Porsche e Audi terão arquitetura comum

A Porsche e a Audi uniram forças no desenvolvimento de uma arquitetura comum que suporte os futuros modelos elétricos e autónomos de ambas as marcas.

Oliver Blume e Rupert Stadler, presidentes da administração da Porsche e da Audi, respetivamente, firmaram um acordo de cooperação que tem como objetivo a aplicação das capacidades de ambos os construtores nos domínios da eletrificação, digitalização e condução autónoma para criar uma arquitetura comum às duas marcas. De acordo com um comunicado enviado às redações, esta cooperação irá potenciar a competitividade das duas marcas, para que possam otimizar a utilização de oportunidades para a criação de novos modelos.

A colaboração de marcas dentro do grupo Volkswagen não é nova. Audi, VW e Porsche trabalham om sucesso há vários anos no segmento SUV e, com a nova cooperação, Porsche e Audi posicionam-se na linha da frente para a próxima década. Ao abrigo deste acordo, e ao longo dos próximos meses, equipas conjuntas delinearão as áreas de cooperação e o plano de trabalho até 2025, com o foco no desenvolvimento conjunto de novas arquiteturas de veículos, módulos e componentes. O trabalho de projeto será feito em várias áreas, cada uma das quais co-liderada por um representante de cada marca.

“Juntos progrediremos mais rapidamente na corrida para a mobilidade do futuro. Utilizaremos as capacidades de ambas as empresas e tiraremos vantagem das sinergias criadas”, afirmou Oliver Blume. “vamos cooperar onde fizer mais sentido. Mas também teremos o cuidado de manter a diferenciação entre as duas marcas. Um porsche é sempre um Porsche, e continuará a sê-lo no futuro.”

Rupert Stadler acrescenta: “Os melhores cérebros de ambas as empresas vão moldar em conjunto o rumo da tecnologia do futuro. Há muitos valores que nos unem, o mior dos quais sendo a nossa busca peloas menlhores soluções e melhores ofertas aos nossos clientes.”

PUB
PUB
PUB