Multinacional norte-americana adquire portuguesa ShiftForward

Startup criada em 2011 desenvolve soluções tecnológicas de gestão de dados. A compradora, a Velocidi, trabalha para a Mattel, Heineken, Publicis, Nielsen, BMW/Mini e Samsung.

Kacper Pempel/Reuters

A ShiftForward, startup portuguesa que desenvolve soluções tecnológicas de gestão de dados, acaba de ser adquirida pela Velocidi, empresa americana de marketing digital. Os dez colaboradores da companhia sedeada no Porto, que a partir deste momento passa a designar-se Velocidi, vão permanecer nos escritórios da cidade e será recrutada mais uma dezena de pessoas para as áreas de engenharia, marketing e produto.

“Este passo constitui um motivo de grande orgulho para a nossa equipa e vem mostrar que o trabalho de vários anos que passámos a construir software de alta qualidade ao serviço do marketing digital está a ser reconhecido”, refere Paulo Cunha, ex- CEO da ShiftForward, que agora assume o cargo de Chief Product Officer (CPO) da Velocidi.

“Ao integrarmos a equipa da Velocidi vamos não só ser capazes de enriquecer os nossos produtos e serviços, de modo a torná-la na primeira plataforma de dados no mercado que agrega dados de consumidores e de publicidade digital, como continuar a reter talento português e a manter a nossa estrutura na cidade do Porto e o nosso espírito dinâmico de startup”, acrescenta Paulo Cunha.

“É muito raro encontrar um parceiro que nos pode trazer tecnologia de ponta e talento profundo, mas também diferenciação de mercado, expansão e novas oportunidades verticais e a ShiftForward faz exatamente isso”, afirma David Dunne, fundador e CEO da Velocidi. “Os timings desta fusão não podiam ser melhores. Os gestores de negócio e os marketeers têm acesso a volumes de dados sem precedentes e juntos preparamos esses dados para que sejam tomadas as melhores decisões de marketing”, acrescenta.

Fundada no Porto em 2011, a ShiftForward nasceu como uma consultora especializada em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de anúncios, focada em clientes de países como França, Alemanha e Reino Unido. No final de 2014, a startup fechou uma ronda de investimentos liderada pela Portugal Ventures, juntamente com os Business Angels, Florian Heinemann e Brian Fitzpatrick.

No final de 2014, a empresa realizou investimentos da ordem do milhão de euros, para, dois anos mais tarde, lançar o ShiftForward Private DMP, a primeira plataforma de gestão de dados que permite aos profissionais de marketing reunir, analisar e ativar os dados dos consumidores em públicos-alvo e usá-los de forma segura para publicidade, uma área de negócio que se revelou fundamental para o crescimento da empresa bem como pelo interesse da Velocidi.

Por seu turno, a Velocidi levantou quase 10 milhões de euros em venture capital em dezembro de 2016, o que lhe acrescentou musculatura financeira para financiar o crescimento. A empresa norte-americana desenvolve serviços para empresas como a Mattel, Heineken, Publicis, Nielsen, BMW/Mini e Samsung.




Mais notícias