Porto recebe um dos maiores eventos mundiais de empreendedorismo

Ao longo de três dias, a Invicta irá receber o 3 Day Startup, trata-se de um programa de aceleração de ideias de negócio de referência à escala mundial.

O evento constitui um programa de educação em empreendedorismo, criado para estudantes universitários com ênfase na filosofia de aprender fazendo. Iniciativa original do Texas, EUA, o 3 Day Startup, é um dos maiores eventos mundiais de empreendedorismo. Nos dias 20, 21 e 22 de outubro – aproximadamente 60 horas de trabalho intensivo – são reunidas todas as ferramentas necessárias para iniciar uma empresa de base tecnológica. Atualmente esteve presente em mais de 60 Universidades diferentes em 18 países e 5 continentes, nos quais foram criadas 79 empresas e angariados 49 milhões de dólares em capital de investimento.

A ideia é, na verdade, bastante simples: apenas é necessário um espaço para todo o fim-de-semana, 40 estudantes e o essencial para que possam sobreviver a estas 60 horas incessantes de trabalho. Junta-se à equação alguns dos melhores empreendedores, especialistas e investidores do país para que possam avaliar e apoiar os projetos e temos, como resultado final, ideias de negócios que evoluem para projetos sustentados e viáveis.

O facto é que muitas pessoas com grandes ideias falham na sua execução devido a múltiplas variáveis como a falta de tempo ou dinheiro, falta de contactos necessários ou mesmo confiança para arriscar. No 3 Day Startup são fornecidos todos os recursos para dar vida a uma ideia, com o apoio das pessoas certas, por serem altamente qualificadas e motivadas. Além de ser uma excelente forma de estimular a comunidade estudantil e passar um fim-de-semana intenso inserido numa rede de pessoas criativas que realmente querem pôr uma ideia em prática, o 3DS proporciona, também, uma experiência social, na medida em que faz perceber o que um grupo de pessoas apaixonadas consegue alcançar em apenas 60 horas.

Os candidatos, vindos de todo o país, distinguem-se por serem movidos pela sua ambição, motivação e pelo seu espírito empreendedor, reunindo-se um grupo de estudantes de Economia, Engenharia informática, Direito, Design, Comunicação, MBAs, entre muitos outros.

No primeiro dia – sexta-feira – são escolhidas as melhores ideias a serem trabalhadas e na noite de domingo é apresentado um pitch final, bem como um pequeno protótipo do produto até então desenvolvido. O objetivo último é que, com o conjunto certo de pessoas motivadas, se ganhe o ritmo para se sustentar uma empresa para além do fim de semana.

O evento é apoiado pela StartUp BUZZ.



Mais notícias