Rio Tejo vai ter vigilância ambiental 24 horas por dia, 7 dias por semana

Foi estabelecido um período de 20 dias para consulta pública dos documentos enviados por Espanha sobre a central nuclear de Almaraz.

Rafael Marchante/Reuters

O ministro do Ambiente esteve hoje no Parlamento a explicar aos deputados qual o ponto de situação da poluição no Rio Tejo. Para responder à proteção ambiental do rio vai ser criada uma equipa de piquete 24 horas por dia, 7 dias por semana.

João Matos Fernandes anunciou que a partir da próxima semana os cidadãos e organizações vão poder dar a opinião sobre a construção de um armazém temporário para resíduos nucleares da central de Almaraz.

A partir de 20 de março, e durante o período de 20 dias, os documentos enviados por Espanha sobre a central nuclear vão estar disponíveis para consulta pública, no portal Participa.

“No dia 20 de março estarão no portal Participa todos os elementos que recebemos, em língua espanhola e sem filtros, completados por uma informação em português que facilite a ‘navegação’ por entre os documentos disponibilizados [por Espanha]”, disse Matos Fernandes.

Matos Fernandes informou  que “parte da documentação” solicitada nessa data “foi disponibilizada no passado dia 10 de março, e encontra-se em análise”, escreve a Lusa.