Tem menos ‘followers’ no Twitter? Rede social anuncia limpeza de contas

"Entendemos que isso pode ser difícil para alguns, mas acreditamos que a precisão e a transparência tornam o Twitter um serviço mais confiável para conversas públicas”, argumenta a rede social. Em causa está o objetivo pôr fim às contas congeladas e que ainda aguardam que o dono valide a autenticidade.

A partir de amanhã, se notar que tem menos alguns ‘followers’ no Twitter não se assuste. Até pode ser que (efectivamente) algumas pessoas o tenham deixado de seguir por variadíssimos motivos, no entanto, muito provavelmente, será apenas devido à limpeza de contas inutilizadas que a rede social irá realizar. A empresa liderada por Jack Dorsey anunciou esta terça-feira que os seguidores de todos os seus utilizadores serão adaptados, no âmbito de uma estratégia para pôr fim às contas congeladas e que ainda aguardam que o dono valide a autenticidade.

“A maioria das pessoas vai assistir a uma mudança de quatro seguidores ou menos. Outros, com maior número de seguidores, sofrerão uma queda mais significativa. Entendemos que isso pode ser difícil para alguns, mas acreditamos que a precisão e a transparência tornam o Twitter um serviço mais confiável para conversas públicas”, argumenta a rede social. E acrescentas justificações:

Por que motivo uma conta é bloqueada?

Se detetarmos mudanças repentinas no comportamento da conta, poderemos bloquear a conta e entrar em contacto com o proprietário para confirmar que ele ainda tem controlo sobre a mesma. Às vezes, bloqueamos uma conta se virmos combinações de email e password de outros serviços publicados online e acreditarmos que as informações podem colocar em risco a segurança de uma conta. Até confirmarmos que está tudo bem com a conta, bloqueamo-la, o que os torna incapazes de ‘tweetar’ ou ver anúncios.

De que forma essas contas são diferentes de ‘spam’ ou ‘bots’?

Na maioria dos casos, essas contas foram criadas por pessoas reais, mas não podemos confirmar se a pessoa original que abriu a conta ainda tem controlo sobre a mesma e acesso a ela. As contas de spam (às vezes chamadas de bots) normalmente exibem um comportamento de spam desde o início, são cada vez mais previsíveis nos nossos sistemas e podem ser desativadas automaticamente com a nossa tecnologia.

No segunda-feira, ainda a ‘digerir’ os acontecimentos do último fim de semana, o Twitter tombou 5,47%, para 44,10 dólares, no fecho do mercado bolsista nova-iorquino. Segundo noticiou o jornal norte-americano “The Washington Post” no último fim de semana, a rede social suspendeu mais de 70 milhões de contas suspeitas de propagar informações falsas em apenas dois meses.

A caça à conta falsa surgiu no âmbito da luta desta plataforma contra as atividades criminosas. A imprensa local deu ainda conta de que a média de suspensões de contas supera o milhão por dia, sendo que o pico acontece em meados de maio, quando mais de 13 milhões de contas suspeitas foram suspensas numa única semana. Neste momento, as ações do Twitter estão a somar 0,15%, para 43,81 dólares na bolsa norte-americana.






Mais notícias
PUB
PUB
PUB