Montepio: atualizar caderneta ao balcão passa a custar dois euros

A nova tabela de preços prevê também novas regras para a emissão de cadernetas e comissões acrescidas na manutenção de conta.

Cristina Bernardo
Cristina Bernardo

Depois de a Caixa Geral de Depósitos (CGD) ter aumentar os custos inerentes às operações bancárias, é agora a vez de o Montepio anunciar mexidas no preçário. A partir de 1 de abril, os clientes do banco Montepio vão passar a pagar dois euros pela atualização da caderneta ao balcão, quando apenas fizerem essa operação. A nova tabela de preços prevê também novas regras para a emissão de cadernetas e comissões acrescidas na manutenção de conta.

“A atualização da caderneta ao balcão, quando o cliente apenas atualiza a caderneta, passará a ter um custo de 2 euros, acrescido de Imposto do Selo de 4%”, pode ler-se na carta que está a ser enviada a todos os clientes do Montepio dando conta das alterações de preçário. De acordo com o preçário em vigor, a atualização da caderneta ao balcão tem atualmente um custo de um euro.

Mas não é só a atualização da caderneta que vai contar com novos preços. Os clientes, que até agora estavam isentos do pagamento de comissões de emissão, passam a contar com “uma comissão, de 10 euros, acrescida de imposto do selo de 4%, sempre que é pedida uma caderneta com ou sem PIN”. No caso de extravio, roubo ou deterioração imputável da caderneta vai ter de pagar cinco euros para proceder à sua substituição. Os clientes com idade inferior a 18 anos ou superior a 64 anos ficam isentos do pagamento desta comissão de emissão da caderneta.

Também as comissões de manutenção de conta vai ficar mais caras. Os clientes com um património inferior a 5 mil euros vão ter de pagar uma comissão de cinco euros. Até agora, os clientes com património entre três mil e cinco mil euros pagavam uma comissão mensal de 3,5 euros.

  • CALABOTE

    A notícia está incompleta. E os associados mutualistas?

    • Alberto Martins

      Pergunta ao calabote:)

  • XPTO

    Ainda bem que eu já fechei as minhas contas no Montepio. Uma delas com 37 anos!

  • Uns enchem-se outros pagam, isto vai bonito vai!!

    • sou um politico tuga a boiar

      se querem anto mamar pq não mamam na 5ª* do cavalo???

  • Arroz

    O cofre em casa não cobra comissão

  • Migael

    Ainda se usa caderneta? O.o

  • carlos

    É para pagar os “salários” milionários aos alarves dos inúteis gestores parasitas e incompetentes, têm que saquear abusivamente os clientes! está na hora de deixar d ealimentar esses vermes parasitas e tirar todo o dinheiro dessa banca de “tubarões”! É assim que têm lucros de milhões!

  • OLP

    Está na hora de mudar para o Banco CTT!

    • Almocreve

      Sim, mas até ver…

  • Voto contra

    Quando se caminha para a falência é o que dá, façam como eu retirei de lá tudo !!!!

  • Saloio

    O des”governo deixa estes mafiosos fazerem o que querem!! Apenas sabem mamar, mamar e mamar!!!! Acorda Zé!!!

  • …se todos nos informássemos como deve ser…faríamos menos comentários “desinformados”…[como se calhar alguém pretende que continuemos a fazer]…

  • Revoltado

    Não será preciso fazer isto se forem honestos e sérios e tiverem no sitio certo….pois basta investigar a ma gestão, os dinheiros emprestados que não foram nem vão ser pagos…e isso seria o suficiente para não estar a atacar as pessoas que tem cadernetas…mas como isto é mais facil e não mexem na corrupção…é isto que vão fazer todos tão malandros…tão xicos espertos….um dia isto tem que levar uma volta estou farto de aturar isto….e assim se protegem uns aos outros mas sempre a roubar o povo para taparem os buracos que eles fazem…impressionante….

  • escaravelho

    Isto para mim é gatunagem. Eles é que vão acabar por perder com estas práticas. Verifiquem se as pessoas que lá trabalham têm as adequadas qualificações e formação para gerir um banco e conceder crédito. Eu não sei porque não os conheço, mas o supervisor devia averiguar.

  • josé vale

    Chama-se a isto ROUBAR legalmente