Portugueses continuam a preferir os centros comerciais ao comércio de rua

69% dos portugueses ainda prefere fazer compras no centro comercial e apenas 9% opta pelas lojas de rua.

Segundo os dados revelados pela consultora CBRE no estudo ‘The Consumer Experience’ que tem como intuito aferir as preferências dos consumidores europeus, os portugueses continuam a preferir realizar as suas compras presencialmente.

O estudo refere que apesar do comércio online ser visto como uma tendência, apenas 15% dos portugueses prefere fazer compras por este meio, ao invés dos 85% que têm preferência por fazer compras em lojas.

Mesmo assim, Portugal é dos países que mais utiliza as plataformas de social media para interagir com os clientes, com 61% das marcas a utilizar estas plataformas, face a uma média europeia de 49%. Os consumidores nacionais (59%) consideram o Facebook como a melhor rede social para interagir directamente com as marcas.

Ao nível da restauração, 69% dos portugueses procuram espaços rápidos, mas com uma qualidade superior a cadeias de Fast Food. Acima da média nacional encontra-se apenas a Irlanda com 75%.

Carlos Récio, diretor de Agência de Comércio da CBRE, adianta que “este estudo é bastante interessante na medida que proporciona uma visão detalhada dos hábitos de consumo dos portugueses, que se distinguem de forma clara dos restantes países europeus. Estes dados são importantes porque permitem às marcas adaptar-se às necessidades e exigências dos seus consumidores, bem como às alterações nos mercados”, salienta