Realizado o primeiro teletransporte da Terra para um satélite em órbita

Como nunca antes tinha sido visto, pela primeira vez, um grupo de cientistas chineses teletransportaram um objeto para o espaço.

É comum nos filmes de ficção científica, mas não na realidade. Depois de várias tentativas mal sucedidas, um grupo de investigadores chineses conseguiu, pela primeira vez, teletransportar um objeto para o espaço.

A experiência marca a evolução da física quântica, sendo um grande passo e contributo para a mesma. Consiste no teletransporte de um objeto, ou de um fotão, uma pequena partícula medidora da energia luminosa para o espaço.

O objeto foi teletransportado para um satélite que orbitava a 300 milhas de distância da Terra, através de um fenómeno denominado “efeito do observador”, ou seja, a mudança num instante do estado quântico de um fotão que está compilado no outro.

Para os investigadores, num comunicado citado pelo Independent, “este trabalho estabelece a primeira ligação terra através de um satélite para teletransporte quântico de ultra-longínquo e ultra-distante. Um passo essencial para a Internet quântica de escala global”.



Mais notícias