Novos sistemas de segurança para o Volvo XC60

Com apresentação mundial agendada para próximo Salão de Genebra, o novo Volvo XC60 estreia três novos sistemas de segurança capazes de fornecer assistência automática à condução.

O novo Volvo XC60, que será revelado a 7 de março no Salão Internacional de Genebra, estreia três novos sistemas de segurança, que o construtor sueco acredita farão do XC60 um dos automóveis mais seguros das estradas. “Trabalhamos há muitos anos em sistemas que evitam a colisão e podemos verificar que são bastante eficazes. Com o novo XC60 queremos dar mais um passo em frente, adicionando sistemas de apoio à condução e assistência ao condutor”, declara Malin Ekholm – directora sénior do Centro de segurança automóvel da Volvo.

Um dos sistemas em estreia no XC60 é o City Safety, o conhecido sistema de travagem automática da casa sueca, que foi atualizado no sentido de permitir a intervenção na direcção quando a travagem automática não for capaz, por si só, de evitar uma potencial colisão. A assistência à direção estará ativa a velocidades de entre 50 e os 100 km/h. Atualizado foi também o sistema de monitorização do ângulo morto. A partir de agora, o sistema inclui assistência automática à direção, com o intuito de evitar potenciais colisões através da recolocação do veículo na sua faixa de rodagem.

Volvo XC60

De forma semelhante atua o Oncoming Lane Mitigation, utilizando também a assistência automática na direção para intervir em caso de colisão eminente. Desta feita, o sistema alerta o condutor que, de forma involuntária, tenha saído da sua faixa de rodagem e fornece assistência automática de forma a redirecionar o veículo novamente para a sua faixa, evitando a trajetória da outra viatura. O sistema funciona entre os 60 e os 140 km/h.

“Estes três novos sistemas representam mais um passo em frente com vista à chegada de automóveis totalmente autónomos. Teremos no novo XC60 todos os benefícios dos sistemas de segurança já introduzidos na gama 90. Isto está em linha com a nossa abordagem estratégica. A nossa visão é que, a partir de 2020, ninguém perca a vida ou fique gravemente ferido num novo Volvo”, diz Malin Ekholm.

O novo Volvo XC60 irá estar equipado também com os sistemas de segurança que equipam a gama 90, incluindo o Large Animal Detection, o Run-off Road Mitigation e o Pilot Assist, este capaz de proporcionar uma condução semiautónoma.



Mais notícias
PUB
PUB
PUB