Purple Rain Deluxe: O renascimento de um rei da música

A NPG Records e a Warner Bros. Records recuperam a obra-prima de Prince, num novo formato.

No dia 21 de abril do ano passado o mundo acordou com menos um grande artista. Prince Rogers Nelson foi encontrado em casa já sem vida, uma situação justificada pelos médicos por uma overdose de fentanil, um opiáceo 50 vezes mais forte do que a heroína. Mas, este mês a voz de Prince renasceu.

A NPG Records e a Warner Bros. Records anunciaram a edição da obra-prima de Prince Purple Rain, galardoada com um Óscar e dois Grammy e certificada disco de Diamante, em novos formatos: Deluxe e Deluxe – Expanded Edition.

Os dois CD de Purple Rain Deluxe incluem a remasterização feita em Paisley Park, em 2015, das gravações originais da banda sonora, apresentando uma versão inédita do álbum supervisionada por Prince. O disco From The Vault & Previously Unreleased oferece onze pérolas desenterradas das profundezas do arquivo de Prince. Além de “Electric Intercourse,” o alinhamento inclui raridades muito procuradas como “Our Destiny / Roadhouse Garden” (1984) e o instrumental “Father’s Song” (1983).

O ADN de Purple Rain sente-se em toda a cultura pop. É uma obra intemporal e a sua ressonância imortal é exemplificada por grandes sucessos como “Let’s Go Crazy,” “When Doves Cry,” “Darling Nikki,” “Purple Rain” e muitos outros. Purple Rain, lançado em 1984, foi um dos pontos marcantes da carreira de Prince. O musical Purple Rain teve um orçamento de 7,2 milhões de dólares, gerou mais de 220 milhões de dólares em receitas de bilheteira em todo o mundo, e recebeu o Óscar de “Melhor Banda Sonora Original.” O álbum, com mais de 13 milhões de cópias vendidas, foi disco de Diamante e é a sexta banda sonora mais vendida da história, com mais de 22 milhões de cópias vendidas. A Vanity Fair chamou-lhe “melhor banda sonora de sempre” e a Time Magazine classificou-a de 15.º melhor álbum de sempre. O álbum ganhou dois Grammy em 1985, nas categorias de “Best Rock Vocal Performance by a Duo or Group with Vocal” e “Best Album of Original Score Written for a Motion Picture or Television Special,” e depois da morte de Prince foi galardoado, em 2016, com a distinção “Favorite Soundtrack” nos American Music Awards. Em 2017, foi nomeado para um Billboard Music Award na categoria de “Top Soundtrack/Cast Album.”



Mais notícias