Portugal Fresh. Frutas, legumes e flores reforçam aposta no mercado espanhol

Espanha é o principal destino das exportações de frutas, legumes e flores nacionais, absorvendo 30,3% das vendas internacionais em 2016, que atingiram um montante de 1.310 milhões de euros em 2016.

A Portugal Fresh – Associação para a Promoção de Frutas, Legumes e Flores está a reforçar a sua aposta na exportação para o mercado espanhol.

Este ano, entre 18 e 20 de outubro, datas durante as quais se realiza a ‘Fruit Attraction 2017’, em Madrid, a Portugal Fresh, vai levar um número recorde de empresas a este certame, na capital de Espanha, que é o principal destino das exportações portuguesas de fruta, legumes e flores

A Portugal Fresh vai apresentar em Madrid 38 empresas e associações de produtores vão marcar presença naquela que é uma das principais feiras empresariais da Europa, onde se reúnem 60 mil profissionais de 110 países.

“Comparando com 2016, a presença portuguesa aumentou 46%. Também a área ocupada pela Portugal Fresh cresceu 10% face à edição passada, para 417 metros quadrados”, sublinha um comunicado desta associação.

Segundo este documento, Espanha é o principal destino das exportações de frutas, legumes e flores nacionais, absorvendo 30,3% das vendas internacionais em 2016.

Segue-se França (11,9%), Reino Unido (9%), Países Baixos (8,4%) e Alemanha (6,4%), esclarece a Portugal Fresh.

“Espanha é o nosso maior mercado de proximidade e o destino natural dos produtos portugueses, mas as empresas estão a exportar cada vez mais, e para novos destinos. Nesta feira, estarão presentes os principais operadores do sector, que vão mostrar o que de melhor se faz no país”, diz Gonçalo Santos Andrade, presidente executivo da Portugal Fresh.

As exportações de frutas, legumes e flores aumentaram em média 10% ao ano nos últimos dez anos e atingiram os 1.310 milhões de euros em 2016.

“A tendência de crescimento do sector nos mercados internacionais deverá manter-se em 2017: no primeiro semestre, as exportações chegaram perto dos 725 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de mais de 23% em comparação com o mesmo período de 2016”, sublinha o referido comunicado da Portugal Fresh.

“A estratégia de promoção internacional está a traduzir-se em resultados e, em 2017, a tendência continuará a ser de aumento da presença dos produtos nacionais nos maiores mercados internacionais. O plano de atividades da Portugal Fresh para este ano inclui 20 ações de promoção em 12 países, como os Estados Unidos, México e Alemanha. A maioria dessas ações já foram concretizadas”, afirma Gonçalo Santos Andrade.

O objetivo é atingir os dois mil milhões de euros de exportações em 2020, assumem os responsáveis da Portugal Fresh.



Mais notícias