Santander Totta distingue 2 mil empresas exportadoras

O Santander Totta está gradualmente a assumir o papel que em tempos coube ao BES. Acaba de lançar o "Top Exporta" que distingue as melhores empresas exportadoras nacionais.

O banco liderado por António Vieira Monteiro está gradualmente a assumir o papel que em tempos coube ao BES que também tinha este tipo de iniciativas de atribuir chancelas às empresas de média e pequena dimensão.

Portanto se as PMEs antes iam ao BES, agora, se quiserem dinheiro ‘vão ao Totta’.

O Santander Totta promove hoje, às 16h00, a Conferência Top Exporta 2017, onde serão distinguidas as melhores empresas portuguesas exportadoras.

Ao todo, 2.000 empresas irão receber a chancela Top Exporta, “um reconhecimento pela sua performance a nível internacional no setor de atividade em que atuam – Agricultura e Pescas, Ambiente, Comércio, Construção, Indústria, Serviços, Transportes e Logística, e Turismo”, diz o banco.

A seleção das empresas foi feita com base numa metodologia criada pela Informa D&B, que analisa indicadores de volume e crescimento de exportações, rácios de atividade e valor acrescentado bruto.

O banco tem assumido o perfil de banco das empresas e isso é visível nos últimos números da evolução do credito a empresas divulgados nos últimos trimestres. Até fim de fevereiro a quota de mercado da nova produção de crédito a empresas do banco era acima de 17%.

O Santander Totta que no fim de dezembro comprou os ativos e passivos do Banif assume esse desígnio. “O Top Exporta enquadra-se no objetivo do Santander Totta em ser o Banco de referência no apoio às empresas, reforçando a proximidade com este segmento e o firme propósito de apoio à economia portuguesa”,diz o banco.

O evento de hoje, em parceria com a Informa D&B, conta com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do Presidente Executivo do Banco Santander Totta, António Vieira Monteiro.

A Conferência, que será aberta pelo Administrador do Banco Pedro Castro e Almeida, será palco de debate de vários temas relacionados com o setor empresarial, contando com a participação especial de três exportadores, que irão partilhar a sua experiência: Marcos Lagoa, da Resiquímica, António Oliveira, da Oliveira & Irmão, e Mário Coelho, da Novarroz.

Teresa Cardoso de Menezes, Diretora Geral da Informa D&B, apresentará de seguida a evolução das exportadoras portuguesas em números, segundo os critérios Top Exporta.

Depois seria a vez de José Luís Mora, Diretor Geral do Banco Santander, abordar as grandes tendências macroeconómicas, e de Nadim Habbib, Master of Science em Economia pela London School of Economics e CEO da NOVA Executive Education, falar sobre o mundo digital na dinâmica da internacionalização.

 

 

PUB
PUB
PUB