NERSANT quer criar a Startup Ribatejo

Maria Salomé Rafael, presidente da direção das NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém desafia CIMT e CCDRC a apoiar a criação da Startup Ribatejo.

Na sessão de encerramento do projeto Empreender +, que resultou no apoio a 202 empreendedores e na criação de 35 empresas no Médio Tejo, Maria Salomé Rafael, referiu a necessidade de completar o ecossistema empreendedor dinamizado pela associação empresarial em todo o território, com a criação de uma nova incubadora de empresas em Torres Novas, no seu pavilhão de exposições. Esta nova infraestrutura vem completar o verdadeiro ecossistema empreendedor da NERSANT, denominado por Startup Ribatejo. A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo – CIMT e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDRC foram desafiadas a apoiar a iniciativa.

A dirigente afirmou que o apoio técnico da associação empresarial nesta área é de especial relevância para o sucesso das startups que se criam com o apoio de projetos como estes. “A NERSANT, para além de apoiar os empreendedores no processo de criação da empresa, faz ainda um acompanhamento do recém-negócio durante os primeiros dois anos de atividade”, ressalvou.

Enalteceu ainda a cooperação entre os vários agentes do território, nesta missão do apoio ao empreendedorismo. “A NERSANT tem neste momento a Startup Santarém completamente cheia, e vai avançar em breve para a criação de uma nova em Alcanede e outra ainda em Coruche. Para além disso, estamos também a trabalhar com Rio Maior e noutros locais devidamente protocolados, como é o caso de Mação, por exemplo”, fez saber. Mas, continuou, “queremos chegar ainda mais longe. Para fecharmos o nosso projeto de empreendedorismo em toda a região, precisamos criar em Torres Novas uma infraestrutura onde possamos levar a cabo este trabalho.

Para além do apoio a 202 empreendedores, que resultou na criação efetiva de 35 startups até ao final do mês de novembro, o projeto Empreender + compreendeu ainda a realização de 12 sessões de fomento do empreendedorismo junto do público mais jovem e qualificado, o lançamento de calls para apoiar empreendedores com ideias inovadoras para o Médio Tejo, bem como a criação de um conjunto de ferramentas digitais, como o teste de perfil, que permite aos empreendedores testar a viabilidade da sua ideia de negócio.






Mais notícias
PUB
PUB
PUB