Primeira medida de Trump: Desmantelar o Obamacare

Donald Trump inicia a 20 de janeiro o seu caminho na Casa Branca e já tem a primeira medida decidida: desmantelar a reforma de saúde de Barack Obama.

O vice-presidente Mike Pence afirmou hoje aos congressistas republicanos no Capitólio que a primeira medida da nova administração será “revogar e substituir o Obamacare”.

Pence reafirmou, em conferência de imprensa, citado pela Lusa, que Donald Trump utilizará a sua autoridade executiva de modo a completar os esforços iniciados hoje no Congresso pelos republicanos, com maioria em ambas as câmaras. No entanto, não foi ainda apresentado nenhum plano pormenorizado da alternativa.

O Presidente da Câmara dos Representantes, Paul Ryan, também defendeu que “esta lei fracassou” e deve ser garantida uma “transição estável” para um sistema de saúde com “mais opções” e “mais liberdade”.

A reforma de saúde foi promulgada em 2010, estabelecendo a obrigatoriedade de se ter um seguro de saúde. Barack Obama esteve também, hoje, no Capitólio para se reunir com congressistas democratas, com vista a trabalhar numa estratégia que permita proteger a sua reforma. Os democratas têm denunciado, segundo a Lusa, que os cercas de 20 milhões de cidadãos que conseguiram a cobertura de um seguro de saúde com esta reforma se encontram risco de a perder.

Mais notícias