O que Obama escreveu a Trump na tomada de posse? Lei a carta na íntegra

"Parabéns pela notável corrida. Milhões depositaram esperança em si e, todos nós, independentemente de partidos, esperamos grande prosperidade e segurança para o seu mandato". É assim que começa a carta escrita à mão por Barack Obama para Donald Trump em janeiro.

Antes de abandonar a Casa Branca, Barack Obama escreveu uma carta para o sucessor, Donald Trump. A carta escrita à mão e datada de janeiro, a que a CNN teve agora acesso, serviu para dar as boas-vindas ao novo presidente dos EUA, mas também para deixar algumas recomendações.

A carta é a seguinte de Obama para Trump é a seguinte:

“Caro Presidente,

Parabéns pela notável corrida. Milhões depositaram esperança em si e, todos nós, independentemente de partidos, esperamos grande prosperidade e segurança para o seu mandato.

Esta é uma posição única, sem uma receita clara para o sucesso. Por isso, não sei se algum conselho meu será particularmente útil. Ainda assim, deixe-me oferecer-lhe algumas reflexões sobre estes últimos oito anos.

Primeiro, fomos ambos abençoados, de diferentes formas, com uma grande sorte. Não é toda a gente que tem tanta sorte. É nossa responsabilidade fazer tudo o que podemos para construir um percurso de sucesso para todas as crianças das famílias que tanto trabalham.

Em segundo lugar, a liderança norte-americana é realmente indispensável no mundo. Cabe-nos a nós, através da ação e do exemplo, sustentar a ordem internacional que se expandiu de forma constante desde o fim da Guerra Fria, e de que a nossa própria riqueza e segurança dependem.

Em terceiro lugar, somos apenas ocupantes temporários deste escritório. Isso torna-nos guardiões das instituições e tradições democráticas – como o Estado de Direito, a separação de poderes, a igualdade de proteção e as liberdades civis – pelas quais os nossos antepassados lutaram e conquistaram. Independentemente do impulso e da força da política diária, cabe-nos a nós deixar esses instrumentos da nossa democracia pelo menos tão fortes quanto os encontramos.

E, finalmente, tire tempo, no meio dos eventos e responsabilidades, para os amigos e família. Eu e a Michelle desejamos-lhe a si e à Melania o melhor, quando embarcar nesta grande aventura e saiba que estamos prontos para ajudar naquilo que pudermos.

Boa sorte,

BO (Barack Obama)”



Mais notícias