Portugal vence pela primeira vez o Festival Eurovisão da Canção

Salvador Sobral venceu com a canção "Amar pelos dois", com letra e música da sua irmã, Luísa Sobral.

Portugal's Salvador Sobral celebrates after winning the grand final of the Eurovision Song Contest 2017 at the International Exhibition Centre in Kiev, Ukraine, May 14, 2017. REUTERS/Gleb Garanich

Portugal venceu hoje, 13 de maio, pela primeira vez, o Festival Eurovisão da Canção, com a canção “Amar pelos dois”, interpretada por Salvador Sobral.

A canção, com letra e música de Luísa Sobral, irmã de Salvador Sobral, obteve 758 pontos na votação combinada dos júris nacionais e do público.

A fase final do Festival Eurovisão da Canção decorreu no Centro Internacional de Exposições de Kiev, na Ucrânia e foi disputada por 26 países.

O jovem marca assim a história da música portuguesa ao vencer, depois de 48 participações, o primeiro prémio em representação de Portugal. A compositora acompanhou o irmão na interpretação do tema “Amar pelos Dois”, tal como se passou na final nacional. Portugal liderou a votação, seguindo-se a Bulgária, com 278 pontos, e depois a Suécia, com 218.

https://twitter.com/Eurovision/status/863483266262679553

Portugal estreou-se na Eurovisão em 1964, após um ano de ausência. A melhor classificação portuguesa até hoje era um sexto lugar em 1996, com Lúcia Moniz a interpretar a canção “O meu coração não tem cor”. A última vez que Portugal competiu numa final do Festival Eurovisão da Canção foi em 2010.

Mais notícias