuvisco.