Norte de Portugal cheio de adrenalina e emoção

Sugestões para um fim-de-semana bem passado mais a norte.

Sábado
Homenagem a Manoel de Oliveira
Autor de 32 longas-metragens e quase sete dezenas de curtas-metragens, Manoel Cândido Pinto de Oliveira foi um dos mais extraordinários cineastas portugueses. Nasceu e morreu na cidade do Porto com 106 anos de vida, era o mais velho realizador do mundo em atividade. Depois da sua morte, o país esteve dois dias de luto nacional estabelecidos pelo Governo e três dias de luto municipal pela Câmara do Porto.

O realizador João Botelho assina o “O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu”, entre o documentário e a ficção. Uma viagem ao mundo cinematográfico de Oliveira, um olhar sobre as suas criações, o seu método e modo de filmar.

Uma história magnífica que vale a pena conhecer, ver e rever!

Cinema
“O Cinema, Manoel de Oliveira e eu”, João Botelho, 2016
Casa das Artes, Porto
Sábado 18h
Preço: 2,5 – 3,5 euros

 

Domingo
O remédio é a comédia
Que tal passar um domingo às gargalhadas? Não há melhor remédio do que rir. Para isso aconselhamos uma ida ao Teatro Sá de Bandeira. “Noivo por acaso” – uma comédia de Frederico Pombares, Henrique Dias e Roberto Pereira, interpretada por um elenco de luxo, Fernando Mendes, Carla Andrino, Patricia Tavares e Jorge Mourato. A peça relata a história de um empreiteiro que gosta de “dinheiro fácil” e que se vê enredado num equívoco que o levará a tornar-se num “Noivo por acaso”.

O que acontece a seguir? Como é que ele se desenrasca? É uma questão de ir ver…

Teatro
“Noivo por acaso”
Teatro Sá da Bandeira, Porto
Até 28 de maio
Sexta feira e sábado 21h30, domingo 16h30
Preço: 10 – 25 euros

 

Segunda-feira
Dupla exposição
Entrar no Centro Português de Fotografia (CPF) é acompanhar a evolução da fotografia. É fascinar-se com as propostas em exposição, que mostram a teoria e a prática fotográfica tanto nacional como internacional. E muito mais! A programação deste centro foca-se em cruzar diversas técnicas e temas fotográficos. Desta vez, apresenta-nos duas exposições distintas.

“Anatomia do Tempo” – um projeto lançado a oito fotógrafos de moda. O desafio tem como ponto de partida transformar fotografias antigas dos arquivos do CPF. Sem qualquer limitação criativa, a imagem expõe uma nova perspetiva, contemporânea e interventiva. “Unidade e Divisão” – apresenta projetos desenvolvidos pelos nove fotógrafos da 1ª edição do Laboratório de Criação 2016/2017.

Exposição
Exposição – “Anatomia do Tempo” até 16 de maio
Exposição – “Unidade e Divisão” até 21 de maio
Centro Português de Fotografia, Porto
Terça-feira a sexta-feira 10h-12h30/14h-18h,
Sábados, domingos e feriados 15h-19h
Entrada livre

 

Quinta-feira
É hora de acelerar com o Vodafone Rally de Portugal 2017
Velocidade, adrenalina e muita emoção. A 50ª edição do Rally de Portugal está de volta! Entre os dias 19 e 21 de maio, esteja preparado para uma das mais entusiasmantes provas do Campeonato do Mundo de Rallis. O arranque veloz acontece entre Guimarães e Lousada. O segundo dia da disputa abrange 26,7 km, abre em Viana do Castelo e termina em Braga. No terceiro dia segue para Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante. A prova termina com duas passagens por Fafe e uma por Luílhas e Montim.

Esteja atento! É possível que passe bem perto de si.

Lazer
Vodafone Rally de Portugal 2017
Região do Norte
19 – 21 de maio

Mais notícias