O computador da sua empresa foi atacado? Especialista explica o que fazer

Conselhos da empresa XKi, um departamento do grupo XKT especializado na prestação de serviços de consultoria na área de estratégia de segurança.

Conselhos da empresa XKi, um departamento do grupo XKT especializado na prestação de serviços de consultoria na área de estratégia de segurança:

O que a minha empresa tem de fazer para se prevenir contra o malware?

As empresas continuam a ver a segurança como um custo em vez de a verem como um investimento. Este é o principal paradigma que deve mudar relativamente à segurança das empresas em geral e à segurança informática em particular.

Para se saber prevenir é preciso analisar a exposição ao risco (perspetiva de avaliação da ameaça e de análise de vulnerabilidades) e dimensionar proporcionalmente as medidas mais adequadas de proteção. Um mau dimensionamento pode fácilmente ocorrer quer por subdimensionamento (insuficiência), quer por sobre dimensionamento (exagero) dessas medidas de proteção.

Além da rede informática e os equipamentos ligados (direta e indiretamente), a atividade da empresa, o meio envolvente, os quadros internos, os fornecedores (equipamentos e serviços), os clientes, os procedimentos e processos internos da empresa, são alguns dos aspetos fundamentais a ponderar na análise da exposição ao risco.

Existem regras fundamentais que as empresas devem integrar nos seus procedimentos internos para minimizar eventuais ameaças ao capital intelectual e informação operacional da empresa tais como realizar backups regulares (externos).

Não podemos esquecer que a grande maioria das ciberameaças advêm de vulnerabilidades relacionadas com os procedimentos relativos ao fator humano.

Como posso identificar que o meu computador foi afetado?

Numa primeira linha de defesa, existem várias ferramentas (software) para detetar tentativas de intrusão “malignas” na rede informática e, numa segunda linha, existem outras que protegem os conteúdos do computador propriamente dito.

Um sistema que esteja devidamente protegido identifica primeiras tentativas de intrusão que carecem de uma reação profissional ao nível da ameaça.

Identificar que o computador foi afetado é, geralmente, “tarde de mais”, restando ao utilizador remediar a situação correndo ferramentas que existem para o efeito (sotfware) para remediar e tentar restabelecer a normalidade do funcionamento das aplicações instaladas…

O que devo fazer se os meus computadores forem afetados?

Desligar o mais rapidamente possível o computador da corrente e chamar uma empresa especialista para analisar a gravidade do problema informático…

Mais notícias