Marcelo: “Presidente é uma espécie de Madre Teresa de Calcutá”

O Presidente da República acredita que serve deve ser um mediador entre Governo e oposição. As declarações de Marcelo Rebelo de Sousa aconteceram no primeiro dia de visita a Madrid.

marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou esta quinta-feira à noite que é uma espécie de mediador entre as lutas políticas em Portugal e comparou-se a Madre Teresa de Calcutá. O Presidente falava durante um jantar com empresários em Madrid, organizado pela Câmara de Comércio Hispano Portuguesa.

“Espera-se que a oposição bata no Governo e que o governo bata na oposição. De facto, parte da lógica. E que o Presidente seja uma espécie de Madre Teresa de Calcutá, (para não ir para a imagem do Papa Francisco que está muito gasta) que estenda o seu amor fraterno”, afirmou o chefe de Estado, citado pela TVI24, arrancando uma gargalhada da audiência.

Marcelo Rebelo de Sousa frisou ainda que o sistema político em Portugal tem linhas sólidas e que existe consenso nas principais matérias. No entanto, criticou as previsões de crescimento económico no país e afirmou que um “crescimento de 1,3% ou 1,4% é curto”.

O Presidente está em Madrid para uma visita de dois dias que termina hoje e pronunciou-se também sobre a aquisição de 84,5% do BPI pelo CaixaBank. “A minha preocupação era que houvesse um monopólio espanhol em Portugal, mas era favorável a uma presença forte espanhola na banca portuguesa. É o que acontece, com diversificação, uma vez que há um forte banco público e há outros bancos privados”, disse.

  • José, Província

    Não seria melhor ir para Calcutá?
    Esta Madre ainda não se convenceu que o PR só tem de ser PR.

    Verdade que o governo está moribundo mas a figura usada pelo PR é surreal. mais umas Marcelfies.

    • Ignorante

      O Marcelo só pára quando implorarem pelo regresso da múmia!

      • Lopez

        não volta! está já no sarcófago de boliqueime.

    • Jcesar

      Há pessoal que acha que o PR tem de ser oposição ao Governo, estavam mal habituados com o Cavaco.

      O PR é acima de tudo o garante do bom funcionamento das Instituições, não administra nada, mas deve apontar algo que esteja mal, e elogiar o que esteja bem.

      Para dizer mal de tudo, e mais alguma coisa, já temos o PSD, e o CDS, para alem do vazio de ideias, e de propostas, já parecem o PCP, e o BE antes de 2015, e de se comprometerem a apoiar o Governo na AR.

  • jota santos

    Marcelo o vice 1º ministro.

  • José Sousa

    Este gajo tá cada mais afeminado….
    Se vier coisa má aí, este vai desfazer-se em lágrimas sem saber o que fazer e será incapaz de tomar decisões duras.
    Serão os afectos que o vão paralisar, para desgraça deste país.

  • Helena

    A sua função é ser Presidente da República, mais nada!
    Beijinhos, correrias e graçolas é para os animadores.

  • Atento II

    Ó Marcelo, fecha a boca por uns dias!

  • QuartaClasse

    De boa alma não tem nada.
    Nada é genuíno em sua excelência o PR.

  • diogo

    Em Portugal (independentemente do que se passa noutros países) muitas pessoas não fazem a mínima ideia em quem, ou no que votam.
    Fazem-no, na grande maioria, repito, sem nenhum conhecimento sustentado, mas, apenas, por lhe terem dito, ou acharem, que é do mesmo “clube” ou “crença religiosa”.
    E, quando, o que sempre foi, se torna evidente, mostram-se surpresos e emitem tristes comentários como os que infelizmente aqui lemos… E a pergunta impõe-se: por que votaram?… Claro que a resposta majoritária é que não votaram nessa pessoa ou partido…donde se conclui que foram eleitos por ninguém….
    Santa paciência…

    • José Sousa

      O tuga não resiste a um bem falante. Derretem-se com as conversas de fala baratos e que só dizem o que o pessoal que ouvir. Sentido critico, dizer a verdade doa a quem doer e ter coragem não faz escola na politica.

      • Jcesar

        Olhe, eu não votei em Marcelo, mas está-me a surpreender pela positiva, porque achei que ia ser um PR só de alguns Portugueses, como o foi Cavaco, afinal enganei-me.

  • J. Santos

    Ser mediador pressupõe independência.
    E, independência, é algo que Marcelo parece não entender o significado.

    • Jcesar

      Ele está a ser PR de todos os Portugueses, quer mais independência que isso.

      Pelos vistos queria um PR só de alguns Portugueses como o foi Cavaco, deve achar que o PR devia ser só dos eleitores do PSD.

  • Calma malta…

    Há ca faltava o BOBO DA CORTE

  • Calma malta…

    é preciso lata e descaramento para se comparar com madre teresa… mas que trambolho, palhaço!

  • Bergantim.

    Marcelo merece o Respeito de todos os Portugueses.

    Para os fascistas ele merece críticas. Está ressabiada a direitalha fascista.

  • justo

    Que comparação mais estúpida! Ve-se mesmo que só presta para comentador. Autentico Bobo da corte!

  • Silva

    O derrotado Costa faz figura de Rainha de Inglaterra. A qualquer problema que se avizinhe ele esconde-se e chama os seus vassalos para dar a cara pois ele é a rainha a quem não se pode tocar – é só cobardia. Mas o que é mais inacreditável é o presidente da republica agir também como seu moço de recados. Será que o Marcelo está mesmo a ficar xoné ?

    • justo

      Isto é a chunguice portuguesa! Que a maioria do povo caduco portugues gosta e não evolui!

  • Silva

    O derrotado Costa, réu num processo por não ter pago uma dívida de 100.000 € relativo a gastos de campanha eleitoral, quer mesmo assim ser à força uma segunda rainha de Inglaterra. A
    qualquer problema que se avizinhe ele esconde-se e chama os seus vassalos para
    dar a cara pois ele é a rainha a quem não se pode tocar – é só cobardia. Mas o
    que é mais inacreditável é o presidente da república agir também como seu moço
    de recados. Será que o Marcelo está mesmo a ficar xoné ?

  • Pedro Cabral

    Vá lá, é Carnaval, ninguém leva a mal! É o pico máximo da euforia dos foliões! O problema é que há sempre um depois da festa e Portugal não se encontra geograficamente na América do Sul!?! Na minha terra “quem avisa amigo é” assim como “junta-te aos bons e serás um deles junta-te aos maus e serás pior do que eles”!

  • Alberto Sousa

    ah ah ah ah, este comentador/presidente está cada vez mais refinado. Quando acabar o mandato de certeza que consegue um lugar no circo…como palhaço.

  • asdrubal

    Este rapaz não é PR como foi eleito, nem nada do que diz, é apenas o ministro da republica! Trata-se de mais um novo cargo criado pela geringonça! :)