‘Start up’ da Central de Cervejas relança Topázio em versão artesanal

Relançamento destas duas cervejas pretende preservar o património da indústria cervejeira de Coimbra.

A famosa cerveja Topázio vai ser relançada no mercado nacional, agora numa versão de fabrico artesanal.

A Hoppy House Brewing e a Praxis, produtora de cervejas artesanais, vão assumir o renascimento das cervejas Topázio e Onyx, duas marcas emblemáticas originárias de Coimbra.

“Produzidas com a água de Coimbra e mantendo as suas receitas originais, estas duas cervejas conservam o sabor e as características que as tornaram reconhecidas por todos os que passaram por Coimbra”, explica um comunicado da responsabilidade desta parceria entre a Hoppy House Brewing e a Praxis.

A Topázio é uma cerveja do estilo ‘Pilsner’, com 5,6% de teor alcoólico, de cor dourada clara.

“Produzida com 100% de malte cevada, caracteriza-se pelas notas de malte e pão e uma surpreendente doçura residual que contrasta com o ligeiro amargor que permanece na boca”, explica o referido comunicado.

Por seu turno, a Onyx é uma cerveja do estilo ‘Dark Lager’, com 4,5% de teor alcoólico, de cor castanho muito escuro, com um aroma a malte torrado, com um amargor a lembrar café e um final seco em boca.

“Estamos certos que o renascer da Topázio e da Onyx, agora como cervejas artesanais, irá agradar a todos os apreciadores de cerveja e, principalmente, aos que cresceram e viveram em Coimbra. Esta parceria entre a Praxis e a Hoppy House Brewing teve como principal preocupação a manutenção da qualidade e do sabor reconhecidos por todos”, afirmou Jaime Freitas, director da Hoppy House Brewing.

Pedro Baptista, da Praxis, considera que “a parceria da Praxis, Cervejas de Coimbra, com a Hoppy House Brewing para o renascimento da Topázio e da Onyx tem um grande simbolismo para nós, porque alia a defesa intransigente do nosso património, dos hábitos e dos costumes alimentares de Coimbra, à dimensão económica do projeto, ao devolver à nossa cidade duas marcas icónicas, credoras de grande afectividade na região e no País.”

As cervejas Topázio e Onyx serão comercializadas em caixas de doze unidades, em garrafas de 33 centilitro, que mantém o formato emblemático dos anos 1980, e em barril de 20 litros.

“A sua imagem foi beber à origem das marcas, mantendo o estilo e as referências à cidade de Coimbra”, acrescenta o referido comunicado.

A distribuição destas marcas será feita ao nível nacional, para o canal Horeca (hotelaria, restauração e cafetaria) e da grande distribuição, embora o foco prioritário seja a região de Coimbra.

A Hoppy House Brewing é uma ‘start up’, cujo acionista é a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, que se dedica totalmente ao desenvolvimento das cervejas artesanais em Portugal.

Com uma equipa de gestão independente, a Hoppy House Brewing garante ter autonomia e agilidade necessárias para conseguir atingir a sua missão, istoé, contribuir para o desenvolvimento do segmento de cerveja artesanal em Portugal.

A Praxis, Cervejas de Coimbra, surgiu de uma vontade individual de lutar e defender o património cervejeiro de Coimbra, apresentando-se hoje como o seu legítimo herdeiro e preservando um legado histórico.

“É um contributo para preservar a genuinidade e autenticidade dos produtos endógenos de Coimbra, como é apanágio do grupo Vasco da Gama, que impulsionou este projeto. Um património com um acervo histórico muito rico e único no país, que remonta a aproximadamente dois séculos, pela mão de António José das Dores, proprietário da Fábrica da Cerveja da Quinta do Cidral, junto ao Penedo da Saudade, conhecida como ‘uma pequena unidade que produzia artigos de qualidade’”.



Mais notícias