REN compra EDP Gás por 532,4 milhões e aumenta capital

Os ativos de distribuição de gás natural da EDP foram comprados pela REN. Administração aprova aumento de capital de até 250 milhões de euros e promete manter "política de dividendos estáveis".

A REN comprou 100% da EDP Gás por 532,4 milhões de euros, anunciou a energética liderada por Rodrigo Costa em comunicado.

“Com este investimento, a REN incorpora um ativo relevante no mercado nacional de distribuição de gás natural, com potencial de crescimento, dadas as caraterísticas demográficas e económicas da região da concessão”, refere o comunicado, frisando que a EDP Gás é uma “oportunidade única de investimento em Portugal”.

Tal como o Jornal Económico noticiou em primeira mão a 3 de março, a REN era uma das principais interessadas nos activos de gás da EDP. Ao que o Jornal Económico apurou, a operação de venda decorreu com a assessoria do BCP Investimento e do BBVA.

A Portgas é a segunda maior distribuidora de gás natural do país e detém a concessão para o desenvolvimento da rede de distribuição em 29 municípios dos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo. Durante o ano de 2014, a Portgas distribuiu um total de 6,8 mil GWh de gás natural em 314 mil pontos de distribuição, segundo a informação oficial disponibilizada pela energética.

REN avança com aumento de capital de até 250 milhões de euros e mantém dividendos

“O conselho de administração aprovou uma estrutura de financiamento da aquisição, que inclui o recurso a linhas de crédito e o aumento de capital social da REN por novas entradas em dinheiro”, acrescentou, especificando que o valor da operação será de até 250 milhões de euros, tendo os acionistas direito de preferência na subscrição de novas ações.

 





Mais notícias
PUB
PUB
PUB