“Quase de certeza que haverá uma nova crise” na Europa, adverte Passos Coelho

O antigo primeiro-ministro diz que Portugal está mal preparado para enfrentar uma nova crise económica, devido à “reversão de reformas” importantes para o país.

Rafael Marchante/Reuters
Rafael Marchante/Reuters

O secretário-geral do PSD alertou esta sexta-feira para a “quase certa” crise económica que voltará a afetar a UE devido às “muitas vulnerabilidades financeiras e económicas na Europa e na zona Euro”.

À margem de um debate sobre o Futuro da Europa e o Plano Juncker, a decorrer no Porto, o ex-primeiro-ministro diz que “não sabemos quando, mas sabemos que haverá uma nova crise”. “Nós gostaríamos de estar bem preparados quando ela acontecer e ainda não estamos, não se tem sentido devidamente a acuidade que este problema tem”, acrescenta.

Pedro Passos Coelho diz que “em Portugal estamos a perder tempo” e que agora se está a assistir à “reversão de reformas” importantes para o país, nomeadamente à reversão das leis laborais.

“Os membros do Governo e o ministro Vieira da Silva dizem que é para reequilibrar as coisas” ironiza Passos Coelho. “Se vamos reverter também estas reformas, os resultados não vão ser bons para Portugal e se não forem bons para Portugal também não serão bons para a Europa”.

E acusa: “os mesmos que estão a preparar estas reversões serão aqueles que vão culpar o euro e o projeto europeu do fracasso da política económica que estará no final da rua desta decisão e desta orientação política”.

  • Revoltado

    Pelo menos ele já cortou o acordo com os lesados do BES…já não vai haver dinheiro para ninguém…..claro…são tantos a roubar que depois não chega para pagarem aos que são vitimas…é preciso é alimentar essa seita de corruptos que todos os dias se vai sabendo de mais uns golpes…e assim fica..claro…eles tem tudo armadilhado…42 anos nisto é obra….os que não eram? fizeram-se profissionais…deixaram-nos a vontade e hoje nada lhe podem fazer..va se lá saber porquê?

  • Revoltado

    Quem vive a vida só com estes desejos..? as vezes pode acertar…existe no corpo deles esta maldade e então este desejo pendurado nos impostos dos Portugueses as vezes acabam por dar certo!…se esta gente Emigrasse e soubesse fazer alguma coisa além disto? eles acabavam por esquecer…mas assim nem o vejo jogar as cartas…logo passar 4 anos nesta raiva…é demais…que se preparem os que agora estão a ter melhor vida…pois se ele acertar digam adeus ao que agora recebem…

  • Revoltado

    De facto ainda hoje vi uma FP que veio almoçar ao meio dia e só agora vai para o trabalho 2 horas de almoço e daqui a pouco está ai em casa…a isto se chama produção..

  • Revoltado

    Esta foto foi quando ele foi apanhado pelo segurança no BES e então está a dizer…ah…eu posso explicar porque estou aqui ao fim de semana…risos..

  • Passinhos “A Nulidade”

    Tratem este tipo. Internem-no.

  • Indigente_

    A figurinha excelsa ainda desfila como se fosse PM, patético.

    O canalha nem disfarçava, elogiava o Dias Loureiro à luz do dia.

    • Jose Fonseca

      E o “indigente” ainda elogia o amigo Sócrates?

      • José Silva

        Óh sr Fonseca está a perder tempo. Os esquerdista e são tantos podem roubar, podem receber prendas da Galp, podem enganar o Costa a dizerem que têm cursos e não os tem nem sequer diploma, O Costa pode mandar os estudantes emigrarem, não fumarem e andarem de transportes publicos, que os comunistas e Cª. e socialistas concordam plenamenten e aplaudem os da direita e os do centro, como Passos Coelho é que não. Uma vergonha de fanáticos. É a porca da politica dos dois pesos duas medida e o TACHO que esta gente tanto gosta de lhes dar. Esqueci-me lá vão eles esquerdistas insultar quem diz verdades e eles não gostam. Aguardemos.

        • Onde está a verdade?

          com a sua conversa de colaboracionista, diga.me onde nascem os esquerdalhos, assim o Sr José e eu podemos ir lá fazer a mesma carnificina que fizeram os romanos quando souberam do nascimento de Jesus…voçê tem mesmo uma conversa de treta, os apartidários olham para vocês como uns autênticos lunáticos, lembro na manif dos amarelinhos, perguntaram à um grupo de turistas o que achavam acerca da manif, resposta ficaram parvos em saber que o governo subsidia estabelecimentos privados…..mas para vocês Lunáticos era tudo normal ou seja criticam a esquerda pelo seu assistencialismo entretanto vocês, os Lunaticos, estão enterrados no asistencialismo até ao pescoço…por favor José Silva enxergue-se de uma vez por todas!!! já cansa os arquétipos como você.

  • RAFA

    Não há ninguém no parlamento que lhe encha o focinho de MERDA ???
    Metam-lhe a cabeça numa ETAR para satisfazer os poucos neurónios que lhe restam.

  • José, Província

    Claro que a culpa será do Euro, da UE, do Trump e da tia May e dos credores, não esquecendo os mercados e os Marcianos. O governo ps nunca terá a culpa e muito menos o PCP e o BE que nem no governo estão.
    O ps de soares e de socrates também não tiveram culpa das 3 bancarrotas resgatadas que provocaram até aqui, até porque o ps de socrates é o mesmo do ps do Derrotado Costa,pm.

    • Fernando Ferreira

      Que fedor a bafio!!!

      • José, Província

        É o que faz não arejar a sua casa sr Ferreira e se calhar não acertar com a sanita.
        Limpe e areje a casa que o fedor deixa a sua habitação e não se esqueça de tomar banho sr Ferreira.

        Escusava de vira para aqui dizer que o sr fedia sr Fernando.

        • Cipião Numantino da Boina,

          Então zé quitolas deixaste a compostura em casa?
          O sr. Fernando tem razão de tão podres que estão os teus argumentos, fedem como uma fossa séptica.
          Tens de lavar esses teus argumentos falhados.
          Agora desculpa vou o teu cheiro é insuportável..

    • fesecapt

      já lhe disse várias vezes para deixar de passar essa mentira sobre as pretensas 3 bancarrotas provocadas pelos xuxas.
      só se lhe pode assacar uma, a última, apesar de não se ter chegado efectivamente à situação de bancarrota.
      das duas anteriores, uma, a de 1983, veio na sequência de 4 anos de governação AD (PPD/CDS/PPM) e a de 1977 foi provocada pela conjugação de vários factores: um país atrasado e bloqueado que o Estado Novo produziu, sob bloqueio petrolífero, os desmandos do PREC e o regresso massivo de quase 1 milhão de pessoas e a sua integração bem conseguida na vida nacional, mas que foi paga por todos os portugueses residentes na antiga Metrópole (um movimento de massas nunca antes, nem depois tentado e que foi feito com sucesso).
      faça por merecer o chequezinho, mas não necessita de ser tão mentiroso.

    • Pintex

      Oh, Zé tira o vibrador do cu que está a afectar o cerebro!

  • pjcm

    Lá está o rapazola do pin a chamar o diabo!

    • José Silva

      Mas o rapazola que usurpou o lugar de 1º.Ministo o Costa vai chamar os santos e santas para lhe valer. Talvez o Jesus do Sporting faça milagres que ele é especialista em milagres, mas o Costa tem de lhe pagar 500.000 euros por mês, já que ele é especialista na matéria, melhor que o Paulo Macedo.

      • Fernando Ferreira

        Tanta asneira pegada até mete dó!

        • José Silva

          Que você tem a ver com opiniões contrárias ás suas, Sabe por essas atitudes próprias de ditadoresa comunas é por isso que para mim esquerda nunca mais. Posso não votar em nehum mamão mas geringonças do PS/PCP/BE.é que nunca. As esquerdas vão ao cumulo de insultarem quem tem ideias diferentes. Autenticos ditadores tipo fascistas/comunistas e entre os dois extremos venha o diabo que escolha não é a si que me refiro quanto aos insultos, mas veja e repare na forma indecente como os das esquerdas radicais se referem a querm não lhes diz amen. Da direita também lá vem um ou outro arruaceiro mas dasa esquerdas. Quanto ao Passos Coelho só lhe dou enormissimo valor por ter salvo Portugal da banca rota socialista e quanto ao resto estou-me nas tintas para Passos, Costas, Catarinas, Jerónimos, Cristas & Cª- É tudo uma data de gamelões. Além do mais quero lá saber que seja pelo A ou pelo B, que seja pelo Porto ou pelo Benfica.

  • pjcm

    Estará o PS a caminho da maioria absoluta? Ainda é cedo para dizer, mas a sondagem da Eurosondagem para o Expresso e a SIC hoje divulgada mostra que António Costa continua o caminho de subida nas intenções de voto e aumenta a distância que separa o PS de PSD e CDS somados.

    Nesta sondagem, os socialistas sobem 1% em relação ao estudo feito pela Eurosondagem no mês anterior. O PS tem agora 38% e o PSD 30%, menos 0,4 pontos do que na última sondagem.

    Os números mostram que um ano depois de fechar os acordos para a solução governativa à esquerda, Costa tem quase mais 6% do que tinha quando foi a votos a 4 de outubro de 2015.

    À medida que o PS sobe, descem os parceiros à esquerda. O BE está nos 9,1%, descendo 0,6 pontos percentuais. A CDU (PCP e Verdes) reúne 7,75 das intenções de voto, registando uma queda de 0,5 pontos.

    A subir está o PAN, que passa para os 1,6% das intenções de voto (mais 0,5 pontos).

    Assunção Cristas também regista uma ligeira subida. O CDS está agora nos 6,8%, subindo 0,2 pontos.

    Marcelo perde popularidade

    Continuam a ser impressionantes os níveis de popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa. Mas é o segundo mês consecutivo que o Presidente da República perde terreno na Eurosondagem. Marcelo tem um saldo positivo de 56,8 pontos, mas cai 0,2 pontos, talvez acusando o desgaste de estar permanentemente na comunicação social.

    Também neste campeonato, António Costa tem razões para ficar contente e Passos Coelho preocupado.

    Costa sobe 1,3 pontos para um saldo positivo de 31,9 pontos. Passos desde 2,2 pontos para os 14,6. Um resultado que não deve impressionar muito o líder do PSD, que ainda ontem no jantar de Natal do grupo parlamentar social-democrata garantia que não tinha governado a pensar em sondagens e que também não ia fazer oposição a pensar nesses números. “Os nossos princípios não estão no mercado das sondagens”, avisava Passos, talvez antevendo os resultados hoje divulgados pelo Expresso e pela SIC.

    Quem também está em queda, embora menos acentuada, é a líder do CDS. Assunção Cristas desce 0,9 pontos para o saldo positivo de 10,4 pontos. Mesmo assim, fica ligeiramente à frente de Jerónimo de Sousa.

    O líder do PCP está em queda depois do congresso do partido que o reconfirmou na liderança. Tem um saldo positivo de 10, 3 pontos e desde 1,9 pontos em relação ao mês anterior.

    Catarina Martins é a menos popular do barómetro e também está em queda. A líder do BE tem um saldo positivo de 8,8 pontos e caiu exatamente o mesmo que Jerónimo: 1,9 pontos.

    • José Silva

      A exemplo da América, seja para esquerdas ou direitas as sondagens valem 0,000000000. A porcissão ainda vai no adro e a geringonça ainda tem dinheiro vinda do governo anterior de Passos Coelho e o pior é quando acabar.

      • Paul Abbey

        Nem sabes escrever…vai-te catar

  • teresa

    O Dr. Pedro Passos Coelho parece estar em bicos de pés, ansioso por um nova crise onde poderá novamente inventar o embuste da falta de dinheiro para pagar pensões e salários, e assim, subir ao poleiro para agrado dos capitalistas saqueadores de salários.

    • José Silva

      É verdade o País para esta madame tem dinheiro a rodos, não deve nada a ninguém, paga aos credores, aos hospitais, aos empreiteiros, etc etc. Oh Santa ignorância de tantos ignorantes Viva as esquerdas gastadores que inventam dinheiro?

  • Zébastos

    Indigente bái mamá-lo

  • José Silva

    Há crise menos para a Geringonça . Dinheiro, não interessa. Pede-se emprestado e se tu vieres novamente salvar o País estás feito ao bife se cortares pensões e ordenados. Deixa andar a geringonça e não te metas em sarilhos. És muito novo e devias saber que quem dá é tio mesmo que o tio seja teso e tenha de se endividar. Quando governares faz o mesmo, inventa dinheiro e faz milagres, depois deixa o Costa fazer o resto, isto é nova banca rota.

    • Fernando Ferreira

      Que cheiro a bafio!!!

  • J. Santos

    Reverter políticas para reconstituir as condições do passado implicar reconstituir as condições que conduziram à bancarrota; será isso que os comunistas (e, potencialmente, os trotskistas) querem, para criar condições para a “revolta do proletariado”?

  • Fernando Ferreira

    Como vem sendo habitual, ele diz e… é mentira!

  • Jcesar

    Para quem em 4 anos não cumpriu uma única previsão, nem um único défice, o melhor é não te meteres a fazere previsões, porque falhas sempre.

    • NovoNick

      O Coelho dos corruptos passos está a tentar concorrer como o Medina miséria Carreira como maior falhado do planeta – ambos conseguem prever um milhão de crises por cada uma que acontece.

    • mvmvmv2

      Não seja tão neo-liberal e preocupe-se menos com o orçamento e fale de
      crescimento. Por exemplo, dos 2.4% que Costa prometeu para tentar ganhar
      as eleições (e nem assim conseguiu…)

  • Jose Fonseca

    Todos sabemos que “isto” vai dar o estoiro. Era bom que o “isto” fosse a geringonça, mas não, é o país. Esse mesmo país que tudo compra a crédito e depois chora para que seja o povo a pagar. Lá vou eu pôr dinheiro na CGD e nunca lá tive conta.

  • Goias

    O mensageiro do diabo ainda não acertou uma. Este animal quer mesmo mal ao País e ao povo que trabalha , aos reformados, aos doentes..este animal não tem nenhuma vergonha na cara…clama pelo Baltazar,Belchior e pelo Gaspar..este Gaspara será o beija mão do rodinhas ?

  • Pintex

    Num raro momento de inspiração, Pafioso Coelho avisa que para o ano o Natal será em Dezembro!

  • Goias

    O mensageiro do diabo ainda continua a rezar ( ao Lucifer )dia e noite para que a crise se agrave, para que o zé povinho sofra mais…gente sem pingo de vergonha