Primeiro XC60 marca os 90 anos da Volvo

Há precisamente 90 anos, saia da fábrica da Volvo o seu primeiro modelo, o ÖV4. Para marcar o aniverário, o primeiro XC60 de nova geração rola hoje da linha de montagem.

Completam-se hoje, 14 de abril, exatamente 90 anos desde que o primeiro Volvo saiu do portão da fábrica de Lundby, em Gotemburgo. Pelas 10 horas da manhã, Hilmer Johansson, sales manager da empresa, conduziu para a rua o Volvo ÖV4, que ficaria conhecido como “Jakob”, um descapotável azul-escuro com motor de quatro cilindros. A carroçaria era construída sobre um quadro de madeira de faia e freixo, coberta com folha metálica e estava disponível nesta única combinação de cores, azul-escuro com guarda-lamas pretos. Vendeu um total de 275 unidades.

85 anos mais tarde, nesse mesmo dia, Stefan Jacoby, então presidente e CEO da Volvo Car Corporation, e Olof Persson, Presidente e CEO do Grupo Volvo, reproduziram esse momento ao volante do mesmo Volvo ÖV4, o primeiro de todos, agora uma relíquia do museu da Volvo. Cinco anos volvidos, a data volta a ser assinalada, mas com a saída da fábrica do primeiro Volvo XC60 da nova geração, recentemente apresentado em Genebra e que subsitui um dos bestsellers da marca sueca, responsável atualmente por 30% das vendas da marca.

“Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança.” A visão de Assar Gabrielsson e Gustav Larson, fundadores da Volvo, fez com que a história da Volvo se confunda com a da segurança automóvel. Ao longo destes 90 anos, o foco na segurança manteve-se e a Volvo está na linha da frente no que respeita à segurança: tudo o que cada automóvel possui em termos de segurança, do cinto de três pontos à terceira luz de travagem, passando pelos airbags, deteção de peões, automóveis, ciclistas ou animais com travagem automática, e dezenas de outros gadgets de segurança, foram criados pela Volvo. O pináculo do sonho dos fundadores da Volvo atingir-se-á em 2020, ano a partir do qual a marca sueca assegura que mais ninguém “perderá a vida ou ficará gravemente ferido a bordo de um novo Volvo”.

Por cá, a história da Volvo iniciou-se em 1933 pela mão de Luiz Oscar Jervell, que viria a constituir a Auto Sueco, Lda, a empresa-mãe do Grupo Auto Sueco, que durante décadas foi o representante exclusivo da marca Volvo no nosso país. Em 2008 nasceu a Volvo Car Portugal, uma National Sales Company do Volvo Car Group, que viria a ser a responsável pela importação dos modelos suecos. Em 2016, as 4363 novas matrículas constituíram um novo recorde nacional para a Volvo em Portugal, representando um crescimento de 22,1% em relação a 2015 e uma quota de mercado de 2,10%.





Mais notícias