NOS lança portal de informação turística para Portugal

Com o apoio do Turismo de Portugal, o portal da NOS permite o acesso a informação relevante sobre a presença de turistas estrangeiros e a previsão da procura de Portugal como destino turístico.

A NOS lançou hoje um portal de informação turística, uma plataforma pioneira que reúne informação estatística da atividade turística em Portugal.
Com o apoio do Turismo de Portugal, o projeto da NOS permite o acesso a informação relevante sobre a presença de turistas estrangeiros e a previsão da procura de Portugal como destino turístico.
“O setor do turismo tem, nos últimos anos, crescido sustentadamente em Portugal, sendo atualmente um reconhecido ‘case study’ internacional. Este crescimento irá continuar a gerar um conjunto de oportunidades e desafios para os quais serão necessárias respostas que assegurem uma rota de crescimento estruturado para o turismo nacional”, defende um comunicado da operadora de telecomunicações.
Foi neste enquadramento, que a NOS lançou hoje o portal de informação turística, “uma plataforma que apresenta indicadores agregados e anonimizados da atividade turística de estrangeiros em Portugal”, numa cerimónia que contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.
Para Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, o portal de informação turística “enquadra-se na matriz de inovação da NOS, aplicada à estratégia de apoio e dinamização das ‘Cidades Inteligentes’, reforçando o turismo como uma área crítica para o desenvolvimento económico e coesão social em todo o território”.
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho destacou que esta é “uma ferramenta inovadora para o turismo, que permite fazer uma gestão inteligente dos dados e, deste modo, contribuir para a criação de novas centralidades com base nos fluxos registados, desconcentrando, desta forma, a procura turística, um dos objetivos da Estratégia de Turismo 27”, conclui.
O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, admitiu que “com esta plataforma pretendemos reforçar o posicionamento de Portugal enquanto ‘hub’ global de inovação e desenvolvimento digital no setor do turismo, uma das metas inscritas na Estratégia Turismo 2027″.
“Dentro de dez anos, queremos ser reconhecidos como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo e, com esta parceria, estamos no rumo certo”, assegurou Luís Araújo.
Na versão agora apresentada, o portal disponibiliza um conjunto de indicadores agregados de presença turística por municípios, tais como: pressão turística (relação entre a afluência turística mensal e a população residente do concelho); densidade turística (relação entre a afluência turística mensal e a área geográfica do concelho); diversidade turística (diversidade dos países de origem e idiomas dos turistas no concelho); diversidade de divisas (diversidade de moedas dos países de origem dos turistas no concelho); ‘weekenders’ (afluência turística nos fins-de-semana), atração almoço/jantar (afluência turística no período correspondente ao almoço/jantar); e retenção noturna (afluência turística no período noturno).
 
 


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